Trabalho e Formacao

Gestão nipo-brasileira está por trás da Cristal Presentes

A família Nakanishi já teve frutaria, mercearia, lotérica e, por fim, loja de utilidades domésticas, que encanta

Ana Paula Lisboa
postado em 17/03/2019 16:24
A Cristal Presentes, aberta há cerca de 30 anos, está na segunda geração da gestão familiar. O negócio começou pelas mãos de Ciro Nakanishi, 74 anos, e Aparecida Nakanishi, 73, como uma loja de R$ 1,98 ; estratégia para ficar à frente de comércios que vendiam mercadorias por R$ 1,99. Desde 2016, a responsável pela administração é Tatiana Nakanishi, 38, a filha mais nova do casal, que, seguindo os passos dos pais, trabalha ali com o marido, o administrador Carlos Alberto dos Santos. ;Foi natural continuar no negócio. Nossa família tem muito disso. A gente até brinca que a história se repete. Literalmente, continuamos a mesma jornada. A gente tem o desafio de tocar a Cristal por mais 30 anos;, afirma Tatiana, que é graduada em pedagogia. Com o tempo, o local se consolidou como um estabelecimento de utilidades do lar. Atualmente, os produtos mais vendidos de cozinha e de organização.
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;Com a alta do dólar e dos custos, migramos para produtos de qualidade melhor;, informa. Mas foi por uma questão de respeito a direitos trabalhistas e humanos também. ;O que a gente estimula quando insiste num produto muito barato? A gente não faz ideia das condições em que pessoas estão trabalhando do outro lado do mundo, na China. Hoje, temos mais marcas nacionais do que importadas para ter segurança da cadeia produtiva;, observa. Os resultados são prova de que os ensinamentos que recebeu de herança dos pais e o comando de Tatiana são combinação certeira. Com 23 funcionários e mais de 23 mil variedades de mercadorias, a Cristal Presentes recebe entre 8 mil e 10 mil clientes por mês. O faturamento bruto fica em torno de R$ 400 mil. ;Isso é de família. A gente vai continuar com a loja até a hora que der. A Tatiana está seguindo nossos passos da maneira que deveria;, elogia Dona Cida.

;Ela modifica algumas coisas, mas tem que inovar mesmo.; A matriarca da família atribui o sucesso do negócio à variedade e à persistência. Ciro cita outros elementos dessa receita exitosa. ;Foi muito trabalho e honestidade. A gente não pensava muito no dinheiro, pensava mais na comunidade e em dar conforto para o cliente;, garante. ;Passamos por dificuldades, mas, graças a Deus, estamos com missão cumprida;, comemora Ciro que, volta e meia, vai à Cristal Presentes dar pitaco. ;De vez em quando, a gente dá umas puxadas de orelha, mas a Tatiana nos escuta;, brinca. A outra filha do casal, Karina Nakanishi, é missionária e, quando está na cidade, aproveita para visitar a loja. Afinal, elas cresceram entre as prateleiras e o balcão.

Recomeço

Um dos maiores desafios ao longo da jornada foi quando a Cristal Presentes pegou fogo por causa de um curto-circuito, em 2016. ;O incêndio destruiu tudo, não sobrou nada. Eu já estava com mais de 70 anos e, quando vi a loja toda acabada, pensei: ;eu só não quero que a Cristal acabe em fogo;. E só de isso não ter acontecido, sou muito satisfeito;, conta Ciro. A reconstrução durou cerca de cinco meses. Um ano depois do acidente, Tatiana passou a tocar a loja. ;Depois da reforma, ficou até melhor, deu uma modernizada. Tem cliente que até acha que ficou chique demais;, comenta. ;Meus pais nunca pensaram em desistir por causa do incêndio. A maior inspiração que eles me passam é a dedicação. Eles nunca mediram esforços para o trabalho;, diz Tatiana.
Ciro e Cida, à frente, com as filhas, Tatiana (de preto) e Karina (de verde), e o genro, Carlos, com funcionários
Ciro e Cida começaram a trabalhar entre as quadras 203 e 204 Norte antes mesmo da existência da Cristal Presentes. Paranaenses e com ascendência japonesa, eles se casaram em Brasília em 1974 e passaram a tocar uma frutaria, que depois se tornou uma mercearia. Também chegaram a ter uma casa lotérica. O empreendedorismo começou quase que por acaso. ;Eu trabalhava numa loja de frutas e verduras na 209 Sul e, um dia, o dono me disse: ;eu vou te vender a loja;. Eu respondi que nem tinha como pagar. Mas ele me confiou mesmo assim;, conta Ciro, que se mudou para Brasília em 1973.

O comércio ficava num ponto alugado, e a mudança para a 204 Norte ocorreu quando o proprietário pediu o local de volta. No novo endereço, foi aberta a Mercearia Londrinense, já que os donos são de Londrina (PR). No fim dos anos 1980, o casal estava determinado a mudar de ramo. ;Naquela época, as lojas de R$ 1,99 estavam virando uma febre e eu resolvi abrir uma de R$ 1,98. Por causa de um centavo de diferença, viramos referência;, lembra Ciro. Na época, o pessoal fazia até fila para entrar. Tatiana recorda que o pai fazia questão de dar os dois centavos de troco. ;Ele até ia ao banco para pedir e trocar moedas. O cliente pagava verdadeiramente R$ 1,98;, diz. Em 2001, os empresários mudaram para o outro lado da rua, para a 203 Norte, onde a Cristal Presentes funciona.

;Nós ficávamos no subsolo, e era um sacrifício para o cliente descer lá. Minha esposa, com o pensamento de facilitar para o público, falou para mudarmos. Não interessava se conseguiríamos pagar aluguel em cima ou não, mas precisávamos fazer uma loja mais confortável;, conta Ciro. Essa preocupação com a freguesia em primeiro lugar é marca registrada da gestão Nakanishi, tanto da primeira quanto da segunda geração. ;Se um analista financeiro vissem os preços dos produtos, diria que estavam tendo prejuízo. Mas meus pais não ligavam, o mais importante era ajudar quem vinha à loja;, elogia Tatiana.

;Na época da frutaria, meu pai comprava as frutas no Ceasa e, depois, minha mãe selecionava uma por uma antes de pôr na prateleira, tirava todos as estragadas e amassadas. Essa mesma preocupação persiste até hoje;, diz. ;As pessoas sabem disso e, mesmo quando sabem que não temos um produto, vêm aqui pedir nossa ajuda;, comenta. ;Esse é um diferencial que os clientes percebem. Nosso maior interesse é que eles saiam satisfeitos.; E a preocupação de Tatiana vai além dos aspectos comerciais. Entre as metas dela para o negócio está dar continuidade a projetos sociais, por exemplo, abrindo a loja para promover cursos e conversas sobre temas como saúde mental e prevenção ao suicídio.

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Cristal Presentes
203 Norte, Bloco A, Loja 80

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