Trabalho e Formacao

Em busca de um lugar na UnB, estudantes enfrentam primeiro dia de provas

Hoje e amanhã 15.075 candidatos enfrentam maratona de provas na tentativa de conquistar uma das 2.105 vagas oferecidas para o segundo semestre

Alexandre de Paula
postado em 02/06/2018 07:00
Hoje e amanhã 15.075 candidatos enfrentam maratona de provas na tentativa de conquistar uma das 2.105 vagas oferecidas para o segundo semestre
A greve dos caminhoneiros não impediu a realização do vestibular da Universidade de Brasília (UnB). Assim, hoje e amanhã 15.075 candidatos disputam as 2.105 vagas oferecidas pela universidade para o segundo semestre de 2018. Quem busca um lugar na instituição precisa tomar cuidado com horários e se programar para garantir que, mesmo com a frota reduzida de ônibus circulando na cidade, consiga chegar ao local a tempo.

Para auxiliar na chegada dos estudantes, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) decidiu reforçar, hoje e amanhã, as linhas com destino à UnB e outros locais de realização das provas. Os candidatos podem consultar horários por meio da página do órgão (https://www.sistemas.dftrans.df.gov.br/horarios/). O metrô funcionará nos horários padrões (das 6h às 23h30 no sábado e das 7h às 19h no domingo). O serviço pode ser ampliado, segundo o DFTrans, de acordo com a demanda.

O coordenador do curso pré-vestibular do Alub, Paulo Santos, alerta os candidatos sobre o horário de entrada. Tanto hoje quanto amanhã, os portões são fechados às 13h (veja Fique por dentro). ;Parece óbvio, mas é recorrente candidatos não conseguirem chegar no prazo estipulado. Com os reflexos da greve dos caminhoneiros, é preciso ter ainda mais atenção. Quem vai usar aplicativos como Uber ou transporte coletivo tem de se programar bem;, recomenda.

[SAIBAMAIS]Para o professor, nos dois dias de exame, o momento não é mais de estudos exaustivos e, sim, de descanso no tempo livre que antecede as verificações. ;É uma prova que exige muito. Então, é preciso fazê-la descansado. O vestibulando pode até dar uma olhada em algo, momentos antes, mas a rotina pesada de estudos não cabe mais;, observa.

Os candidatos precisam ficar atentos a detalhes na hora de fazer a prova. ;Não há tempo adicional para preencher o gabarito, por exemplo. Há fatores de eliminação também que, às vezes, passam batido. Um caso comum é a redação. Muitos concorrentes não respeitam o número mínimo de linhas ou a modalidade de texto e são eliminados por isso;, aponta.

Com o sistema do vestibular da UnB, em que o número de questões erradas influencia diretamente no resultado, Paulo Santos recomenda cuidado na escolha dos itens que serão respondidos. ;Fazer as questões com segurança e não marcar ao acaso pode trazer mais sucesso. Tem gente que acha que precisa responder tudo para ir bem;, frisa.

Apesar de não ser uma prova tão extensa quanto a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o vestibular da UnB tem armadilhas, destaca o professor. Ele sugere que os concorrentes respondam primeiro as questões mais fáceis e, depois, voltem para as que exigirão mais tempo para a resolução.

;O candidato, às vezes, perde muito tempo em uma questão complexa que vale o mesmo que outras muito fáceis. Uma boa dica é voltar às difíceis apenas no final e, nesse momento, dar preferência também às áreas em que o estudante tem mais facilidade;, aconselha.


Foco

A recomendação dos especialistas de se manter tranquilo e descansado nos dias de prova será seguida por André Petruceli, 21 anos. O jovem tenta uma vaga para medicina. Ele conta que está se preparando para este vestibular desde o início do ano, com estudos em um cursinho e em casa. Hoje e amanhã, porém, o foco é só na própria prova. ;Nesses dias, entre provas, não é tempo de estudo, mas de descanso;, assegura.

Ele também conta que prefere não olhar gabaritos preliminares e considera melhor aguardar os resultados oficiais. ;Isso é uma dica muito importante: não olhar o gabarito antes de fazer a prova do segundo dia, porque não é oficial e causa mais nervosismo ainda;, acredita.

Assim como André, Sabrina Bastos, 19, prefere ficar longe dos estudos nos dias de prova. ;Tento relaxar e não ficar ansiosa;, conta. Moradora do Guará, ela fará o vestibular no campus Darcy Ribeiro e se organiza para chegar no horário certo. ;Vou sair mais cedo para garantir. Deixo tudo organizado, lanches e materiais, bem antes da prova;, garante.


Fique por dentro


Confira informações, horários e prazos do vestibular da UnB. É preciso cuidado para cumprir o estabelecido pelo edital.

  • Tanto hoje quanto amanhã, os portões fecham às 13h;
  • O candidato precisa chegar com, no mínimo, uma hora de antecedência;
  • É preciso apresentar documento de identidade original com foto e comprovante de inscrição;
  • As provas só poderão ser feitas com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
  • Hoje os vestibulandos farão a prova de língua portuguesa, literatura, redação, geografia, história, artes, filosofia, sociologia e língua estrangeira (inglês ou espanhol ou francês);
  • Amanhã, as provas serão de química, física e matemática;
  • Cada dia de prova conta com 150 itens;
  • As provas terão duração máxima de 5h, incluindo a redação e o preenchimento de gabaritos;
  • É necessário permanecer em sala por tempo mínimo de uma hora após o início da aplicação das provas;
  • Quem quiser levar o caderno de provas precisa permanecer em sala até os 15 minutos finais.
Resultados

  • Os gabaritos preliminares de itens do tipo A, B e C serão divulgados em 6 de junho a partir das 19h;
  • Os gabaritos oficiais de itens do tipo A, B e C saem em 23 de junho a partir das 19h;
  • Em 22 de junho, será divulgado o resultado provisório das redações, a partir das 19h;
  • A consulta individual de desempenho estará disponível em 3 de julho;
  • Os resultados da primeira chamada serão divulgados em 10 de julho, às 17h;
  • Em 11 e 12 de julho, os aprovados devem necessariamente realizar o registro acadêmico para garantir a vaga.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação