Darcianne Diogo*
postado em 16/09/2018 15:49
;Eu comparo a vida a uma subida ao monte Everest. Há várias pessoas que estão lá em baixo, tirando fotos ou se divertindo, mas sempre tem alguém que começa a escalar. Enfrenta frio e falta de ar, mas chega ao topo e coloca a bandeira;, afirma o administrador e coach Theunis Marinho. ;Acho que todo ser humano tem o seu pico do Everest. Cada um tem de descobrir o seu limite e buscar realizar o sonho;, ele acrescenta, que é presidente da secional de São Paulo da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP).
Theunis, 67 anos, começou a carreira aos 14, como office boy em uma empresa de autopeças, onde era conhecido como o ;moço do recado;. Muitos anos depois, alcançou a posição de diretor de recursos humanos da Bayer, multinacional farmacêutica e química. Por fim, resolveu deixar a carreira para atuar como coach de jovens líderes. O mineiro de Alto Rio Doce usou as próprias experiências para escrever o livro best-seller Sonhar alto, pensar grande, que chegou à sexta edição e foi um dos mais vendidos do primeiro semestre de 2018.
De onde surgiu a ideia e escrever o livro?
Escrevi esse livro com o propósito de contar minha história de vida, que é a de uma pessoa que nasceu em uma cidade chamada Alto Rio Doce, com 12 mil habitantes e alcançou seus objetivos. Cheguei à conclusão de que não posso pedir mais nada pra Deus, a não ser saúde. E nesse processo de devolução, achei que deveria escrever um livro para alimentar a imaginação positiva e o sonho de jovens. Eu espero que as primeiras coisas que alguém que leia meu livro diga sejam: ;É possível pra mim também;, ;Eu posso ir longe;, ;Eu posso chegar lá;. Acho que esse é o grande legado que posso deixar.
A publicação elenca 15 dicas para ter sucesso profissional. Qual delas você considera mais importante?
Sonhar alto é um dos mandamentos mais importantes. Outra dica primordial é que a pessoa aprenda a perdoar quem já a magoou, pois isso desocupa espaços no coração para preencher com coisas boas. Outra orientação importante é buscar conhecimento. Seja curioso, procure aprender o que você gosta e o que não gosta. Outra coisa: não delegue o seu destino a terceiros. Você sofre e desafia a vida porque você é dono dela e tem de fazer dela algo bom.
Como foi sua progressão e carreira?
Entrei na Bayer aos 21 anos. Antes de assumir a diretoria de RH, passei por várias áreas da empresa, incluindo comercial, financeira e até a de negócios de óxido de ferro. Aos 29 anos, fui promovido a diretor-geral de RH, mas não podia assumir o cargo de fato por ser considerado muito novo. Esperei por cinco anos para exercer oficialmente a diretoria, mas consegui. Enfrentando obstáculos, como aceitação, conciliação entre família e trabalho, dei o meu melhor.
O que foi primordial para você crescer na carreira?
Eu acho que o fundamental é sempre testar seus limites, saber até que ponto você vai. É frustrante o ser humano chegar a uma certa idade e dizer ;queria tanto ter sido isso ou aquilo, mas não tive chance;. Fui até os meus limites, eu me testei e ganhei minhas ;copas do mundo;. Com 35 anos, o presidente da empresa me perguntou o que eu queria fazer no futuro, e eu disse: ;Meu sonho é ser diretor de RH de uma empresa importante;. Foi quando ele me ofereceu um programa de ;job rotation; na Alemanha, que serviu para eu mostrar que tinha habilidades para outras coisas. No país europeu, fui ser gerente de uma empresa de produtos químicos utilizados na agricultura, uma área totalmente diferente. Foi uma fase difícil, pois eu tive que entender do produto. Teve também a questão da aceitação dentro de um ambiente de outra cultura, além de estudar o alemão. Foi desafiador, mas confesso que esse foi o grande salto na minha vida hierárquica e financeira.
É positivo começar a trabalhar bastante jovem?
Na época em que iniciei minha vida profissional, quando um jovem fazia 14 anos, com a autorização do pai, podia tirar uma carteira profissional e trabalhar. Trabalhar desde cedo não faz mal para ninguém. No Brasil, talvez ideologicamente, se criou uma ideia de que isso é escravidão. Ao contrário disso: um trabalho submisso é pegar o menor e obrigá-lo a trabalhar, mas pegar um adolescente e ensinar para ele sobre pontualidade, responsabilidade, organização, valorização do dinheiro, disciplina, não.
Que impactos a tecnologia trouxe para o mercado de trabalho?
As mudanças tecnológicas existem desde sempre. Nós temos de nos atualizar, estar inseridos no mundo atual e ser curioso para tudo o que existe de moderno. Hoje, especializar-se ou fazer cursos na área pode definir sua empregabilidade. A tendência do mundo é avançar mais, então você tem de estar neste contexto de atualidade humana.
Como você avalia o comportamento dos jovens hoje em dia em relação ao mercado profissional?
Acho que os jovens estão focados e têm essa curiosidade de estudar. Eles não desistem no primeiro tombo e estão descobrindo que o melhor trabalho é o que dá prazer. A pessoa que vai para o trabalho só por dinheiro e obrigação sofre, mas tudo que é feito com entusiasmo gera crescimento profissional. E eu acho que os jovens que têm esse conceito são os que vão para a frente.
15 dicas para o sucesso
1 - Sonhe alto e faça planos desafiadores para o futuro ; lembre-se: nossos olhos não ficam na nuca
Procure executar planos. Não espere a sorte. Quantas pessoas são brilhantes nos sonhos, mas incapazes de realizá-los? Sonhe à vontade, mas, sobretudo, planeje e faça acontecer.
2 - Não delegue seu destino a terceiros: você é ;o cara;
Ouvir opiniões dos seus mentores muito bom, conversar com pessoas da sua confiança sempre ajuda, mas não confunda: você é o enhor do seu destino. a essência, ele é construído por você, ;tijolo por tijolo;.
3 - Aprenda a dizer não, sempre que necessário e na hora certa
Explique as razões de cada ;não; que você disser.
4 - Não cultive relacionamentos destrutivos, eles são epidêmicos
Procure cercar-se de pessoas otimistas, que queiram ganhar, seja o seu chefe, seus pares ou seus liderados. Isso, somado a princípios éticos, vira uma máquina de sucesso.
5 - Discipline-se com pensamentos positivos. Assim, a vida fica mais suave
Desenvolva a capacidade e o dom de agregar, atrair e influenciar pessoas para o bem. Em suma, faça a diferença, demonstre sua importância contributiva para grupo, sempre com realdade e propósito.
6 - Reflita sobre as consequências dos seus atos, antes de colocá-los em prática
Seu maior juiz é a sua consciência. Ela o absolve ou o condena.
7 - Cultive suas amizades, mesmo que sejam passageiras
Foram trocas importantes quando existiram e deixarão saudade. Se um dia voltar a vê-las, o abraço será apertado. Mesmo distantes hoje, esses laços foram importantes para você naquela época.
8 - Aprenda com seus erros, eles são ótimos professores
Não se deixe, porém, imobilizar pelos equívocos. Lembre-se que, desde o momento em que acorda, já está errando. Antes de tudo, procure se perdoar, mas se for um erro que afetou ou fez mal a alguém, tenha a humildade e a coragem de admitir.
9 - Não sofra por antecipação
E, se na hora ;H;, der problema ou tiver uma derrota, analise
o porquê. Metabolize suas perdas e vá em frente.
10 - Não apague o seu passado, ele é seu alicerce mais profundo: negá-lo é tornar-se um ;indivíduo falsificado;
A importância do sucesso se mede não apenas por ;onde você
chegou;, mas também por ;de onde você partiu;.
11 - Não adie as soluções para os seus problemas. Resolva-os respeitando o tempo e todos os envolvidos
Cuide de você mesmo. Nunca delegue à família, à namorada, à esposa, aos amigos, aos chefes ou ao Estado a tarefa de solucionar seus problemas.
12 - Perdoe quem já o magoou, você desocupará espaços para preenchê-los com coisas boas
Você também ganha quando perdoa.
13 - Estude sempre
Se estiver preparado, o medo inicial lhe dará mais foco do que pânico. A autoconfiança aumentará sua vontade de ganhar e continuar buscando conhecimento.
14 - Errar é inevitável
Quem trabalha, quem estuda, quem realiza, quem se posiciona, quem toma decisões pode errar. Aprenda com seus erros. Evite repeti-los.
15 - Saiba perdoar
Os verdadeiros campeões crescem após as derrotas.
Sonhar alto,pensar grande
Editora:Gente
224 páginas
R$ 39,90
* Estagiária sob supervisão e Ana Paula Lisboa