Trabalho e Formacao

Quatro irmãos fazem sucesso comandando barbearia moderna na Asa Sul

Eles são amazonenses e trabalham juntos em estabelecimento de beleza masculino na 406 Sul. A empresa foi aberta em 1997. Antes disso, tiveram uma lanchonete de sanduíches naturais

Ana Paula Lisboa
postado em 08/07/2018 17:48
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A união entre os irmãos Ana Maria Cavalcante, 65; Kátia Cavalcante, 62; Ricardo Cavalcante, 60; e Ivan Cavalcante, 58, começou em Manaus, onde os quatro nasceram, e trouxe frutos tanto no aspecto familiar quanto no empresarial. Em Brasília desde 1974, eles comandam juntos, há 21 anos, a Barbearia Perfil, na 406 Sul. Cada um tem uma função: Ana Maria é a gerente, Kátia trabalha como depiladora, Ricardo cuida da contratação de funcionários e Ivan atua como ;faz-tudo;, ficando responsável por reparos e outras questões. Até 2015, o local se chamava Salão Perfil e atendia tanto homens quanto mulheres. O negócio mudou de rumo porque Ricardo, que é administrador e servidor da Câmara dos Deputados, percebeu que a barba estava em alta na moda masculina. ;A partir disso, pesquisamos bastante o mercado. Em janeiro de 2016, quebramos tudo para construir o novo formato;, conta.
;Hoje, não é só uma barbearia. A gente tem televisões, um bar que serve café, cappuccino e cervejas importadas. Nos tornamos referência em barba na Asa Sul;, observa. A reforma do espaço foi completa e durou seis meses. A obra foi liderada por Ivan, que, além de ser sócio da barbearia, tem uma empresa de reformas. ;Resolvemos simplificar para dar melhor atenção ao cliente, nos especializando para oferecer mais qualidade. Estudamos bastante para chegar a esse projeto de barbearia moderna;, explica Ivan. Os números demonstram que a mudança foi acertada: o salão atendia cerca de 300 pessoas por mês, quantia que saltou para 850 quando o estabelecimento passou a ser uma barbearia. O rendimento bruto mensal fica em torno de R$ 30 mil. ;Em dezembro, nosso melhor mês, recebemos 950 clientes;, comemora Ricardo. Com a nova especialização do espaço, os homens se sentem à vontade para falar sobre qualquer assunto ali.

;Agora, durante a Copa, o grande assunto das conversas é futebol;, diz. Quando o salão também atendia mulheres, Ricardo sentia que a clientela não tinha tanto engajamento. ;Recebemos muitos elogios nesse sentido. Virou um clube masculino;, explica. O espaço recebe clientes dos 5 anos em diante. No entanto, a maior parte do público tem de 20 a 50 anos. ;Perdemos alguns clientes mais velhos, acima dos 60 anos. Nosso espaço ficou muito moderno, mas eles gostam de barbearia tradicional.; No entanto, a galera abaixo dessa faixa etária tem vindo e até trazido filhos e netos para fazer barba e cabelo ali. A demanda vem de antigos clientes do salão, mas também de parcerias. ;Oferecemos descontos para membros do Clube Vizinhança e do Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União), por exemplo;, conta Ricardo.
Eles são amazonenses e trabalham juntos em estabelecimento de beleza masculino na 406 Sul. A empresa foi aberta em 1997. Antes disso, tiveram uma lanchonete de sanduíches naturais
Os proprietários também dão cupons de desconto em bares e restaurantes. A barba desenhada, serviço que custa R$ 40, é o carro-chefe da casa. Outros serviços são o corte masculino comum (R$ 35); o corte com desenhos ou listras (R$ 40) e a selagem na parte de cima da franja (R$ 30). A barbearia também tem um espaço de depilação masculina e feminina, pelo qual Kátia, que é depiladora, é responsável. Além das bebidas, outra conveniência oferecida à clientela é a venda de produtos masculinos, como gel para barba. Enquanto a freguesia espera para ser atendida, pode aproveitar para ler exemplares do jornal Correio Braziliense e de revistas masculinas e de automóveis.

Receita do sucesso
Para Ivan, dedicação, organização das finanças e decisões sempre tomadas em conjunto pelos quatro irmãos são os ingredientes do sucesso. ;Além disso, a barbearia se tornou um ponto de encontro da família. Os parentes vão lá para nos ver;, conta. Aos sábados, a matriarca da família, Lindalva Cavalcante, 91, marca presença. ;É o dia em que almoçamos todos juntos. Nossa mãe tem quatro netos e está muito forte e lúcida;, relata Kátia. Para ela, outro ingrediente dessa receita de êxito é de herança familiar. ;Temos muitos motivos para comemorar por fazer um comércio dar certo por meio da parceria entre irmãos, algo que muita gente diz que não funciona. Minha mãe é a base disso tudo, pois foi ela que nos ensinou a ser unidos;, elogia.

;Cada um respeita o espaço do outro e, se por acaso houver algo que incomode algum de nós, sentamos e conversamos.; Para Ana Maria, a convivência em irmandade é muito tranquila. ;No nosso caso, dá certo. Desde que começamos, nunca tivemos nenhum tipo de desentendimento. Somos entrosados e unidos;, relata ela, que era funcionária dos Correios e saiu de lá para trabalhar em família. Para Ana Maria, competência dos profissionais contratados é fundamental. ;Eles são bastante competentes, fazem amizade com a clientela;, conta. No total, o estabelecimento tem quatro barbeiros. Outros elementos importantes no comércio, destaca Kátia, são o bom atendimento, a seriedade do trabalho e a adoção de preços adequados.

História
A trajetória empreendedora dos quatro irmãos na 406 Sul começou em 1993, quando eles mantinham uma lanchonete de sanduíches naturais no mesmo endereço onde hoje fica a barbearia. O negócio havia sido aberto por Ivan. ;Era muito cansativo, então desistimos;, lembra. A ideia de abrir um salão de beleza veio de Ricardo. ;Eu frequentava um salão em que cortava meu cabelo. A moça sempre dizia que estava insatisfeita com o local onde trabalha e que, se eu abrisse um salão, trabalharia comigo. Ela que me incentivou e foi nossa primeira funcionária;, recorda Ricardo. ;No início, apanhamos muito porque não éramos profissionais do ramo, algo que não somos até hoje. Nosso trabalho é a gestão. Eu nem gosto de barba;, esclarece Ivan.

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