Trabalho e Formacao

Confira a lista de aprovados na UnB, na Escs e no IFB pelo Sisu

Os candidatos de outras instituições podem conferir o resultado pelo site ou pelo aplicativo do sistema

Neyrilene Costa*, Ana Paula Lisboa
postado em 28/01/2019 09:03

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está disponível para consulta. Os candidatos podem conferir os resultados pela internet e pelo aplicativo do Sisu. Nesta edição, o Sisu teve 1.823.871 inscritos e 3.492.751 inscrições, já que cada pessoa podia escolher duas opções de curso. O total de inscritos corresponde a 51% do montante de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e estavam habilitados a participar da seleção. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o percentual é compatível com a média das edições anteriores.

Confira, em primeira mão, a lista de aprovados nas três instituições do DF que ofereceram vagas pelo Sisu:

*Observação: as listas foram elaboradas pela equipe do Eu, Estudante levando em conta dos dados liberados no site do Sisu. Os nomes não passaram por auditoria das instituições de ensino a que se destinam as vagas.

Confira a agenda do calouro do Sisu.

Eu passei!

João Victor passou para filosofia na UnB e se mantém atualizado sobre educação acompanhando o site Eu, EstudanteMorador de Taguatinga, João Victor Azevedo Cavalheiro, 22 anos, conseguiu uma vaga no curso de filosofia da UnB, com uma pontuação de 637,77 pontos. Ele se preparou para o Enem estudando sozinho, em casa. "Eu me dedicava cinco horas por dia aos estudos, de segunda a sexta. Tudo por meio de muitas apostilas que meus amigos me deram de cursinhos. Também aproveitei muitas videoaulas no YouTube. O que me ajudou muito no direcionamento dos estudos foi o programa Hora do Enem, que passa no Canal TV Escola", relata.

O jovem sempre quis ser professor. "Porque eu sempre gostei de conversar e debater", explica. "Com o tempo, percebi que também gostava de aprender com os outros e, ao mesmo tempo, transmitir experiência e conhecimento. Vi que era meu dom", comenta. João concluiu o ensino médio no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (Cemeb), em 2014. No ano seguinte, passou para matemática, também na UnB. "Na época, optei em ir para seminário teológico em Brasília e no Rio de Janeiro e só voltei para casa no ano passado. Então, percebi que o sacerdócio não era minha real vocação", explica.

Apesar da rotina de estudos, o jovem não abre mão do lazer. "A dica que deixo é ter foco nos estudos sem deixar de lado o lazer e a qualidade de vida. Bons estudos ligados a uma mente leve e a um corpo saudável são essenciais, principalmente, para não ser vencido pelo cansaço nos dias da prova." João Victor também agradeceu ao Eu, Estudante pela ajuda, ao prestar informações atualizadas e confiáveis sobre educação. "Vocês sempre me ajudaram muito com as datas e os passo a passo do Sisu", agradece. Ele também se manifestou no Twtitter sobre o site:

[VIDEO1]

Chances no DF

Nesta edição, o Sisu ofereceu 235 mil vagas em instituições públicas de todo o país. Três instituições do DF ofereceram 3.180 vagas no total pelo sistema: a Universidade de Brasília (UnB), a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e o Instituto Federal de Brasília (IFB).

Fique de olho no calendário das instituições de ensino para efetuar sua matrícula
[SAIBAMAIS]

Passou? Não perca a matrícula

Os aprovados no Sisu precisarão se matricular nas instituições de ensino para onde foram selecionados entre quarta-feira (30) e a próxima segunda (4) para garantir a vaga.

Não passou? Entre na lista de espera

Quem não passou no Sisu poderá manifestar interesse na lista de espera entre terça-feira (29) e 5 de fevereiro. A convocação dos candidatos em lista de espera deve ocorrer a partir de 7 de fevereiro.


Nesta edição, o Sisu trouxe nova regra com relação à lista de espera. Quem for selecionado na primeira chamada do Sisu, seja para a primeira opção de curso, seja para a segunda, não poderá se candidatar às vagas remanescentes.


Somente candidatos não selecionados poderão concorrer ; e eles poderão optar entre a primeira e a segunda opções de curso ao entrar na lista.

A importância do Enem

Para participar tanto do Sisu quanto do ProUni e do Fies, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018. Também é requisito não ter tirado zero na redação do exame.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação