Trabalho e Formacao

Inep comemora 20 anos de criação do Enem

Aplicado pela primeira vez em 1998, o exame recebeu 90 milhões de inscrições em 21 edições

Eu, Estudante
postado em 20/11/2018 19:54
Para celebrar 20 anos de criação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez uma homenagem aos pioneiros. Em cerimônia no fim da manhã desta terça-feira (20) na sede do Inep, em Brasília (DF), foram agraciados os gestores públicos que idealizaram o Enem, em 1998, assim como os 16 autores da Matriz de Referência.

O Inep também reconheceu a contribuição dos professores envolvidos com a elaboração de provas; os servidores e colaboradores do Instituto, e as instituições e empresas envolvidas com a aplicação. As homenagens marcam a estreia do Prêmio Honra ao Mérito Educacional do Inep, que em 2018 se dedica ao Exame Nacional do Ensino Médio.
São três categorias: medalha de honra ao mérito, troféu de honra ao mérito e diploma de menção honrosa. Os nomes de todos os agraciados estão na Portaria Inep n; 1.012, publicada também nesta terça-feira, no Diário Oficial da União. Um Troféu de Honra ao Mérito foi dedicado aos professores que, nos últimos 20 anos, participaram da elaboração das provas do Enem e cujos nomes não podem ser anunciados por motivo de sigilo e segurança.


Na mesma cerimônia foi encerrado o Projeto Inep 80 anos, que desde janeiro de 2017 vem resgatando as oito décadas de contribuições do Instituto à educação brasileira, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Para também eternizar e difundir a importância do maior Exame do Brasil, o Inep exibiu, em ;primeira mão;, o documentário ;Enem 20 anos: um Exame do tamanho do Brasil;, produzido pela TV Escola.


A estreia do filme na programação da emissora será nesta quarta-feira (21), às 21h. Com 27 minutos, o documentário tem como ponto de partida a criação do Exame e revela os principais marcos do Enem, além dos bastidores do aparato logístico. A narrativa é construída com o depoimento dos idealizadores do Exame, autoridades, servidores, professores, prestadores de serviços e participantes do Enem, personagens essenciais para a construção desta história. O documentário será disponibilizado no YouTube do Inep na quinta-feira, 22. O canal do Inep já exibe uma série de 30 depoimentos e outra de cinco minidocumentários sobre os bastidores do Enem.

Durante a cerimônia, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio dos Correios, lançou um selo personalizado e um carimbo comemorativo aos 20 anos do Enem, que circularão de 20 de novembro a 19 de dezembro.

As 21 edições do Enem receberam 90 milhões de inscrições. Os resultados hoje são adotados por 1.434 instituições de educação superior no Brasil, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade Para Todos (ProUni), e por 35 instituições de Portugal. As notas do Enem também são usadas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Aplicado pela primeira vez em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio nasceu na efervescência das ideias inovadoras da Conferência Mundial sobre Educação para Todos, realizada em Jomtien, na Tailândia, em 1990. Marco de uma nova concepção em Educação, a Conferência de Jomtien inaugurou definições e abordagens. Educar, a partir daquele momento, era a busca pela garantia de todos conhecimentos básicos necessários a uma vida digna para todas as crianças e jovens brasileiros. Lá na frente, vislumbrava-se uma sociedade mais humana, mais justa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação