Trabalho e Formacao

Quase 57 mil fazem as provas do PAS neste domingo

Medicina, psicologia e direito são os cursos mais disputados entre os candidatos a uma vaga na UnB

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 09/12/2018 08:00
Medicina, psicologia e direito são os cursos mais disputados entre os candidatos a uma vaga na UnBMedicina, psicologia e direito são os cursos mais concorridos entre os estudantes que realizam hoje a prova do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). Para conquistar as melhores colocações e as vagas almejadas, os alunos seguem uma rotina de estudos rigorosa. A estudante Thaynara Gomes Davi, 17 anos, mora em Alexânia (GO) e sonha em cursar direito desde criança. Para disputar com quase 30 alunos por vaga do terceiro curso mais concorrido da UnB, ela se prepara desde a primeira etapa do programa. Três vezes por semana, ela vem para Brasília para o curso de pré-vestibular. A preparação é puxada e chega a até sete horas diárias.

;Eu me preparo desde a primeira prova do PAS, porque direito é o que sempre sonhei. Atualmente, tenho uma rotina cansativa. Mas, a terceira etapa é a mais importante e quero me sair bem;, afirmou. Ela e mais de 12 mil estudantes participam da última fase do PAS, avaliação exclusiva para alunos no ensino médio que desejam ingressar na Universidade de Brasília. São 4.222 vagas, sendo 2.112 para o primeiro semestre e 2.110 para o segundo semestre de 2019. No total, são 56,9 mil alunos de todas as fases que farão prova hoje. O exame terá cinco horas de duração, das 13h às 18h.

O curso mais procurado é o de medicina: 56,27 alunos por vaga. Maria Vitória Andrade Rocha Alves, 18 anos, deu mais ênfase, nos últimos meses, para as disciplinas em que tinha mais dificuldade para absorver o conteúdo, como redação. ;Tenho mais facilidade com exatas e biologia. Por isso, tive de estudar as outras áreas que não domino. Para ingressar no curso, é preciso ter ótimo domínio das disciplinas;, analisou a moradora do Riacho Fundo 1.

Daniela Zhu Ye, 18, concorre pelo segundo curso mais disputado: psicologia, com 29,88 es tudantes por vaga. ;Escolhi o curso pelo envolvimento social, que visa a ajudar o próximo e acolhê-lo, seja nos momentos bons, seja nos ruins;, disse. Para hoje, a descendente de chineses tomará cuidado para que a ansiedade não a atrapalhe, como em outras etapas. ;Na segunda prova, fiquei muito nervosa. Isso me prejudicou muito. Então, vou tomar um chá de camomila e não deixar os sentimentos me dominarem;, afirmou.

O professor de matemática Wisner Freitas afirma que, para um bom desempenho, é preciso controle emocional. ;A adolescência é uma época em que estamos tomados por muitos sentimentos. Contudo, não se pode deixar levar pela emoção. No momento da prova é preciso ter tranquilidade e autoconfiança;, disse.

Washington Neto também acredita que a calma é aliada para resolver a prova. ;Não adianta se desesperar se não entendeu alguma pergunta. O mais aconselhável é começar pelas questões em que aluno tem mais facilidade e seguir o fluxo. É importante não chutar as respostas. Isso diminui as chances de um bom desempenho;, acrescentou o professor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação