Trabalho e Formacao

UFRB abre inscrições para estudantes indígenas ou quilombolas

São 41 vagas para 29 cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Eu, Estudante
postado em 25/01/2019 11:49
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrição para o processo seletivo de preenchimento de vagas para estudantes indígenas aldeados ou moradores das comunidades remanescentes dos quilombos, nos cursos de graduação da instituição, para ingresso no semestre letivo 2019.1.
São 41 vagas para 29 cursos de graduação na UFRB
São oferecidas 41 vagas em 29 cursos de graduação da UFRB, distribuídos nos câmpus de Cruz das Almas, Cachoeira, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Santo Amaro. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site da instituição.

Os requisitos para participar do processo seletivo especial são que o candidato seja indígena aldeado ou morador das comunidades remanescentes de quilombos. As comunidades remanescentes de quilombos são apenas aquelas certificadas pela Fundação Cultural Palmares, de acordo com o que prevê o Decreto 4887/03.

O candidato deve ter cursado integralmente o ensino médio em instituição pública de ensino e realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição de 2018.

Aldeados e quilombolas

Para efeito de comprovação de se tratar de estudante indígena aldeado, a UFRB requer a Autodeclaração étnico-racial devidamente assinada a qual se declara indígena; Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por três (três) lideranças reconhecidas pela comunidade; e Declaração emitida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o candidato é indígena aldeado e reside em uma comunidade indígena.

Seleção e Resultados

O processo seletivo será constituído em etapa única com a utilização das médias aritméticas das notas obtidas nas provas do Enem 2018, a ser disponibilizado pelo Inep/MEC.

As provas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Redação terão peso um. Será considerado eliminado o candidato que obteve nota zero na prova de redação, ou em qualquer outra prova, ou que não tenha participado do Enem 2018.

O resultado será divulgado na ordem decrescente das médias aritméticas do Enem 2018 por curso, e o candidato será classificado por meio dos critérios de primeira opção de curso e nota, respectivamente. Havendo empate na média aritmética terá preferência o candidato que tiver maior idade.

Veja o edital completo e acompanhe o processo seletivo no site.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação