Trabalho e Formacao

O que você quer em 2019? Confira dicas para estabelecer metas e cumpri-las

Mudar de emprego ou conseguir um, ser promovido, ganhar mais, passar em concurso público... Seja qual for seu objetivo, apenas desejar não adianta. O mais importante é traçar alvos palpáveis, além de estabelecer o passo a passo para chegar lá. Manter o foco é a saída para não chegar ao fim de de mais um ano, mais uma vez, sem ter cumprido nada

Thays Martins
postado em 30/12/2018 13:32
Hora de (re)pensar a carreira

Vêm aí 365 novas oportunidades. É assim que um novo ano deve ser encarado. Pode ser clichê, mas os profissionais que levarem a afirmação a sério têm mais chances de controlar melhor o tempo e as próprias ações a fim de alcançar metas. Os últimos dois dias de 2018 são uma ótima ocasião para (re)pensar a carreira e traçar objetivos. No entanto, é importante ter foco para não chegar ao fim de 2019, mais uma vez, sem cumprir o que planejou. Traçar metas corretamente e saber como cumpri-las foi a receita do sucesso de Jéssica Bueno, 38 anos. Depois de 10 anos como servidora da Caixa Econômica Federal, ela resolveu largar tudo e virar consultora de imagem na empresa que abriu com uma sócia, a Moving Gestão da Imagem e Reputação.
Jéssica largou o emprego para abrir a própria empresa: para isso, foi necessário planejamento
;Eu sabia que poderia fazer muito mais pelos outros. Tentei mudar de área mas, por causa das reestruturações, as vagas foram congeladas. Foi aí que coloquei todo o gás que podia e, em cinco meses, eu me estruturei e consegui sair.; Ela explica como foram os primeiros passos para isso. ;Cumpri minhas metas com muito foco e fazendo escolhas necessárias. Muitas vezes, deixei de sair e aproveitar os amigos e a família, trabalhei muito;, conta. O investimento, porém, valeu a pena. ;Mudei de mentalidade, aprendi a vender e triplicamos o faturamento de 2017 nos cinco primeiros meses deste ano. Então, em maio, decidi que já estávamos no momento certo de me dedicar somente à Moving;, esclarece.

Estabeleça alvos

Aline Marra, master coach
De acordo com Aline Marra, master coach e master trainer da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis), para traçar metas que sejam alcançáveis, é preciso, antes de tudo, que elas estejam bem delimitadas. ;Meu cérebro só entende o que é preciso e claro. Não adianta querer ganhar mais dinheiro, tem que determinar quanto a mais deseja ganhar;, exemplifica. Com objetivos traçados, é hora de fazer acontecer. ;Tem que traçar um passo a passo de como realizar essas ações.; Mas atenção: ;O maior erro é estabelecer tarefas como se fossem meta;. Por exemplo, ler livros ou fazer cursos não podem ser considerados metas, mas, sim, passos para alcançar determinada meta ; por exemplo: ser um profissional melhor, ser promovido a gerente, ganhar R$ 1.000 a mais por mês.
A gestora de recursos humanos pela Universidade Anhembi Morumbi Deise Gomes enfatiza a importância de ser específico nos objetivos propostos. ;É muito normal as pessoas listarem o que querem e não conseguirem concretizar aquilo. Isso porque não estabelecem prioridades. Querem fazer várias coisas: uma pós-graduação, viajar, arrumar um emprego.
Um dos pontos principais é ter clareza e priorizar algo;, diz. Outro passo necessário é não estabelecer metas que dependam de outras pessoas para serem realizadas. ;Pense: quanto esse objetivo depende de mim numa escala de zero a 10? Se precisa de eventos externos para acontecer, será necessária uma estratégia mais potente. Então é melhor dar prioridade para o que só depende de si e estabelecer prazos. Até quando quero ter um emprego novo?;, exemplifica. ;Caso contrário, chega o fim do ano mais uma vez e, novamente, os planos estarão só no papel.;

Quando a meta é arranjar emprego

O cabeleireiro Alessandro busca recolocação

Com mais de 13 milhões de desempregados e um novo governo iniciando seus trabalhos, há muita expectativa e especulação com relação aos próximos 12 meses. O cabeleireiro Alessandro Cantionilo, 33 anos, engrossa há um ano o volume de pessoas em busca de emprego. Por isso, a principal meta dele já está traçada há tempos: retornar ao mercado de trabalho. ;O número de desempregados é muito grande, mas a minha expectativa para este ano é de grande mudança;, diz. Ele garante estar bem preparado para seleções. ;Sou um ótimo profissional. Consigo exercer muito bem várias funções;, afirma.

A boa notícia é que bons ventos são esperados, na avaliação de Rodrigo Vianna, CEO da empresa de recrutamento Mappit. Segundo ele, as perspectivas para o mercado de trabalho em 2019 são positivas. ;Estamos saindo de um momento muito complicado. Há uma luz no fim do túnel. Não dá para saber ao certo, mas há uma expectativa de que seja um ano melhor;, observa. Caso a economia realmente melhore, ele destaca que, além da geração de empregos, o cenário fica mais propício para empreendedores, por exemplo.

Há vagas

Para a gestora pedagógica do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), Nancy Sert, o fim de ano é uma excelente hora para pensar em mudanças. Isso porque, naturalmente, as pessoas já tendem a fazer resoluções nesse período. ;É uma época em que se faz uma retrospectiva pessoal e profissional de tudo na vida;, destaca. Deise Gomes, gerente executiva da Thomas Case & Associados, empresa de consultoria de gestão de carreiras e RH, destaca que há, sim, oportunidades de emprego abertas também no início de janeiro (então, não tem essa história de que o ano só começa após o carnaval).

;Escutamos dizer que o mercado para e, claro, diminuem os processos seletivos na última quinzena de dezembro e na primeira de janeiro, mas isso não significa que não existam oportunidades. Só é preciso estar atento.; Nancy ressalta que há diversas chances que aparecem exatamente neste período. ;A economia dá uma aquecida, favorecendo quem está em busca de recolocação. Este é um período no qual as ofertas de emprego tendem a aumentar. Muitos são temporários. Mas, dependendo do desempenho da pessoa, ela consegue ser efetivada;, afirma.

Mãos à obra

Deise Gomes, gerente executiva de uma consultoria de RH

Para quem está à procura de emprego, Deise Gomes diz que é preciso estar por dentro das notícias. ;É importante saber como está o mercado de trabalho e como a política impacta o cenário laboral. É o tipo de informação que se consegue acompanhando veículos de comunicação;, sugere. ;Depois disso, é preciso fazer uma análise profunda do seu perfil, identificar o que você tem de diferencial e de fraqueza. Preciso ter clareza de como vou me vender;, afirma. Além disso, ela ressalta que é preciso fazer contatos. ;Tem várias ferramentas disponíveis, como o LinkedIn, que é uma rede social bem orientada para a carreira;, aconselha.
Rodrigo Vianna, CEO de empresa de recrutamento
;É preciso estar atento às possibilidades, e a internet proporciona isso. Mantenha sempre o currículo e o perfil no LinkedIn atualizados;, concorda Rodrigo Vianna, administrador pela Fundação Álvares Penteado. No caso de a pessoa querer se arriscar em uma nova área, ele recomenda pensar bem. ;Não tem uma regra. A saída é estar atento às possibilidades. Pergunte-se: por que estou saindo de onde estou? Será que já explorou todos os aspectos daquele setor? E aí, sim, veja se realmente está pronto para isso;, ensina. ;Tem muita gente que pede demissão e depois volta atrás. O motivo? Falta de certeza antes de partir para a outra;, completa.
Nancy Sert, gestora Nancy Sert, gestora pedagógica
Para Nancy, é preciso, nesses casos, olhar para si mesmo. ;Se você está se sentindo desmotivado e sem prazer no que faz, é um sinal de alerta para ir atrás de outra profissão. Depois, olhe o mercado;, explica. A especialista em gestão de pessoas destaca, ainda, que o mais importante é estar bem preparado para o que se almeja. ;Muitas vezes, as vagas não são preenchidas por falta de mão de obra capacitada;, afirma. Por isso, ela ressalta a importância de sempre estudar. ;Aconselho as pessoas a buscarem treinamentos. Não se acomode. O mercado muda muito rápido;, enfatiza. Para se especializar, Aline destaca que não necessariamente é preciso gastar dinheiro.

;É necessário se capacitar. Tem muitos cursos on-line e gratuitos, além de livros excelentes. Invista em si mesmo e em conhecimento, mas dentro das suas capacidades financeiras;, indica. Também é preciso saber se apresentar, garante Aline. ;Não se prepare somente para a vaga, mas para o processo seletivo, a entrevista e as dinâmicas de grupo. Mantenha o currículo atualizado e de forma atrativa, porque esse é o primeiro contato do empregador. Se tiver erros de português, informações a mais ou a menos, você pode acabar descartado por isso. Aí, a sua capacitação não adiantará de nada;, enfatiza. No fim, a dica principal, de acordo com Aline, é: ;Se você quer um ano extraordinário, seja uma pessoa extraordinária, então tenha em mente que você sempre pode ser melhor;.


Guia para traçar planos

A meta precisa ser...
; Específica. Qual o cargo pretendido? Qual a empresa? Qual caminho trilhar?
; Positiva. Deve ser aquilo que se quer e não o que não se quer.
; Mensurável. Tem que ter dia e hora para acontecer.
; Sustentável. Pergunte-se: esse objetivo faz bem para mim e para quem está ao meu redor?
; Controlável. Ou seja, você tem de estar no controle para alcançar aquilo: não adianta estabelecer como alvo algo para outros serem os responsáveis pela realização.
Fonte: Aline Marra

*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação