Neyrilene Costa*
postado em 11/02/2019 14:00
A Força Aérea Brasileira (FAB) abre inscrições, na quarta-feira (13), para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (EA CFS). Ao todo, são ofertadas 227 vagas para futuros sargentos em mecânica de aeronaves (50), material bélico (13), guarda e segurança (30), equipamento de voo (6) e controle de tráfego (128). Para os três primeiros cargos, podem se inscrever apenas candidatos do sexo masculino. Os demais são abertos a ambos os sexos. As oportunidades são para brasileiros que tenham concluído o ensino médio e que não tenham menos de 17 nem completem 25 anos até 31 de dezembro de 2020.
O certame é composto por provas objetivas (de português, inglês, matemática e física), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico (flexões, corrida e salto horizontal), validação documental e procedimento de heteroidentificação complementar, em que aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos serão avaliados para comprovação da declaração. O concurso reserva 20% das vagas para cotas. O curso é sob regime de internato na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), com duração aproximada de dois anos. Durante a formação, o aluno receberá soldo de R$ 1.066. Após o curso, os estudantes serão promovidos a terceiros-sargentos, com remuneração de R$ 3.825, para atuação em unidades em todo o país.
Física
Na prova objetiva, haverá 96 questões, sendo 24 de cada matéria. Em física, segundo Hilton Chaves, professor da área no Instituto Federal de Brasília (IFB), os conteúdos caem de modo bem distribuído ao longo da prova, e os temas mais recorrentes são relacionados à mecânica: análise dimensional, cinemática, dinâmica e energia. De acordo com ele, é exatamente nesses tópicos que os alunos costumam apresentar dificuldades. ;Por ser um assunto de 1; ano do ensino médio, os estudantes, que desenvolvem diversas habilidades nessa fase da vida, muitas vezes, não têm maturidade suficiente para encarar esse conteúdo com a seriedade e a dedicação necessárias;, observa.
Passado o ensino médio, a dica do professor é superar o medo da disciplina. ;Passe a dominar o básico da linguagem matemática necessária: soma, subtração, multiplicação, divisão. Também deve-se saber o básico de funções e leitura de gráficos. E faça muitos exercícios! Para essa prova, a repetição é fundamental;, indica. ;Busque por videoaulas e materiais na internet. Com isso, ganhará agilidade, compreensão e abstração suficientes para ser bem-sucedido no exame.;
[SAIBAMAIS]
Matemática
;Matemática, em geral, só se supera resolvendo muitas questões.; Essa é a análise de Helder Monteiro, professor da área e de raciocínio lógico do IMP Concursos. Segundo ele, as pessoas sentem muita dificuldade em trigonometria pelo fato de a disciplina envolver ângulos, senos e cossenos. ;Há também uma resistência em análise combinatória e probabilidade por exigir muita interpretação de texto;, completa. O conteúdo do edital aborda assuntos do ensino médio. ;Então, foge da matemática cobrada nos concursos comuns. Nesse caso, eu acharia melhor estudar com os livros do ensino médio. E do nível de seleções, o que se pode aproveitar é análise combinatória e probabilidade;, explica. ;Aqui, o forte é a interpretação de texto. Deve-se saber primeiro se a questão trata de arranjo, combinação ou permutação. Depois, analise todos os dados, veja quais são relevantes e quais podem ser descartados. Observe também se há restrições na questão ou não, para só depois fazer os cálculos;, aconselha.
Português
De acordo com o professor de português do Gran Cursos Online Elias Santana, a parte mais desafiadora da matéria é a de análise sintática. ;Isso porque os demais conteúdos derivam dela. Então, ocorre que o estudante acaba tendo dificuldades em outros conteúdos como pontuação, crase, concordância e regência;, diz. Segundo o professor, o caminho para melhorar é praticar, fazendo exercícios. Santana observa que, para mandar bem em regência verbal, é fundamental que o candidato saiba que ela é a relação do verbo com o complemento.
;Só que existem alguns casos de regência que devem ser memorizados. Como o do verbo assistir. Com certeza, boa parte dos candidatos sabem que a forma correta é assistir ao jogo, em vez de assistir o jogo. Só se sabe disso porque decorou o assunto;, explica. No caso do uso do emprego do sinal indicativo de crase, o professor deixa orientações. ;É importante que o candidato pare de olhar apenas para os acentos e para as regras e passe a analisar o porquê da proposição, do artigo e do pronome. Assim, esse assunto deixa de ser um grande mistério;, complementa o mestre em português.
Inglês
A matéria de língua estrangeira é cobrada em todos os cargos, mas em níveis diferentes. Para os candidatos que optarem pelas vagas de mecânica de aeronaves, material bélico e guarda e segurança, a prova é em nível básico. Para os que escolherem controle de tráfego aéreo, o nível de cobrança é intermediário. Conteúdos comuns a todos os cargos são preposições e phrasal verbs (verbos preposicionados). Segundo o professor da disciplina Roberto Witte, tratam-se de assuntos complicados de estudar. ;Preposição é algo desafiador em qualquer idioma, por conta disso, torna-se difícil o estudo de phrasal verbs também;, elenca. ;Minha sugestão para superar isso é prestar atenção às três proposições mais recorrentes em provas (in, at e on). O in pode ser usado antes de lugares fechados, in the office; o at antes de nomes próprios de instituições comerciais, at Bank of America; e o on antes de dias da semana, on Sunday;, explica.Para estudar phrasal verbs o professor indica pegar listas de verbos de livros e sites livres de inglês na internet. ;Alguns dos que podem cair são: to look at (olhar, analisar), to bring about (causar, fazer acontecer), to look forward to: esperar/aguardar com ansiedade, to run for (concorrer a, tipo ;concorrer à presidência; em uma eleição). Ler tal lista ao longo do dia é minha recomendação para entender e memorizar esse conteúdo;, aconselha ele, que escreveu diversos livros sobre estudo da língua inglesa. ;Leia apostila e livros impressos, tente entender o máximo possível. Depois disso, assista a videoaulas para consolidar o que leu. E sempre escreva, faça anotações e revisões regulares;, finaliza.
O que diz o edital
Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (EA CFS)
Inscrições: entre quarta-feira (13) e 19 de março pelo site ingresso.eear.aer.mil.br
Taxa: R$ 60
Vagas: 227
Salários: R$ 1.066 (aluno) e R$ 3.825 (terceiro-sargento)
Provas: em 2 de junho de 2019
Locais: Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas, Rondônia e Roraima
Passe bem / Física
Em um trecho de uma rodovia, foram instalados conjuntos de cronômetros digitais. Cada conjunto é formado por dois sensores distantes 2 km entre si que registram o horário (hora, minuto e segundo) em que um mesmo veículo, deslocando-se no mesmo sentido, passa por eles. Em um trecho da rodovia no qual a velocidade média permitida é de 100 km/h, um carro a 120 km/h atinge o primeiro de um desses conjuntos exatamente às 15h00min00s. O horário em que esse veículo deve passar pelo segundo sensor de forma a percorrer esse trecho da rodovia exatamente com velocidade média igual a 100 km/h é
a) 15h01min12s
b) 15h00min12s
c) 15h00min02s
d) 15h01min00s
Comentário:
O comando da questão deixa claro que a velocidade média com que o automóvel trafegará entre os dois sensores é de 100km/h. A velocidade média equivale ;àquela velocidade que o móvel teria se estivesse com rapidez constante;. Dessa forma, temos:
Logo, como o automóvel passou pelo primeiro sensor exatamente às 15h00min00s, ele passará pelo segundo sensor às 15h01min12s.
Questão retirada de prova de 2019 da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) de 2018 e comentada pelo professor de física Hilton Chaves
Gabarito: letra A
Dicas de como estudar inglês
- Sempre antecipe o que você for estudar em uma aula (presencial ou videoaula). Não espere chegar à aula para saber do que trata a matéria, estude o que vai ser abordado antes de assistir. O cérebro se sentirá mais à vontade e não perderá o interesse durante a explanação;
- Faça períodos de estudo mais curtos, de 40 minutos a 45 minutos, com intervalos de 10-15 minutos;
- Faça uma breve revisão do que foi estudado durante o dia. Por exemplo, leia um texto ou regra gramatical cinco minutos antes de dormir. Depois, antes de se levantar da cama, leia novamente.
- Durma bem. Um cérebro com sono não aprende. É melhor dormir uma hora a mais do que estudar uma hora a mais quando o cérebro está cansado.
Fonte: Roberto Witte
* Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa