Trabalho e Formacao

Inscrições para prova de proficiência em português do MEC estão abertas

Interessados podem se inscrever até 13 de julho

Eu, Estudante
postado em 18/06/2018 20:10
As inscrições para o exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2018 estão abertas a partir desta segunda-feira (18). Os interessados podem se inscrever até 13 de julho, desde que ainda existam vagas no posto aplicador de interesse. O Celpe-Bras é destinado a estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil ou no exterior, cuja língua materna não é a língua portuguesa. Este ano, o exame teve ampliação do prazo de aplicação de três para cinco dias ; provas entre 1; e 5 de outubro. As inscrições devem ser realizadas pelo endereço celpebras.inep.gov.br/inscricao.
No ato da inscrição, o participante deverá informar o número de passaporte ou documento de identificação válido no país de realização do exame, além de criar uma senha. Após o preenchimento dos dados solicitados, deverá pagar a taxa de inscrição de acordo com as orientações do posto aplicador escolhido. O comprovante deve ser entregue ao mesmo Posto Aplicador até 18 de julho. O valor da taxa é estabelecido pelo posto aplicador, sendo de, no máximo, R$ 200 para as unidades credenciados no Brasil; e de USD 100 para os postos credenciados no exterior.

As inscrições só serão confirmadas a partir do comprovante de pagamento, exceto nos postos que oferecem o exame gratuitamente. O período de homologação das inscrições será de 18 de junho a 23 de julho deste ano, sendo de total responsabilidade do posto aplicador. Para verificar a situação da sua inscrição, o participante deverá acompanhá-la na página celpebras.inep.gov.br/inscricao. Após a homologação, o posto aplicador realizará o agendamento do dia e horário para a realização da parte oral.

O exame é dividido em parte escrita e parte oral. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas e em uma interação face a face que exigem compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação