Trabalho e Formacao

ProUni abre inscrições nesta quinta-feira (31)

A consulta de bolsas e instituições de ensino participantes já está disponível

Eu, Estudante
postado em 30/01/2019 13:53
O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre inscrições para o processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2019. Os candidatos podem se inscrever entre 31 de janeiro a 3 de fevereiro e poderão ser feitas por meio do site. Com relação ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), as inscrições ocorrerão entre 7 e 14 de fevereiro, com o registro terminando às 23h59.
O programa é uma oportunidade de alunos ganharem descontos em faculdades particulares. As bolsas podem ser de dois tipos, dependendo da renda do candidato: bolsa integral (100%, cobrindo o valor total das mensalidades) e parcial (são de 50%, garantindo metade do valor das mensalidades).
Estudantes tem até 3 de fevereiro para fazer as inscrições
Nesta edição, são ofertadas o maio número de bolsas da história do programa desde a criação em 2005. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) são 243.888 bolsas, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais distribuídas em 1.239 instituições de educação superior em todo o país.
[SAIBAMAIS]

Também está disponível a consulta de bolsas e instituições no site do ProUni. Os estudantes podem conferir antes das inscrições as vagas que desejam concorrer. Para disputar as bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. E para as parciais (50%), a renda mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Quem pode se inscrever?

Podem concorrer a uma das bolsas, o candidato não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente à edição de 2018; tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou na instituição particular, de modo que tenha sido bolsista integral na respectiva instituição; seja pessoa com deficiência; ou professor da rede pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica.

Resultados

A lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no site, nas seguintes datas: primeira chamada: 6 de fevereiro de 2019; e segunda chamada: 20 de fevereiro de 2019

Lista de espera

O candidato que não for convocado em primeira ou segunda chamada tem a opção de participar da lista de espera. O mesmo deverá manifestar interesse por meio do site do ProUni, entre os dias 7 e 8 de março de 2019. A lista de espera estará disponível no Sisprouni para consulta em 11 de março de 2019.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação