Trabalho e Formacao

Darcy Bicalho é esteticista, por amor, há 65 anos; há 30, é dona de maison

Ela nem pensa em se aposentar, afinal, adora o que faz. Em centro de beleza no Lago Sul, com equipe de 12 pessoas e os dois filhos, recebe cerca de 20 clientes por dia

Ana Paula Lisboa
postado em 03/03/2019 16:44
Aos 78 anos, Darcy Bicalho comemora 65 anos de carreira e 30 como dona de uma maison de beleza que leva o nome dela. ;É uma vida inteira de trabalho, mas bem vivida e posso dizer que valeu a pena em todos os sentidos, no prazer, na satisfação, na alegria, no financeiro, no lado de entender que marcas do tempo são sabedoria;, celebra. A estética sempre foi uma inspiração e uma missão. ;A proposta é fazer a pessoa descobrir a própria autoestima que, às vezes, está escondida atrás de uma celulite boba;, conta. ;Trabalhamos para a pessoa se sentir bem e linda. É muito gratificante ver o resultado e o quanto os clientes são transformados, começam a se abrir, a ficar felizes. E é um efeito cascata: quando a pessoa se sente bem consigo mesma e se ama, todo o resto tende a ficar bem;, percebe.
[VIDEO1]
;É uma delícia acompanhar esses processos, por isso, nunca perdi o ânimo para trabalhar.; Ao longo da trajetória, ela já ouviu de outras pessoas a pergunta: com quantos anos você vai se aposentar? ;E eu respondo: quem disse que eu quero me aposentar? Fazer o que você gosta anda de mãos dadas com o sucesso. Você não deve ter um trabalho porque dá dinheiro: o dinheiro não é causa, é consequência de uma coisa que você fez bem-feito;, afirma. A fidelidade da clientela é motivo de orgulho. ;As pessoas não me deixam mais depois que viram clientes;, aponta. ;Eu já cuidei muito das meninas que participaram do concurso Miss Brasília, que vinham e ficavam seis horas por dia;, conta. Cerca de 90% do público é formado por mulheres. Apesar de os homens serem 10%, estão procurando cada vez mais esse tipo de serviço. ;Eles estão começando a entender que, além de macho, são seres humanos e precisam se cuidar.;


Fã de novidades

A Maison Darcy Bicalho oferece diversos serviços de beleza, especialmente voltados para a pele e para o corpo, como modelagem, lipocavitação e lipomassagem. Por dia, o estabelecimento atende cerca de 20 pessoas. ;O número de procedimentos executados diariamente, porém, é maior porque cada uma faz pelo menos dois;, conta. A empresária não revela o faturamento, mas garante que é compensador. O segredo para esses resultados, ela ensina, envolve, além do amor pelo que faz, a sinceridade e o profissionalismo.
Todos os procedimentos oferecidos não são invasivos e são realizados com auxílio de máquinas. ;Eu gosto muito de um aparelho italiano que faz drenagem no corpo e no rosto e pode ser usado até no pós-cirúrgico, claro, com a liberação do médico;, conta.

;Quando eu era mais nova, eu imaginava que chegaria um dia em que haveria uma máquina na qual entraríamos e sairíamos do outro lado sem gordurinhas. Hoje, é tudo muito diferente, lidamos com alta tecnologia;, aponta. ;Agora, é muito mais fácil e rápido. Tem aparelho em que você pode ter uma sessão a cada três meses, para tirar gordura localizada no abdome, por exemplo. Naquela época, para o tratamento ter efeito, você tinha que ir todo dia. E há tecnologias hoje em dia que trabalham o corpo todo.; Com a mesma alegria que recebe as novidades do setor, Darcy corre atrás de se atualizar. ;Estou sempre buscando conhecimento, indo a congressos. É preciso estudar.; Graças a isso, Darcy acumula mais de 50 certificados. ;Meu primeiro curso de esteticista foi no Rio de Janeiro, nos anos 1980. Depois, fiz em Brasília. Em seguida, participei de formações em Argentina, Portugal, França;, comenta. Ela também coleciona prêmios, como o Qualidade Brasil, de 1998. ;Com essa vontade de crescer, de saber de novidades, eu trouxe o primeiro evento de estética para Brasília, nos anos 1990, no Hotel Nacional;, rememora.
A empresária já ganhou diversos prêmios e certificados na área

Em família

;Digo que minha maison é uma família e já estamos entrando na terceira geração;, destaca. Viúva há nove anos, a goiana conta com uma equipe de 12 pessoas e tem o prazer de trabalhar com os filhos. O primogênito, Fábio Bicalho, é nutricionista, faz atendimentos no local e cuida das obrigações financeiras da empresa. A caçula, Cíntia Bicalho, é formada em direito e se encarrega da parte administrativa.

;Desde crianças, eles me viam trabalhando. O Fábio sempre me ajudou. E a Cíntia ;se encontrou; quando fez o curso de estética;, conta. Darcy tem três netos, de 26, de 20 e de 18 anos. ;Com a mais nova, que está fazendo arquitetura, até brinco que ela vai vir trabalhar comigo, porque eu me considero uma arquiteta de pessoas;, comenta. Mesmo com apoio, a rotina de Darcy é corrida. ;Eu sou uma pessoa que levanta muito cedo. Às 5h, já estou no pedal. Aí, chego a casa, tomo café e venho para clínica às 9h diariamente;, revela. Lá, ela se encarrega da gestão, além de fazer uma avaliação de cada novo cliente. ;É preciso entender os hábitos da pessoa, dar orientações. Às vezes, ela precisa ter acompanhamento de um endocrinologista e de um nutricionista também;, afirma.
Darcy, ao lado do filho, Fábio (de cinza), com parte da equipe

Histórico

Darcy trabalha com estética desde o início da adolescência. ;Aos 13 anos, eu estava à frente do salão de beleza da minha mãe. Éramos quatro irmãs, mas só eu gostava da área, então fazia questão;, explica. No começo, aprendeu a ser manicure e a fazer limpeza de pele nas clientes. Quando a família se mudou para a capital federal, em 1959, ela deu um jeito de continuar ligada à área. ;Depois que minha mãe se casou, viemos para cá, e ela não reabriu salão. Até porque quase não tinha mulher em Brasília naquela época. Então, seria difícil ter cliente;, lembra. Darcy foi trabalhar numa loja de peças para tratores. A fim de continuar atuando em estética, mantinha atividades paralelas: era revendedora de produtos cosméticos e, nos fins de semana, oferecia serviços de manicure e limpeza de pele.

;Eu ia à casa das clientes e fazia, principalmente, pé e mão;, explica. Depois que passou a trabalhar, durante a semana, num banco já extinto, conseguiu mais clientes, pois as colegas se interessaram. ;Até os anos 1980, a beleza era a minha segunda profissão.; A estética se tornou a única atividade depois que Darcy começou a atender freguesas em casa, na 306 Sul. Isso durou cerca de uma década, até ela alugar um espaço no Centro Comercial Gilberto Salomão, onde ficou por quatro anos. O segundo endereço foi uma loja na 403 Norte. ;Foi com muito esforço, mas também muito prazer, trabalhando 18 horas por dia, de domingo a domingo, fazendo um verdadeiro plantão de beleza que eu consegui comprar a sede própria que temos hoje, um andar inteiro no Lago Sul;, relembra.

Saiba mais

Edifício Medical Plaza, SHIS QI 3, Conjunto 4,
Segundo andar ; Lago Sul

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação