Trabalho e Formacao

O que a Bíblia ensina sobre carreira?

Para pastor que trabalha como contador, as lições são várias e muito valiosas. Por isso, acaba de publicar livro inspirado nas Escrituras. Segundo ele, o segredo para o sucesso profissional é se autorresponsabilizar, falar sempre a verdade e respeitar aqueles que estão abaixo ou acima na hierarquia das empresas

Felipe de Oliveira Moura*
postado em 16/12/2018 15:13
A Bíblia Sagrada é a obra mais vendida de todos os tempos e responsável por ditar regras de fé de bilhões de pessoas pelo mundo. Há quem acredite que o texto milenar tem mais a ensinar do que isso: afinal, os 66 livros bíblicos falam, além de religião, de política, economia, propriedade, moral, costumes, relações de trabalho e êxito profissional. Foi o que percebeu o engenheiro agrônomo, contador e pastor Rodney Betetto, 58 anos. O paulistano acaba de lançar o livro Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho. Composto por 52 capítulos, o exemplar trata de temas como empreendedorismo, comunicação, trabalho em equipe, planejamento, organização e disciplina, além de sustentabilidade, resiliência e empregabilidade. Contador na Cocal, empresa que transforma a cana-de-açúcar em produtos como açúcar e álcool, ele nunca teve a intenção de publicar um livro sobre carreira baseado na Bíblia, mas a ideia ganhou forma com a repercussão positiva das devocionais que compartilhava com os colegas de trabalho.
Para pastor que trabalha como contador, as lições são várias e muito valiosas. Por isso, acaba de publicar livro inspirado nas Escrituras. Segundo ele, o segredo para o sucesso profissional é se autorresponsabilizar, falar sempre a verdade e respeitar aqueles que estão abaixo ou acima na hierarquia das empresas

;Desde 2013, escrevo alguns devocionais diários que mando para boa parte dos membros da empresa e até gente de fora. Textos para ler em cinco minutos, coisa rápida. Mas isso foi se multiplicando. Algumas pessoas que liam com frequência todos os dias gostaram tanto que disseram: ;Você tem de fazer alguma coisa;. Aí surgiu a ideia do livro;, conta. Há dois anos o pastor pelo Seminário Teológico Batista de Assis resolveu acatar os pedidos dos leitores das devocionais e resolveu reunir o material e procurar uma editora que quisesse publicá-lo em uma única obra. O autor falou com o Correio Braziliense sobre como as Escrituras tratam carreira e relações entre empregados e patrões. Segundo ele, algumas das orientações são buscar sempre a verdade e não ter pena de si mesmo.

Como se destacar no mercado de trabalho tendo a Bíblia como manual?
As empresas, de modo geral, procuram, com seus colaboradores, formar uma visão daquilo que querem, detalhar uma missão a cumprir e cultivar valores. Para isso, os funcionários e gestores se sentam juntos e discutem quais são os princípios da organização. A Bíblia é riquíssima em passar isso para a gente. Se você quer ter uma visão positiva, uma missão e compartilhar com outras pessoas os valores fundamentais para uma sociedade produtiva e bem- alinhada, busque a Bíblia.

Quais personagens bíblicos ensinam sobre carreira e trabalho?
Podemos aprender muito com algumas personalidades. Por exemplo, o caso de José no Egito, em ;Gênesis;. Ele cresceu sendo perseguido pelos irmãos, foi preso por eles e vendido como escravo. José começa do zero dentro da prisão no Egito e dali acaba se tornando um grande governante. Acompanhando a carreira dele, você vê muitas coisas que servem para nós hoje: a maneira como agiu sem desistir, caminhando para a frente e como dependeu de Deus. Outros dois personagens importantes são Josué e Calebe. Eles andavam com Moisés e se destacavam do resto do povo, porque viam no líder algo importante, buscavam as melhores qualidades do chefe e, com isso, esses dois se destacaram e foram os únicos de todo aquele povo que seguiu Moisés desde o Egito que conseguiram entrar na terra prometida. Depois, tornaram-se grandes conquistadores.

Por que a escolha de dividir o livro em 52 capítulos?
É uma forma de organização que sugere que a pessoa estude um capítulo do livro por semana. Os capítulos são independentes, o que quer dizer que não necessariamente são continuações um do outro, mas que podem se completar, reforçar e enfatizar vários aspectos. Muita coisa que a gente aprende com a Bíblia é aplicável no dia a dia. O desafio é torná-la algo prático. Vivenciei isso no ambiente de trabalho, sobre como me comportar com gestores e colegas de trabalho.

O título do capítulo 36 é ;Saiba liderar e ser liderado;. Qual deve ser a postura de um gestor e de um empregado?
A palavra-chave para o funcionário é respeito. Ele deve respeitar as hierarquias, tratar bem todas as pessoas que estão acima dele. Quem é patrão tem de aprender a conviver respeitando e valorizando o trabalho dos subordinados. Creio que é uma via de mão dupla. Tem gente que não entende porque o gestor deve se preocupar em valorizar o empregado. Acha que o funcionário pode começar a exceder na intimidade ou querer ultrapassar o âmbito profissional, mas cabe ao trabalhador aprender a respeitar os limites.

;Jamais tenha pena de si mesmo; é o tema do quinto capítulo. Como o coitadismo é condenado?
Os espias de Israel entraram na terra de Canaã para observá-la e voltaram para o deserto achando que não tinham condições de conquistá-la. Diziam que eram muito menores que os gigantes que habitavam-na, com isso, acabaram sendo destruídos. A própria comiseração deles e o fato de se acharem insignificantes impediu que entrassem na terra prometida. Mas Josué e Calebe tinham fé em Deus e entraram naquele lugar. Se a gente começar a olhar muito para a nossa insignificância, nossos erros e dizer ;não consigo ir para frente, não levo jeito para isso;, nada vai mudar. Há poder nas nossas palavras. Aquilo que você fala acontece. Se diz que não é capaz, você não conseguirá mesmo. Temos de aprender a suplantar as nossas limitações, confiando em Deus, deixando Ele agir na nossa vida de maneira que nos capacite a fazer o que está proposto no trabalho também.

Pode parecer óbvio em se tratando de um princípio bíblico, mas por que o senhor intitulou o capítulo 20 de ;Tenha ompromisso com a verdade;?
A verdade é fundamental. Existem algumas situações da vida profissional em que, a depender do cargo, a pessoa é coagida com o discurso de: ;Tem de passar por cima disso, omitir alguma verdade ou usar de alguns artifícios para poder sobressair;, mas, se a gente se mantiver íntegro, sem se sujeitar a mentiras, as pessoas começam a nos respeitar no trabalho. Agir com integridade pode gerar um bom ambiente, mostrando que é possível agir por caminhos corretos e alcançar bons resultados também. A Bíblia tem vários exemplos de pessoas que seguiram a verdade e se deram bem. A mentira não compensa, não pode sobressair. Quem semeia mentira, em algum momento, será enganado.

Leia!

Para pastor que trabalha como contador, as lições são várias e muito valiosas. Por isso, acaba de publicar livro inspirado nas Escrituras. Segundo ele, o segredo para o sucesso profissional é se autorresponsabilizar, falar sempre a verdade e respeitar aqueles que estão abaixo ou acima na hierarquia das empresas


Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho ; Como os ensinamentos bíblicos podem ajudar você a vencer todos os desafios profissionais
Autor: Rodney Betetto
Editora: Mundo Cristão
160 páginas
R$ 29,90 (versão impressa);
R$ 20,90 (e-book)




*Estagiário sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação