Trabalho e Formacao

Inep registra mais de 4 milhões de inscrições no Enem 2018

Prazo acaba na próxima sexta-feira (18)

postado em 14/05/2018 20:28


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem mais de quatro milhões de inscritos. O número foi alcançado nesta segunda-feira (14). Os candidatos devem se inscrever para o Exame até esta sexta-feira (18). O prazo para pagar a taxa de inscrição, de R$ 82, termina em 23 de maio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que todos os pagantes retornem à Página do Participante para conferir a situação de inscrição. A confirmação do pagamento do boleto pela instituição bancária leva de três a cinco dias úteis.

Ao todo, 3.361.468 pessoas já estão beneficiadas com a gratuidade por se enquadrarem em um dos quatro perfis que davam direito à isenção, mas mesmo assim precisam se inscrever. Excepcionalmente este ano, em função da mudança no formato que separou a isenção da inscrição, todos os concluintes do Ensino Médio em 2018 e que estudam em escola da rede pública estão isentos. A gratuidade está garantida mesmo para aqueles que eram treineiros em 2017 e faltaram às provas, e para aqueles que, por algum motivo, não solicitaram a isenção em abril. Os concluintes da rede pública, portanto, estão dispensados de pagar a taxa de inscrição.

Apenas duas opções de mensagens aparecem ao final da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O participante verá a mensagem ;Inscrição concluída com sucesso; ou a mensagem ;Inscrição aguardando o pagamento da GRU;, juntamente com a imagem da Guia de Recolhimento da União (GRU), que é um boleto do Banco do Brasil.

;Inscrição concluída com sucesso;
Essa frase, escrita de verde, aparece para todos os participantes que estão isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018. Três tipos de participantes estão nessa situação:

- Participante com solicitação de isenção da taxa de inscrição aprovada
- Concluinte do Ensino Médio, em 2018, em escola da rede pública, que se ausentou em 2017 e teve justificativa de ausência reprovada
- Concluinte do Ensino Médio, em 2018, em escola da rede pública, que não solicitou isenção

;Inscrição aguardando o pagamento da GRU;
Essa frase, escrita de vermelho, juntamente com um boleto do Bando do Brasil, aparece para todos os participantes que precisam pagar a taxa de inscrição do Enem 2018, no valor de R$ 82, até 23 de maio, por não se enquadrarem nos critérios de isenção. Dois tipos de participantes estão nessa situação:

- Participante com solicitação de isenção da taxa de inscrição reprovada
- Demais participantes / primeiro acesso ao sistema

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação