Gabriela Andrade*
postado em 20/05/2018 16:16
Cursou todo o ensino médio com êxito e tem vontade de seguir carreira militar? Então, uma boa opção é se inscrever no concurso público de admissão à Escola Naval (CPAEN) até 11 de junho. As datas das provas ainda não foram divulgadas, mas interessados em conquistar uma vaga devem intensificar o quanto antes o ritmo de estudos. Ao todo, o certame oferece 31 vagas para aspirantes, sendo 19 para o sexo masculino e 12 exclusivas para candidatas do sexo feminino. Essas terão a possibilidade de fazer parte dos corpos de Intendentes da Marinha, da Armada ou de Fuzileiros Navais com escolhas em igualdade de condições com aspirantes do sexo oposto. Ser brasileiro nato, não ser casado e não ter constituído união estável, não ter filhos, ter de 18 a 23 anos em 1; de janeiro de 2019 estão entre os requisitos para participar do concurso. Os inscritos farão prova de matemática e física, português, inglês e redação. Outras fases são verificação de dados biográficos e de documentos, inspeção de saúde, teste de aptidão física (natação e corrida), avaliação psicológica e curso de graduação (composto por um período de adaptação e pela formação).
As avaliações serão feitas em dois dias subsequentes. No primeiro, será aplicada uma prova objetiva de matemática e física, com 20 questões de cada matéria. No segundo, será a vez do exame objetivo de português e inglês (com 20 questões de cada disciplina), além de uma redação, que deverá ter, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas. De olho em uma vaga, Júlia Lonthfranc, 18 anos, concluiu o ensino médio no ano passado e se prepara há um ano para o concurso. ;Estudo entre oito e nove horas por dia. Atualmente, faço cursinho e não trabalho, pois estou me dedicando integralmente à Escola Naval;, diz. Preocupada com o teste físico, Júlia malha uma hora por dia duas vezes na semana. As disciplinas em que ela tem mais dificuldade são matemática e física, mas especificamente em cálculo, arranjo e combinação. ;Em inglês e português, tenho muita facilidade e minhas expectativas são as melhores. Espero passar, mas sei que a prova é muito difícil. Além disso, são poucas vagas;, destaca.
Olho vivo nas dicas!
Décio Terror, professor de português no Estratégia Concursos, destaca que a interpretação de texto é primordial para conseguir boa nota. ;A orientação para isso é fazer duas leituras. Na primeira, tente se colocar diante do tema e observar do que o texto trata. Na segunda, ;pesque; as palavras-chave da leitura. Grifar as principais ideias do texto o ajudará na hora de responder as alternativas;, salienta. Segundo ele, estudar conectivos coordenativos, principalmente os de conclusão (portanto e por conseguinte), e os de oposição (mas, porém e contudo) é importante, pois são itens bastante cobrados em provas. ;Além disso, é preciso ter cuidado com concordância verbal e nominal e regência;, alerta. ;Repare bem nos conectivos adverbiais, principalmente os concessivos (embora, mesmo que, ainda que e apesar de que). Todos eles exigem verbos no subjuntivo ; que são situações hipotéticas;, ensina. Outras dicas são usar corretamente a crase, não separar com vírgula o sujeito do predicado e lembrar-se de que o sinal de dois pontos pode iniciar uma citação direta.
Segundo Décio, é importante ainda entender termos explicativos e tomar cuidado para não ficar muito tempo preso em uma só questão. José Júnior, conhecido como professor Jota, dá aulas de matemática no Curso Seleção e é ex-aluno da Escola Naval. Ele alerta que a prova é difícil. ;O teste costuma abordar todos os temas contemplados no edital. No entanto, o concurseiro precisa priorizar os estudos de cálculo e geometrias analítica e espacial;, afirma. ;A banca costuma misturar vários assuntos dentro de uma mesma questão. Então, a grande dica é o aluno começar a resolver o item que ele conseguir identificar primeiro na pergunta;, orienta. ;Cálculo é um conteúdo em que as pessoas têm mais dificuldades e é a parte mais exigida na prova.
Para se dar bem em física, a instrução do professor do Instituto de Estudos Farmacêuticos (Ifar) Hérico Avohai é focar a parte de mecânica. ;Esse conteúdo consiste em movimentos, cálculos de velocidade e Leis de Newton. O eletromagnetismo, que trata dos circuitos elétricos, como cálculo de corrente elétrica, diferença de potencial, capacitores e forças eletromagnéticas, também são assuntos prioritários;, explica ele. Segundo Avohai, para sanar essa dificuldade, os alunos devem treinar, ter disciplina e resolver muitas provas anteriores, além de frisar a parte teórica, o que deixará o aluno preparado para resolver as questões. ;Estude também tipos, definições, funções, posições, amplitude, velocidade e frequência de ondas. Dê atenção especial também à parte de hidrostática, que é o estudo dos fluídos em repouso; e hidrodinâmica, que consiste nos fluídos em movimento;, orienta.
Passe bem/Português
Assinale a opção em que a concordância do verbo ;ser; justifica-se pela mesma regra observada em: ;[...] Tudo são flores e ilusões [...];
a) Dez anos velejando sempre será muito tempo de viagem.
b) O que aconteceu de importante na viagem foram os desafios.
c) O navio já atracou, o mais seriam especulações sem sentido.
d) Eram quase vinte horas quando os tripulantes desembarcaram.
e) Durante uma perigosa travessia, todo ele é olhos e ouvidos.
Comentário:
Na oração ;Tudo são flores e ilusões;, ocorre o sujeito ;tudo;, que é um pronome indefinido e tem um papel generalizante, e o predicativo é constituído de substantivos comuns e plurais, os quais têm mais força para colocar o verbo ;ser; no plural. Essa é uma das concordâncias peculiares do verbo ser. Neste caso, concordar com o predicativo e ter como sujeito um pronome. A alternativa ;a; não apresenta a mesma regra de concordância, haja vista que a expressão ;muito tempo; força o verbo ao singular e tem uma construção cristalizada: ;10 é pouco;, ;20 é muito; e assim por diante. A alternativa ;c; não apresenta a mesma regra de concordância, haja vista que a expressão ;o mais; não apresenta pronome. O predicativo plural ;especulações sem sentido; força o verbo ao plural. A alternativa ;d; não apresenta a mesma regra de concordância, haja vista que o verbo ;ser;, na ideia de tempo, não tem sujeito e concorda com o numeral, como vimos nas orações sem sujeito. A alternativa ;e; não apresenta a mesma regra de concordância, haja vista que o verbo ;é; concorda com o sujeito que apresenta pronome ;todo ele;, e não com o predicativo ;olhos e ouvidos;. Assim, resta a alternativa ;b; como a correta, pois o sujeito é o pronome demonstrativo ;o;, o qual se encontra caracterizado pela oração subordinada adjetiva restritiva ;que aconteceu de importante na viagem;, e o verbo ;foram; concorda com o predicativo ;os desafios;.
Questão retirada do concurso da Escola Naval de 2016, aplicada pela Marinha, comentada pelo professor Décio Terror
Gabarito: letra B
O que diz o edital
Concurso público de admissão à Escola Naval (CPAEN)
Inscrições: até 11 de junho no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br; confira o edital em bit.ly/editalescolanaval
Vagas: 31, das quais 19 são para homens e 12 são para mulheres
Taxa: R$ 100
Salário: R$1.176
Escolaridade: nível médio
Provas: datas a serem definidas
Locais: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Vila Velha (ES), Salvador(BA), Natal(RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), Santana (AP), Parnaíba (PI), Santarém (PA), São Luís (MA), Rio Grande (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Cuiabá (MT), São Paulo (SP) e Manaus (AM).
Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ),
São Pedro da Aldeia (RJ),
Angra dos Reis (RJ), Vila Velha / ES.
Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA)
Santana (AP), Parnaíba (PI),
Santarém (PA), São Luís (MA),
Rio Grande (RS), Santa Maria (RS),
Curitiba (PR), Porto Alegre (RS),
Florianópolis (SC), Ladário (MS),
Cuiabá (MT), São Paulo (SP),
Manaus (AM).
*Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa