Trabalho e Formacao

Universidades investem no ensino de planejamento de futuro

Conhecer a si mesmo, saber aonde quer chegar e o que precisa para isso são estratégias para a realização de sonhos. Esse tipo de planejamento faz falta para a maioria dos trabalhadores. A fim de ajudar universitários, faculdades têm investido em disciplinas que ensinam os alunos a traçarem metas pessoais e profissionais, além de conhecerem a si mesmos

Thays Martins
postado em 26/08/2018 14:59

No rumo certo!

Telefonista e estudante de letras português - inglês, Daniel está ainda mais cheio de planos, além de organização e ânimo para correr atrás deles, desde que passou a ter aulas de projeto de vida na faculdade

A estratégia ;deixa a vida me levar; não é a mais efetiva para alcançar o sucesso profissional. É preciso, antes de tudo, identificar aonde se quer ir e, então, estabelecer metas para chegar lá. É para ensinar jovens a se planejarem que faculdades têm passado a oferecer aulas de projeto de vida. Esse tipo de organização é importante e considerada uma habilidade socioemocional bastante valorizada pelo mercado

Como você estará daqui a 10 anos? Difícil responder, não é mesmo? Afinal, há muitos fatores envolvidos. O fato é que todo mundo tem algum sonho ou objetivo (ou vários). Às vezes, falta identificar o que se quer de verdade, a fim de priorizar. E, quando a pessoa consegue definir metas, não raramente, falta planejamento em curto e longo prazos para colocar isso em prática. Só que ter uma vontade e simplesmente ;deixar a vida levar você; não vai fazer com que um propósito se realize. Instituições de ensino têm identificado nos alunos a dificuldade de criar um projeto profissional e pessoal a seguir. E, como apenas ensinar habilidades técnicas não basta para que um profissional alcance o sucesso, há faculdades que passaram a oferecer disciplinas que dão uma mãozinha nesse sentido.

O objetivo é que os estudantes aprendam a traçar um caminho a ser seguido e consigam chegar à linha de chegada estabelecida. Na prática, é como se fosse um plano de negócios, mas aplicado à vida. Exemplo disso é a matéria ;Go ; projeto de vida;, oferecida na modalidade a distância pelo Centro Universitário Unicesumar. De acordo com Kátia Coelho, diretora de graduação e pós-graduação de EAD da instituição, as aulas surgiram da necessidade de ensinar os estudantes a organizarem a vida acadêmica. ;Os alunos não têm tempo. A ideia era que é preciso auxiliá-los também na gestão dos prazos para que eles possam se organizar e estudar. Mas a proposta foi tomando uma dimensão maior e percebemos que poderíamos oferecer mais elementos;, explica.

Em 2017, o então projeto virou disciplina e passou a integrar a grade curricular de todos os cursos da faculdade no primeiro ano da graduação. De acordo com Kátia, que é mestre em educação pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), já é possível notar a diferença. ;Vimos, por meio dos relatos, que a matéria tem ajudado muito. E ela também é uma estratégia para diminuir a evasão. De um total de 40 mil alunos do formato a distância, 78% participaram das aulas;, conta. O currículo da disciplina inclui aulas sobre a construção de um projeto de vida, como é possível identificar oportunidades no mercado de trabalho, como se preparar para elas, como conquistar vagas de emprego e alcançar resultados. ;O objetivo é um olhar integral do aluno. Assim trabalhamos outras habilidades e competências necessárias para o projeto de vida dele;, explica Kátia.
Mulher branca, de cabelo castanho e solto, está sorrindo. Ela está vestida com um blazer. O fundo é uma parede branca
A disciplina foi idealizada pelo professor Luciano Santana, coordenador do curso de recursos humanos do Unicesumar, em parceria com o coach Felipe Lima. ;É abordada a questão do mercado de trabalho, como construir um currículo, como se portar em uma entrevista. Também pensamos na parte espiritual, o olhar para a família, o lazer e o cuidado consigo mesmo;, exemplifica Kátia. Mauro Felix Junior, mestre em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV), elogia a iniciativa. ;É muito importante as faculdades cuidarem desse lado. É uma pena que a maioria não o faça. Isso porque estão mais preocupadas em passar as ferramentas técnicas, esquecendo que só isso não basta;, explica o coordenador dos cursos de graduação em gestão da Celso Lisboa Escola de Negócios.

"O objetivo é um olhar integral do aluno. Assim trabalhamos habilidades e competências necessárias para o projeto de vida dos alunos;
Kátia Coelho, diretora de graduação e pós-graduação a distância do Unicesumar
Homem branco, de barba e óculos. Ele está de perfil e sorrindo. Veste uma camisa social listrada

"É muito importante as faculdades cuidarem desse lado. É uma pena que a maioria não o faz. Estão mais preocupadas em passar as ferramentas técnicas, esquecendo que só isso não basta;
Mauro Felix Junior, professor de gestão de pessoas, motivação e liderança e psicologia do trabalho

Na prática

Mauro Felix Junior exemplifica como aplicar a metodologia Smart

; Específica: a meta tem que ser bem clara. Por exemplo, se você quer ficar mais magro, não escreva ;quero emagrecer;, prefira ;quero perder dois quilos no próximo mês;.

; Mensurável: não adianta traçar a meta de querer ser mais inteligente, pois isso não se mensura. Pode ser algo como: quero desenvolver meu conhecimento em cultura em x%.

; Alcançável: a meta não pode ser impossível de se conseguir. Por exemplo, a pessoa quer fazer um intercâmbio no próximo ano, mas não sabe falar outro idioma.

; Relevante: não invista em metas que não fazem sentido para você. Por exemplo, querer um emprego numa firma cujos valores você desaprova.

; Prazo: o prazo tem que ser estipulado daqui a três, quatro, meses.

Além da técnica

Mulher loira, de cabelos soltos, sorri. Ela veste branco e o fundo também é branco


Consultor empresarial e instrutor de treinamentos, Mauro Felix Junior observa que as competências socioemocionais, aquelas do âmbito comportamental (como proatividade e liderança), têm ganhado relevância. A Uniamérica (Faculdade União das Américas), em Foz do Iguaçu (PR), oferece disciplina nesse sentido desde 2013. A responsável pela matéria, Vânia Hernandes, explica que a necessidade do componente curricular se dá por um motivo simples.

;Os alunos entram na faculdade muito jovens e perdidos. Muitas vezes não sabem o que querem fazer ou estão em um curso só porque os pais querem;, destaca a administradora e especialista em psicologia positiva pela Universidade Cândido Mendes. As aulas são obrigatórias para todos os alunos do primeiro semestre. ;Inicialmente, ensinamos os alunos a identificar pontos fortes, valores pessoais e a fazer um balanço da vida. Depois vem a parte das inter-relações, que é desenhar os papéis que eles desempenham na família, no grupo de amigos e na sociedade;, conta.

;Em seguida, falamos sobre a auto-organização, mapeando o que é interessante para eles, com bastante foco nas finanças pessoais. Falamos, então, sobre a carreira que eles seguirão e, para finalizar, abordamos o autoplanejamento, em que os alunos traçam metas e verificam como podem alcançar os objetivos.; Para Vânia, que é consultora na área de educação, é importante que as faculdades deem atenção a esses aspectos. ;As pessoas estão desmotivadas. Aquela coisa formatada de crescer, casar e ter filhos está cada vez mais ultrapassada. O ser humano quer mais.;

Planejando o futuro


Para conseguir se organizar e alcançar sonhos, Vânia Hernandes ressalta que, antes de tudo, é importante olhar para si mesmo. ;Tudo começa com o autoconhecimento, se não se sabe como você funciona, pode tentar mil estratégias que não vai dar certo. Porque cada pessoa é de um jeito;, explica. Ela diz que, só então, é hora de colocar desejos no papel e traçar metas. ;É importante que esses objetivos estejam de acordo com os seus valores;, destaca. Essa também é a dica de Mauro Felix Junior, que fez MBA em gestão de pessoas na FGV. ;É como se você fosse empreender. A maioria das pessoas que abrem um negócio fecham pouco tempo depois porque o empreendimento não tinha muito a ver com elas e porque faltou planejamento;, comenta.

;Por isso, o primeiro passo é saber quais são as suas metas e os seus sonhos. Se você sabe o que quer, isso ajudará a superar os obstáculos;, diz. ;Coloque no papel as forças que você tem. Isso é muito importante, pois nossa educação nos ensina a olharmos somente para aquilo que falta. Depois identifique suas fraquezas;, ensina. ;É interessante utilizar a matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Assim dá para olhar o ambiente interno e o externo. Outra metodologia que ajuda é a Smart, que ensina a traçar as metas. Porque ela precisa ser específica, mensurável, alcançável, relevante e ter prazo.;

Leia!

Conhecer a si mesmo, saber aonde quer chegar e o que precisa para isso são estratégias para a realização de sonhos. Esse tipo de planejamento faz falta para a maioria dos trabalhadores. A fim de ajudar universitários, faculdades têm investido em disciplinas que ensinam os alunos a traçarem metas pessoais e profissionais, além de conhecerem a si mesmos


Projeto de vida para jovens
Autoras: Milena Mascarenhas e Vânia Hernandes
Editora: Epígrafe
208 páginas
R$ 39,90

Conhecer a si mesmo, saber aonde quer chegar e o que precisa para isso são estratégias para a realização de sonhos. Esse tipo de planejamento faz falta para a maioria dos trabalhadores. A fim de ajudar universitários, faculdades têm investido em disciplinas que ensinam os alunos a traçarem metas pessoais e profissionais, além de conhecerem a si mesmos
Como elaborar um plano de carreira para ser um profissional bem-sucedido
Autora: Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
Editora: Atlas
240 páginas
R$ 56,50
Conhecer a si mesmo, saber aonde quer chegar e o que precisa para isso são estratégias para a realização de sonhos. Esse tipo de planejamento faz falta para a maioria dos trabalhadores. A fim de ajudar universitários, faculdades têm investido em disciplinas que ensinam os alunos a traçarem metas pessoais e profissionais, além de conhecerem a si mesmos

O tempo na sua vida. Organize estrategica-mente sua vida, suas prioridades e seu tempo
Autores: Fernando Serra e Jurandir Sell Macedo
Editora: Saraiva
120 páginas
R$ 19,90
Conhecer a si mesmo, saber aonde quer chegar e o que precisa para isso são estratégias para a realização de sonhos. Esse tipo de planejamento faz falta para a maioria dos trabalhadores. A fim de ajudar universitários, faculdades têm investido em disciplinas que ensinam os alunos a traçarem metas pessoais e profissionais, além de conhecerem a si mesmos

Projeto de vida ; Construindo o sucesso no dia a dia
Autor: Luciano Santana Pereira
Editora: Unicesumar
324 páginas
Este livro não é vendido, mas é distribuído gratuitamente para alunos da disciplina no Unicesumar
Conhecer a si mesmo, saber aonde quer chegar e o que precisa para isso são estratégias para a realização de sonhos. Esse tipo de planejamento faz falta para a maioria dos trabalhadores. A fim de ajudar universitários, faculdades têm investido em disciplinas que ensinam os alunos a traçarem metas pessoais e profissionais, além de conhecerem a si mesmos
Planejamento estratégico para a vida ; Mestres ensinam como a disciplina e o foco em soluções podem levá-lo ao equilíbrio e ao sucesso na vida pessoal e profissional
Autores: Mauricio Sita e Marcos Wunderlich
Editora: Ser mais
374 páginas
R$ 58,90

Planejando meu futuro

Homem sorrindo com o livro Projeto de Vida na mão que tampa metade do rosto

Organização é fundamental

Quem conhece a rotina de Daniel Santana de Souza, 25, não sabe como o telefonista concilia tantas atividades. Além de trabalhar num hospital, ele ainda vende artigos femininos e desenvolve atividades voluntárias aos domingos, com teatro para crianças no Vale do Amanhecer, em Planaltina. Para tudo isso, ele conta que a disciplina projeto de vida do Unicesumar é essencial. ;Ela dá motivação e ensina a organizar seus horários. Eu consigo estabelecer metas em curto, médio e longo prazos. Antes, eu sempre caprichava em algumas coisas e deixava outras de lado, agora não. Quando você organiza direitinho, dá tempo de tudo;, diz. ;Essa matéria nos ajuda a manter o pique e a não desistir. Você aprende que a sua profissão não precisa ser só fonte de renda, mas que ela tem de ser benéfica para todos à sua volta. Eu tive a felicidade de tirar 10 nessa disciplina;, comemora.

O jovem cursa o ensino superior com bolsa integral do Programa Universidade para Todos (ProUni) e está cheio de planos. ;Desde sempre, quis ser professor. E eu quero ser um que contribua para melhorar a minha sociedade. Eu tenho um leque de opções muito grande. Pretendo, inicialmente, trabalhar em sala de aula. Depois, quero fazer pós em libras e atuar como intérprete;, revela. ;E tenho meu o xodó, que é um canal infantil no YouTube. Eu sempre quis ser artista e o que eu sei fazer é educar. Então, vou ser artista da educação com vídeos de brincadeiras com tradução simultânea em libras.; O canal ainda não foi lançado, está em fase de planejamento. A paixão pela língua brasileira de sinais foi motivada pelo tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017. ;Nós não somos estimulados a conhecer o novo. Eu sou homossexual, e os surdos têm algo que é similar a mim. Eles não podem mudar a forma como nasceram porque as pessoas querem;, afirma.

Definindo prioridades
Mulher branca, de cabelos lisos, sentada em frente a uma mesa. Mesa tem sobre ela um notebook e um livro Projeto de vida

Estudante do segundo semestre de pedagogia a distância do Unicesumar, Cinthia Késsia Francisco dos Santos, 37 anos, vê na disciplina a oportunidade de conseguir alcançar seus objetivos profissionais. ;Depois que eu me formar, quero fazer duas pós, uma em psicopedagogia e a outra em neuropedagogia e trabalhar em hospitais;, revela. Ela está agora no segundo bloco da disciplina, e ter conteúdos como esse na graduação não era algo que esperava encontrar na grade. ;É uma matéria muito boa, ensina a gente a elaborar nossos projetos de vida. Eu gostei muito da parte dos pilares da vida, que nos ensina a separar o que é prioridade;, conta. Hoje, Cinthia se dedica exclusivamente aos estudos e a um tratamento de saúde.

Metas para alcançar meus sonhos
Homem de boné e barba lendo livro Projeto de vida

Gabriel Alves Souza, 23, está no início do curso de letras português - inglês no Unicesumar e não economiza elogios à disciplina projeto de vida. ;É bem interessante. Às vezes, a gente sente vontade de desistir, mas ela dá ânimo, coloca para cima. Eu me lembro da primeira atividade: fazer um cartaz com meus sonhos. Quando fui desenvolver o material, tudo que eu tinha vontade foi aparecendo na minha cabeça: conhecer outros países, aprender línguas, passar no concurso da Polícia Militar;, lembra. ;Algumas pessoas podem até não gostar por ser uma matéria a mais, mas eu acho que é um diferencial. Eu fiquei encantado;, completa. A decisão por fazer um curso superior partiu do interesse de crescer pessoal e profissionalmente. ;Eu estava me sentindo estagnado, pensei em história, mas acho que o mercado não é muito bom. Então, fui para letras, porque eu aprenderia outro idioma e isso me ajudaria na preparação para concursos públicos;, diz. Gabriel dá aulas de muay thai e trabalha como vendedor numa loja de temperos. Agora, passou a ter ainda mais planos. ;Depois de me formar, eu pretendo me pós-graduar e quero dar aulas de gramática para concurseiros;, planeja.

Motivação e autoestima
Mulher branca, de óculos, cabelo liso, sorri

A disciplina de planejamento de vida é um xodó para a estudante do terceiro semestre de pedagogia Luciane dos Santos Ferreira, 44. ;Eu amo essa matéria;, diz. Isso porque ela sentiu os benefícios das aulas logo cedo. ;Os conteúdos me ajudaram bastante. Quando eu entrei no curso, eu estava cabisbaixa, triste, estava tendo problemas no meu casamento e, por meio do projeto, me animei. Isso também aumentou a minha autoestima;, lembra. Ela, que é técnica de enfermagem, pretende cursar psicologia quando se graduar.

Planejamento e felicidade são disciplinas na UnB

Wander Pereira e Jessica com turma de planejamento no câmpus Gama

O doutor em psicologia Wander Pereira é professor de duas disciplinas da Universidade de Brasília (UnB) que têm a ver com planejamento e autoestima. As matérias são Produtividade e profissionalismo em engenharia de software e Felicidade (esta última começou a ser oferecida neste semestre). Ambas são de quatro créditos e ofertadas no câmpus Gama. A primeira mostra como planejar a trajetória profissional, abordando empregabilidade e o perfil do profissional. ;O que eu observo é que os alunos não têm o hábito de organizar a carreira. Deixam para ver o que vão fazer quando se formarem;, diz. Por isso, para ele, que é psicólogo, é válido que a universidade tome a iniciativa de ajudar os estudantes. Porém, a intervenção precisa ser cuidadosa.

;Não sou a favor de pegar modelos de planejamento prontos e aplicar aos alunos. É preciso observar o perfil dos estudantes, que hoje não separam a vida pessoal da profissional;, destaca o mestre em processos comportamentais. ;Antigamente, as pessoas falavam de trabalhar em alguma área de que não gostavam só pelo dinheiro. Mas hoje, elas querem atuar em coisas que deem sentido. Então, os aspectos trabalhista e emocional ficam muito relacionados;, aponta. Também é importante considerar aspectos culturais. Segundo Wander, o planejamento não é um costume tradicional do Brasil, enquanto é algo consolidado em outros contextos. ;Caso da cultura anglo-saxã, que é bastante pragmática. Se eles dizem que vão fazer exercícios três vezes por semana, fazem. No caso das pessoas da América Latina, fazemos o compromisso e, se não der certo, deixamos de fazer. A gente não tem muita tradição de planejamento;, compara.


Questão cultural


;Normalmente, segunda é o dia de deixar de comer alguma coisa, existem as promessas de fim de ano e as de início de semestre. Fazemos os planos e não vemos nossa capacidade de cumprir, o que gera a sensação de que estamos fazendo algo errado.; Já o curso de Felicidade tem como objetivo apresentar estratégias para que os estudantes lidem com problemas no dia a dia. O cerne está em estimular autoconhecimento, afeto, respeito às diferenças e solidariedade. A ideia é ensinar os alunos a focar o presente. ;Como nós não temos uma cultura de planejar e cumprir, eu acredito que abordar planejamento, nessa matéria específica, poderia gerar mais ansiedade nos alunos;, explica.

A engenheira de software Jessica Suzuki, 25 anos, terminou o curso no fim do ano passado e é só elogios para a abordagem da matéria. ;Ela traz vários benefícios e técnicas e não só para a carreira. A gente aprende a fazer planejamento para a vida;, conta. Jessica saiu da universidade trabalhando, mas ela diz que ainda está tentando alcançar metas que traçou. ;Um dos meus objetivos é o mestrado, e eu até peguei algumas disciplinas como aluna especial, mas ainda não consigo me manter só estudando sem trabalhar;, explica. Ela, que atua como analista de sistemas, lembra que, durante a disciplina, o professor fez uma dinâmica em que os alunos deveriam colocar metas em uma caixa para abrir um ano depois. ;Durante o curso, vemos muita teoria, e ninguém pensa no lado pessoal. É muito interessante, porque é um professor que não é engenheiro, então é bem diferente do que vemos no resto da graduação. Achei um diferencial. Ele faz a gente refletir.;

Estude!


Se você já saiu da faculdade ou ainda está estudando, mas a instituição de ensino em que você está matriculado não oferece disciplina ou projeto sobre planejamento de vida, é possível procurar cursos livres. Confira

; O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Empreender Endeavor Brasil, organizou uma websérie e uma ferramenta para ensinar como fazer um planejamento estratégico pessoal. Acesse: bit.ly/PEPSebrae

; A SB Coaching tem cursos de planejamento pessoal e coaching: www.sbcoaching.com.br

; A Brava Cursos conta com a capacitação a distância em planejamento de projeto pessoal. Acesse: bravacursos.com.br

; A Iped oferece curso gratuito de Coaching ; Meta Smart: bit.ly/Ipedcoaching

; A Udemy oferece cursos sobre transformação pessoal: bit.ly/Udemytransformação

; O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) tem um curso livre de administração de tempo: bit.ly/cursolivreadmtempo

Questione!

Conhecer a si mesmo, saber aonde quer chegar e o que precisa para isso são estratégias para a realização de sonhos. Esse tipo de planejamento faz falta para a maioria dos trabalhadores. A fim de ajudar universitários, faculdades têm investido em disciplinas que ensinam os alunos a traçarem metas pessoais e profissionais, além de conhecerem a si mesmos

Coaching de carreira ; 100 cartas para abrir novas perspectivas profissionais
Autora: Juliana de Mari
Editora: Matrix
100 páginas; R$ 33
Livro em formato de caixinha com 100 cartas. Cada uma com uma pergunta que tem como objetivo clarear e organizar pensamentos em relação à carreira. A ideia é trabalhar o autodesenvolvimento de quem lê.


Confira algumas das perguntas:


; O que a pessoa que você mais admira atualmente o aconselharia a fazer para realizar o que quer profissionalmente?

; Quais foram seus principais ciclos de aprendizado na carreira até agora? O que você estava fazendo em cada um deles?

; Quem pode ajudar você a se manter firme nos seus objetivos quando tiver que tomar uma decisão profissional difícil?

; Qual a sua prioridade na vida profissional atualmente?



* Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação