Trabalho e Formacao

Provas do PAS deste domingo começam no horário previsto, sem transtornos

No câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, alguns estudantes chegaram pouco antes do fechamento dos portões, mas ninguém perdeu a prova por conta do horário

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 09/12/2018 13:54
No câmpus Darcy Riberio, maioria dos candidatos chegou com antecedência
Mais de 56 mil estudantes fazem, neste domingo (9/12), as provas das três etapas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). A avaliação começou às 13h15 deste domingo, com duração programada de cinco horas. Medicina, psicologia e direito são os cursos mais concorridos.

No câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, não houve atrasos, com grande parte dos alunos chegando antes das 12h, horário de abertura dos portões. Cerca de cinco estudantes apenas chegaram nos minutos finais antes do fechamento dos portões, o que ocorreu às 13h10. Segundo a assessoria da UnB, a tolerância de 10 minutos serve como um "ajuste de relógio", para que todos os locais começassem as avaliações no mesmo horário.

[SAIBAMAIS]Antes da prova, os estudantes aguardavam com canetas e garrafas d;água em mãos, conversando em grupos. Luana Noriega, 16 anos, contou que saiu de Sobradinho às 10h50 para não correr o risco de se atrasar. "Não queria que nada desse errado e me antecipei à chegada. Assim, não perco a prova e posso conversar com meus amigos e desejar boa sorte", contou a aluna do Leonardo da Vinci que faz a primeira etapa este ano.

Ela encontrou na entrada a amiga Maria Cecília Gonçalves Rocha, 16. A adolescente se dizia nervosa, mas confiante. "Eu me preparei o ano inteiro para a avaliação. Por isso, espero tirar uma boa nota" disse a moradora do Grande Colorado que deseja cursar odontologia quando terminar o ensino médio.

Caio Pacheco, 15, saiu do Noroeste com os pais e chegou por volta das 12h15 para encontrar as amigas Maria e Luana. "Assim, podemos conversar um pouco. Quero me sair bem e, por isso, estou tentando não ficar tão nervoso. Não quero ter um baixo rendimento", alegou.


De longe

A qualidade de ensino oferecido pela UnB faz com que muitos alunos venham de longe para participar do programa de avaliação por etapas. É o caso de Lais Ferreira Paes, 16, que mora em Porto Velho e veio da capital de Roraima para participar da primeira etapa, sonhando com uma vaga em medicina, daqui a três anos.

"A UnB é uma melhores instituições de ensino do país, sobretudo no curso de medicina. Como a concorrência é extremamente alta, me preparei desde o começo do ano, com uma rotina de estudos rigorosa", garantiu a estudante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação