Publicidade

Correio Braziliense

Inscrições para o Fies 2018 estão abertas

Candidatos podem se inscrever em uma das duas modalidades do programa de financiamento estudantil


postado em 16/07/2018 11:25 / atualizado em 17/07/2018 16:58

Candidatos podem se inscrever até este domingo (22)(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Candidatos podem se inscrever até este domingo (22) (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

 As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão abertas a partir desta segunda-feira (16). Ao todo, serão ofertadas 155 mil vagas, sendo 50 mil a juros zero para o segundo semestre de 2018. As inscrições podem ser feitas no site do programa até o próximo domingo (22). 

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou maior a 450 pontos e não ter zerado a redação. A nova versão do programa de fincanciamento estudantil, batizada de Novo-Fies, é um modelo dividido em diferentes modalidades, que variam de acordo com a renda familiar do participante. 
 
Na primeira modalidade, serão ofertadas vagas com juros zero para os estudantes que têm renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa opção, o financiamento mínimo é de 50% do curso. O máximo é R$ 42 mil por semestre. Esta é a principal mudança em relação ao semestre passado, quando o valor máximo era de R$ 30 mil. 

A segunda categoria, chamada P-Fies, é destinada aos candidatos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. Essa modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e também dos bancos privados participantes. 

A divulgação dos candidatos pré-selecionados na chamada única das duas modalidades ocorre em 27 de julho. A partir desse dia até 31 de julho, os aprovados devem complementar a inscrição no FiesSeleção. Não haverá lista de espera para os estudantes inscritos no P-Fies. Os demais podem manifestar interesse entre 1º e 24 de agosto. 

Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies. Também poderão participar do programa os cursos que, ainda não avaliados pelo Sinaes, estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do MEC. Durante o curso, o estudante deve ter rendimento para ser aprovado em todas as matérias.
 



 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Renapsi oferece 28 vagas de jovem aprendiz 17:51 - 29/03/2020 - Compartilhe

Renapsi oferece 28 vagas de jovem aprendiz

publicidade