Eu, Estudante
postado em 23/07/2018 11:08
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram prorrogadas até as 23h59 desta terça-feira (24). O prazo se encerraria no último domingo, mas o Ministério da Educação (MEC) decidiu dar mais dois dias para os candidatos se inscreverem. Ao todo, são ofertadas 155 mil vagas, sendo 50 mil a juros zero para o segundo semestre de 2018.
Durante a última semana, vários estudantes relataram problemas com a inscrição. De acordo com os candidatos, a inscrição desaparecia e alguns cursos sumiam do sistema, impossibilitando os alunos de se inscreverem novamente para a mesma vaga.
Segundo o MEC, na terça-feira (17), o Departamento de Tecnologia (DTI) identificou que o sistema apresentou aos alunos alguns cursos com vagas "zero", ou seja, cursos em que as instituições não estavam ofertando vagas para o programa.
Após corrigir o problema, o órgão enviou e-mail e SMS aos estudantes que tinham feito a inscrição em cursos sem vagas ofertadas, pedindo que refizessem o processo até quinta-feira (19). "Para aqueles que não refizeram, o sistema automaticamente cancelou a inscrição e o MEC os comunicou, também via e-mail e SMS. Ainda, para não prejudicar os alunos, o MEC decidiu prorrogar o prazo de inscrição do processo", afirmou em nota.
Programa
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou maior a 450 pontos e não ter zerado a redação. A nova versão do programa de fincanciamento estudantil, batizada de Novo-Fies, é um modelo dividido em diferentes modalidades, que variam de acordo com a renda familiar do participante.
Na primeira modalidade, são ofertadas vagas com juros zero para os estudantes que têm renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa opção, o financiamento mínimo é de 50% do curso. O máximo é R$ 42 mil por semestre.
A segunda categoria, chamada P-Fies, é destinada aos candidatos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. Essa modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e também dos bancos privados participantes.
A divulgação dos candidatos pré-selecionados na chamada única das duas modalidades ocorre em 27 de julho. A partir desse dia até 31 de julho, os aprovados devem complementar a inscrição no FiesSeleção. Não haverá lista de espera para os estudantes inscritos no P-Fies. Os demais podem manifestar interesse entre 1; e 24 de agosto.
Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies. Também poderão participar do programa os cursos que, ainda não avaliados pelo Sinaes, estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do MEC. Durante o curso, o estudante deve ter rendimento para ser aprovado em todas as matérias.