Assim como no primeiro dia do vestibular da Universidade de Brasília (UnB), no segundo dia, filmes e séries contemporâneos foram o grande destaque. As franquias Jurassic Park e Batman; o grande vencedor do Oscar de 2018, A forma da água; e Perfume ; A história de um assassino foram os filmes que deram o tom a vários itens. Outra questão pedia que os candidatos calculassem a quantidade de pessoas presentes na plateia de um cinema. Já em termos de séries, The Walking Dead e Prison Break é que foram destaque neste domingo (3).
Já no sábado, as produções audiovisuais abordadas foram as séries Black Mirror e La Casa de Papel e os filmes Pantera Negra, As sufragistas, Viva ; A vida é uma festa e Coco antes de Chanel. Cesar Augusto Severo, diretor pedagógico do cursinho Exatas, avalia o uso de referências audiovisuais em provas positivamente. ;Isso aproxima o aluno das matérias e da ciência. Gera mais interação;, conta. ;Alguém lá da banca assistiu muitos seriados;, brinca. A boa notícia é que não era necessário ter assistido a nenhuma das obras para acertar as questões.
;Não precisava saber nada do filme, foi ilustrativo. Era para remeter o aluno para determinada realidade;, comenta Gastão Sanches, professor de química do Exatas. Perfume ; A história de um assassino criou o clima para um problema sobre técnicas usadas para destilar soluções. A série The Walking Dead foi usada num exercício que cobrava a meia-vida de um zumbi.
A mesma produção audiovisual serviu para itens que misturavam biologia e matemática, abordando logaritmo. Na parte de matemática, filmes da franquia Jurassic Park basearam questões de geometria analítica. ;O teste apresentava um mapa com algumas ilhas e a pessoa precisava calcular se algumas retas eram paralelas ou não, além de identificar alguns pontos;, comenta Wisner Freitas Araujo, professor da disciplina no Exatas.
Jurassic Park também foi o contexto de uma pergunta de biologia sobre DNA de dinossauros. O filme A forma da água também entrou em biologia, comparando a fisiologia humana a de um animal aquático. ;Não tinha nada que quem não viu o filme não saberia responder. O item falava mesmo era de peixes;, aponta Keyjo Formaggio, professor de biologia do Exatas. ;A ideia era aproximar a prova de filmes, mas essa intenção não ficou forçada ou escancarada. Conseguiram fazer uma interação legal;, elogia Wisner. Na disciplina que ele leciona, matemática, vilões de vários filmes do Batman inspiraram um item de combinação, em que era preciso agrupar figuras malvadas.
Para Wisner, as questões com alusão à série Prison Break foram muito benfeitas; elas pediam para os candidatos calcularem a área de um dos pavilhões onde os presidiários da série ficam reclusos. Keyjo é favorável à utilização de filmes e séries em provas, ainda mais do jeito que o vestibular da UnB cobrou. ;Nem todos os candidatos têm acesso a cinema hoje em dia, então geraria um problema cobrar conteúdos do filme. Mas se você cobra conteúdos da matéria e apenas cita um filme, como foi feito hoje, isso é positivo;, aponta. ;Até porque os adolescentes estão ligados ao que está acontecendo;, diz.
Mas apenas ser fã ou acompanhar produções audiovisuais não ajudaria a obter boa nota. ;Não adianta olhar o seriado e não entender o que acontece fisicamente ou quimicamente. O conhecimento é imprescindível. Se não entender a ciência, não dá para entender porque o evento acontece;, afirma Cesar Augusto Severo. Mais de 13 mil pessoas fizeram as provas no sábado (2) e no domingo (3). Confira, matéria por matéria, a análise do segundo dia de provas do vestibular de 2018 da Universidade de Brasília:
Matemática
Veja o que Wisner Freitas Araujo, graduado em matemática e mestrando em educação em matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e professor dessa disciplina no Exatas, tem a dizer sobre os itens do vestibular:
;Gostei muito do nível de dificuldade da prova. Foi algo condizente com o que a gente vinha executando. A sentiu uma sensação de missão cumprida. Tudo o que estava na matriz curricular de fato foi cobrado, só faltou geometria espacial. Sem dúvida, a pessoa que não se preparou não daria conta de resolver a prova, pois caíram minuciosidades.;
Biologia
Keyjo Formaggio, biólogo pela UnB e professor do Exatas, diz o que achou dessa parte da prova:
;O nível de dificuldade dos itens de biologia não passa de média, está mais para fácil do que para difícil. Tinha uns três ou quatro, no máximo, que eram mais confusos, que podem gerar discussão. Teve um item sem resposta, que falava de epistasia: é um fenômeno em que a expressão de um par de genes depende da ação de outro. Só que o item não dizia se a epistasia era dominante ou recessiva, aí não dava para responder. Vamos ver se a própria UnB trará o gabarito oficial com esse item anulado, caso contrário, a saída é entrar com recurso. O teste trouxe apenas um item de botânica, caiu mais zoologia, olfato e fisiologia renal. O único assunto que faltou de fato ser cobrado foi meio ambiente, algo que, até pela importância de gerar conscientização, deveria ser mais valorizado. E é o assunto que mais tem a ver com o cotidiano do jovem. Havia vários meios de cobrar, abordando o novo lixão, a crise hídrica, as ciclovias; Faltou realmente ecologia, isso podia ter sido citado.;
Química
Gastão Sanches, graduado e mestre na área pela UnB, avalia as questões da matéria:
;A prova de química foi bem elaborada. Os itens eram claros e diretos, não há margem para recurso ou anulação. As questões diluíram bem todo o conteúdo de química, e havia um foco em solubilidade, era preciso saber bem. O nível de dificuldade das questões era alto. Adorei a prova, ela foi muito seletiva: ela premiou o aluno que estuda de verdade, que entende o conteúdo e faz muito exercício. A prova não deixou margem para o aluno mediano passar. Dos 36 itens, os estudantes que só assistem a aulas e não estudam e casa só conseguiriam responder de cinco a 10, no máximo, o que é muito pouco. Tinha dois ou três itens que eram difíceis demais para meninos de ensino médio, mas isso é normal. As questões foram mais difíceis do que as das últimas cinco edições do vestibular. Mesmo para responder aos itens mais fáceis era preciso ter um mínimo de conhecimento. Mas também não era uma prova escabrosa de difícil. Não era preciso saber nenhuma fórmula de cor: até o único item que pedia fórmula dava para resolver com raciocínio.;
Física
Cesar Augusto Severo, professor da matéria no cursinho Exatas, comenta as questões da disciplina:
;A prova estava boa. No que tange ao nível, acredito que ela poderia vir com grau de elaboração melhor. Com relação à abordagem e à abrangência do conteúdo, faltaram alguns tópicos que são importantes, como espelhos e lentes, além de força e campo elétrico. Em linhas gerais, os colaboradores da prova de física poderiam ter sido mais atenciosos, apesar de, praticamente, não haver inconsistências com o que é trabalhado no ensino médio.;
Como eu me saí nas provas?
O Eu, Estudante acompanhou o passo a passo da aplicação do vestibular e apresenta gabarito extaoficial, elaborado por professores do Exatas, em primeira mão: