Trabalho e Formacao

Estudantes relatam problemas na confirmação da lista do Sisu

Problema foi enfrentado pelos candidatos que escolheram apenas uma opção de curso durante a inscrição no Sistema Sisu na manhã desta terça-feira (29)

Eduarda Esposito*
postado em 29/01/2019 15:42

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) voltou a ter problemas nesta terça-feira (29) quando o prazo para confirmação da lista de espera começou. Estudantes de todo o país que escolheram apenas uma opção de curso durante a inscrição no sistema relataram problemas ao tentar confirmar a adesão à lista. A reclamação dos candidatos era de que não aparecia a opção para confirmar a entrada na lista. O período para a confirmação vai até 5 de fevereiro, entretanto este problema gerou preocupações aos estudantes.
A opção de confirmação não aparecia para Faruk
Cleia Aparecida de Lima, 43 anos, é mãe de Faruk Lima Santos Abder Rahaman Mohd Yasin, 17, que não conseguiu fazer a confirmação da lista pela manhã. De acordo com os dois, ao abrir o sistema a opção não aparecia, a imagem que eles tinham não era a mesma indicada pelo site oficial do Sisu.

"Quando entrei hoje cedo para fazer a confirmação simplesmente o Sisu não me deu esse tipo de opção", explica Cleia. "A lista de espera não estava disponível pra quem selecionou apenas uma opção, mas agora no período da tarde o problema foi resolvido", confirma Faruk.
O site do Sisu mostrava onde deveria aparecer a opção de confirmação da lista
Mesmo com o problema resolvido, candidatos de todo o país, que também se inscreveram em apenas um curso, ao notarem o que estava acontecendo foram até a página do Facebook do Ministério da Educação (MEC) e pediram explicações sobre o problema pelos comentários da publicação onde o órgão informava o início do período de confirmação da lista de espera.
Reclamação de estudantes sobre o problema na hora de confirmar a lista de espera
O estudante Jean Carlo de Oliveira, 22 , do Paraná, também não encontrou a opção de confirmação da lista. O estudante que deseja uma vaga para o curso de alimentos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conta que passou pela mesma dificuldade de muitos outros candidatos. "Quando fui realizar a inscrição percebi que não estava disponível, acessei a página do MEC quando notei que varias pessoas passavam pelo mesmo problema", relata o jovem.

Regularização do sistema para a confirmação da lista

Depois de várias reclamações sem respostas, o sistema do Sisu foi regularizado e os estudantes que escolheram apenas uma opção de curso conseguem agora fazer a confirmação da lista de espera. O MEC até o momento da reportagem, não se pronunciou sobre o caso esclarecendo o que de fato aconteceu.

O sistema normalizou na tarde desta terça-feira (29) após várias reclamações

*Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação