Trabalho e Formacao

Tudo sobre o certame para cadetes do Exército

Dicas de professores de inglês, história e geografia para as provas, que serão aplicadas em setembro

Gabriela Andrade*
postado em 27/05/2018 17:45

João Pedro faz cursinho e encara uma maratona de estudo de até sete horas diárias

Se você tem no mínimo 17 anos e no máximo 22 completos até 31 de dezembro de 2019 pode se inscrever para o processo seletivo da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX)até 8 de junho. Ao todo, são oferecidas 445 vagas, sendo 400 para homens e 45 exclusivas para candidatas do sexo feminino destinadas à matrícula no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB). As provas serão aplicadas em dois dias consecutivos: 29 e 30 de setembro deste ano. No primeiro dia, será a avaliação de português (20 questões), redação (entre 25 e 30 linhas), física (12) e química (12). No segundo dia, os candidatos farão o exame das disciplinas de matemática (20), geografia (12), história (12) e inglês (12).

Entre os requisitos para participar do certame: ser brasileiro nato, possuir identidade civil ou militar e, se for menor de 18 anos, deve estar autorizado pelo responsável legal. As fases do processo seletivo são o exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física ; composto por corrida, flexão de braço e abdominal supra; avaliação psicológica e comprovação dos requisitos para a matrícula. João Pedro Rodrigues, 21 anos, faz cursinho e se dedica entre 6 e 7 horas ao dia para fazer o processo seletivo. ;Sempre quis seguir a carreira militar. No momento, não estou trabalhando, pois estou inteiramente focado nessa prova;, explica ele, que concluiu o ensino médio no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB) em 2016. A disciplina que João tem mais dificuldades é física III, mas especificadamente em eletromagnetismo. Química é uma matéria que ele precisa estudar mais, pois também enfrenta dificuldade nessa disciplina. Em matemática, ele espera gabaritar as questões, pois tem bastante facilidade em aprender o conteúdo.

Fique atento!

Professor de inglês do IMP Concursos, Ulisses Alves deixa instruções para os alunos: ;Adjetivos não variam nem em número nem em gênero na língua inglesa. Apenas os substantivos contáveis têm plural como, por exemplo, carro, pessoa, casa, livro, lápis e assim por diante;, explica. De acordo com Alves, os substantivos incontáveis são aqueles que não têm plural, tais como líquidos, grãos, massas e pós. ;Estude os adjetivos beautiful (bonito), tall (alto) e old (velho) também. Só existem três artigos em inglês: dois deles são indefinidos (a e an) e o definido que é o the ; que não pode ser colocado antes de possessivos ou nomes de pessoas;, destaca. Outra dica deixada por ele é que os estudantes leiam muitos textos em inglês sobre temáticas relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade e paz durante aproximadamente duas horas por dia.

Para história, a instrução do professor do Mundo Fix Alfredo Moreira é para o candidato estudar a formação do mundo ocidental. ;Foque em aspectos culturais, políticos e econômicos e preste atenção nos elementos que criam as bases da contemporaneidade. Estude ainda o nascimento das ideias liberais e as doutrinas sociais que a contrapõem, bem como o advento da indústria. Esses são fatos decisivos que influenciaram diretamente em fenômenos de globalização e relações internacionais como no caso da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria;, destaca. Segundo Moreira, o estudante precisa saber relacionar a segunda fase da Revolução Industrial com a corrida imperialista junto aos choques de interesses imperialistas que fomentou a Primeira Guerra Mundial. ;Um exemplo disso é a Guerra Franco- Prussiana, questões balcânicas e marroquinas e o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe herdeiro do Império Austro-Húngaro;, exemplifica. A Revolução Russa, a Crise de 1929 e os desdobramentos delas, a Revolução Francesa e as causas e a Era Napoleônica são itens que também devem ser prioritários de acordo com o professor. ;Hoje, as provas levantam situações- problema e o aluno é obrigado a pensar em cima disso. Então, o importante é ele compreender os conteúdos e saber interpretá-los;, finaliza.

Em geografia, o que o candidato deve estudar? Júlio Santos, professor do Gran Cursos On-line afirma que os aspectos físicos do Brasil, tais como relevo, clima e vegetação sempre caem em concursos da EsPCEX. ;Frise na relação dos aspectos demográficos que se referem à população e estude a situação econômica do Brasil, pois a avaliação relaciona as questões atuais da sociedade brasileira, tais como economia, política e cultura;, enfatiza. Outra dica importante deixada pelo docente é sobre a preservação da Amazônia e as conferências ambientais que ocorreram no Brasil, sendo que a última foi a Rio%2b20 em 2012. ;A banca pode colocar uma pegadinha como, por exemplo, o recurso natural mais utilizado no Brasil é o petróleo e não a água. Por sua vez, a água é a mais usada para gerar energia elétrica e na prova pode haver uma troca de que o recurso mais utilizado seja ela, mas não é;, diz.

Passe bem/Inglês

Choose the CORRECT ALTERNATIVE that correctly substitutes the word ;YET; in the sentence: ;It is less obvious that social diversity should work in the same way ; yet the science shows that it does.; (paragraph 2).
A ; however
B ; for
C ; such as
D ; thus
E ; because
Gabarito ; A ; However = Entretanto.
Comentário: YET = Entretanto - quando inicia uma oração = Conjunção. YET = Ainda ; quando vem no fim de oração negativa. Ex.: He hasn;t visited Mexico City yet. (Ele ainda não visitou a cidade do México).YET = Já ; quando vem no fim de uma oração interrogativa. Ex.: Have you been to Salvador yet? (Você já esteve em Salvador?).
Portanto, Yet é uma conjunção quando inicia uma oração, e advérbio quando finaliza uma oração negativa ou interrogativa.
Letra B ; For = preposição ;para;.
Letra C ; Such as = tais como, uma locução usada para enumerar coisas.
Letra D ; Thus = portanto, uma conjunção conclusiva. Tem como sinônimas ; Hence e Therefore.
Letra E ; Because = porque, conjunção explicativa.

Questão retirada do concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX) de 2017, aplicada pela Banca Exército, comentada pelo professor Ulisses Alves

O que diz o edital

Processo Seletivo da Escola Preparatória para Cadetes do Exército
Inscrições: até 8 de junho no site www.espcex.eb.mil.br; confira o edital em bit.ly/editalcadetesdoexercito
Vagas: 445, das quais 400 são para homens e 45 para mulheres
Provas: 29 e 30 de setembro
Taxa: R$ 90
Escolaridade: ensino médio
Locais: serão disponibilizados após a inscrição
Salário: R$ 1.010

Entenda a função
São militares em formação que são preparados para se tornarem oficiais nas forças armadas e nas forças de segurança. O termo é também utilizado para designar alguns membros de organizações paramilitares, de voluntários ou de juventude.


*Estagiária sob a supervisão da editora Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação