Trabalho e Formacao

Vestibular da UnB tem 15 mil inscritos; medicina é o curso mais concorrido

Confira as taxas de concorrência de cada uma das 98 graduações disponíveis. Provas serão neste fim de semana

Eu, Estudante
postado em 01/06/2018 15:34

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou a demanda de candidatos por vaga para o vestibular 2018 da Universidade de Brasília (UnB). Um total de 15.075 candidatos concorrem às 2.105 vagas oferecidas em 98 graduações nos câmpus Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia (FCE), Gama (FGA) e Planaltina (FUP). O que totaliza uma concorrência média de 7,16 inscritos por vaga.

Ao todo, 527 estudantes se inscreveram como treineiros, ou seja, são pessoas que ainda não terminaram o ensino médio e farão o vestibular como teste. Mesmo que, por ventura, obtenham nota para passar em algum curso, não terão o desempenho no exame considerado.

Maior procura
Não é surpresa que o curso de medicina continue sendo o mais concorrido, com 179 candidatos por vaga. No sistema universal, a demanda é de 397,78 por vaga. O que chama atenção, porém, é que o sistema universal não é o que apresenta maior demanda para esta graduação: o mais concorrido é o de cotas para escolas públicas com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita e que não se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas, que apresenta 1.013 inscritos para uma vaga. No sistema de cotas para negros, são 261 candidatos por vaga.

Depois de medicina, os outros cursos com mais inscritos por vagas são direito-diurno (30,53); psicologia (27,56); odontologia (21,20); medicina veterinária (20,30); direito-noturno (16,63); relações internacionais (16,44); design - programação visual / projeto do produto (16,18); nutrição (13,75); ciências biológicas - bacharelado (13,65); comunicação social - audiovisual/ publicidade e propaganda (13);arquitetura e urbanismo (12,60); e ciência da computação (12,50).

Menor procura
As graduações com menor concorrência foram gestão do agronegócio - câmpus Planaltina (0,56 candidato por vaga); ciências naturais - diurno (0,75); gestão do agronegócio - câmpus Darcy Ribeiro (0,85); língua espanhola e literatura espanhola e hispano-americana (licenciatura) (0,87); e ciências naturais - noturno (0,90).

Saiba mais
Confira as demandas e os números de inscritos de todos os curso no site. Ao observar o número de inscritos pelo sistema universal e o número de inscritos total geral, é possível perceber que os dois valores são exatamente os mesmos em todos os cursos. Contatado pelo Eu, Estudante, o Cebraspe prestou esclarecimentos. Confira nota enviada por e-mail na íntegra:
"Os candidatos que se inscrevem no vestibular da UnB devem optar por concorrer prioritariamente por um dos três sistemas: universal, de cotas para escolas públicas ou de cotas para negros. Conforme o subitem 7.2.17.5 do edital de abertura, o candidato classificado que tiver sua inscrição efetivada em determinado subsistema de vagas concorre em todos os subsistemas de vagas menos restritivos àquele subsistema de vagas que sua inscrição foi efetivada.

Exemplos:
Um candidato inscrito no sistema de cotas para negros concorre também no sistema universal (menos restritivo). O candidato que tiver sua inscrição efetivada no sistema de cotas para escolas públicas, mas não for selecionado para ocupar a vaga reservada nesse sistema passará a concorrer automaticamente pelo sistema universal. Os candidatos aos cursos do sistema de cotas para negros que não forem eliminados nos termos estabelecidos neste edital e não ocuparem as vagas reservadas a esse sistema concorrerão às vagas do sistema universal, para os respectivos cursos."

Provas
O vestibular da UnB de 2018 será aplicado a partir das 13h no sábado (2) e no domingo (3) nas cidades de Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). É possível conferir os locais de prova no site, a partir de consulta individual. Os candidatos terão cinco horas para concluir as provas.

Dúvidas

Em caso de problemas, entre em contato com o Cebraspe no site ou pelo telefone (61) 3448-0100.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação