Trabalho e Formacao

Inscrições para o Fies terminam nesta quinta-feira (14)

Além das 100 mil vagas para alunos com renda familiar de até salários mínimos, o programa oferece 450 mil vagas no P-Fies

Eu, Estudante
postado em 07/02/2019 11:04
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Ministério da Educação estão abertas até 14 de fevereiro. São 100 mil vagas, para alunos cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse três salários mínimos. O programa destina, ainda, aproximadamente 450 mil vagas ao P-Fies para estudantes cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda cinco salários mínimos.
Mãos de aluno em um livro
Qualquer estudante que tenha feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 pode requerer o financiamento, desde que tenha feito, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do exame e não tenha zerado a redação.
Em 2019, os interessados em obter financiamento estudantil pelo Fies podem contar com a garantia de percentual de financiamento mínimo de 50% do curso escolhido, desde que o limite financiável não passe de R$ 42.983,70 por semestre.
[VIDEO1]
O aluno que fez o Enem e atende aos pré-requisitos precisa acessar a página oficial do Fies e fazer o cadastro, informando o número de CPF, data de nascimento, e-mail e senha. Ele receberá no e-mail com o link para ativação do cadastro. Uma vez ativado o cadastro, o aluno deve acessar o sistema, preencher os dados requeridos e indicar até três opções de cursos dentre aqueles disponíveis.

Em 25 de fevereiro, será divulgado o resultado dos candidatos pré-selecionados nas modalidades Fies e P-Fies.
Os estudantes pré-selecionados na modalidade Fies deverão acessar o sistema, no período de 26 de fevereiro a 7 de março, e fazer a complementação das informações, com os dados necessários para a contratação do financiamento estudantil.

Após isso, o estudante terá cinco dias para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição na qual foi pré-selecionado. A partir do terceiro dia útil após a validação da inscrição pela CPSA, o aluno deve se dirigir ao banco para contratação do financiamento. No caso do Fies, somente a Caixa Econômica Federal está apta a formalizar o financiamento.

No P-Fies, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à CPSA da instituição para validação das informações prestadas na inscrição. Em seguida, deverá formalizar a contratação do financiamento junto às instituições financeiras participantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação