Trabalho e Formacao

Você é criativo? Autor propõe 50 perguntas para estimular essa habilidade

Confira entrevista com Paulo Tadeu, que defende que todos podem pensar fora da caixa

Tayanne Silva*
postado em 02/04/2019 14:00
Criatividade é usar a bagagem de conhecimento que se tem para sair do lugar comum, isto é, inventar. A definição é de Paulo Tadeu, que escreveu um livro sobre o assunto. A obra tem formato inovador: trata-se de uma caixinha, recheada de cartas, cada uma com uma pergunta que estimula o leitor a pensar de forma diferente. Por meio de Exercícios de criatividade: 50 desafios para a mente sair do lugar-comum, Paulo Tadeu traz questões como: quais são as 20 semelhanças entre um gato e uma geladeira? Um, dois, três... Já pensou? Os dois têm quatro patas, começam com a letra ;g;, podem ter várias cores, fazem barulhos, entre outras. O objetivo é aprimorar ou despertar a habilidade de pensar fora do usual, que pode estar adormecida.

Na visão do autor, todo mundo é criativo, às vezes, só falta um estímulo para isso. Paulo Tadeu é editor e dono da Matrix Editora. Graduado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, mas sem nunca ter pisado numa redação de jornal, ele preferiu outra área da comunicação: a publicidade. ;Recém-formado, eu imediatamente fui trabalhar na área de propaganda;, conta. O paulista trabalhou em diversas agências de publicidade e foi marqueteiro de Sílvio Santos. Também ministrou aulas sobre questões relacionadas à criatividade e criação na mesma instituição onde se formou, além de outras, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Paulista (Unip).

Qual o objetivo do seu livro-caixinha?
Tenho uma série de produtos nesse formato porque é uma maneira lúdica de se ver um livro. Por não ser um modelo tradicional, é muito mais fácil, pois estimula uma brincadeira! As cartas estão soltas e mais fáceis de se tirar ou passá-las para outra pessoa ler. No meu modo de entender, todo mundo é criativo, mas as pessoas têm uma tendência de achar que são criativos somente os profissionais de artes (músicos, pintores, atores, entre outros). Eu entendo que todo mundo tem essa capacidade, em qualquer atividade.

Você demorou muito para escrever as 50 cartas?
Não. Eu as fiz em uma semana. A criatividade é uma marca do meu trabalho. Sempre fui um cara inconformado e acho outras alternativas para tudo que estou fazendo. Eu trabalhei na área de criação antes de abrir a minha editora. Esse setor me trouxe essa inquietação diária de enfrentar um problema e propor uma solução. O livro-caixinha é uma ferramenta para vencer bloqueios que pode ser usada em escolas, faculdades, redações, dinâmicas em grupo de empresas.

Existe uma resposta certa para cada carta ou qualquer uma está correta?
Na verdade, a questão não é de certo ou errado. Eu diria que quanto mais você pensa, mais fácil fica de responder às cartas. Chega uma hora em que você se libertará de amarras. Você brincará com sua mente e começará a enxergar as coisas de outros pontos de vista. Daqui a pouco, lhe pedirei 100 semelhanças entre um gato e uma geladeira e você irá dizê-las numa boa. Ao fazer os exercícios, dá para perceber os reflexos disso no dia a dia. Por exemplo, na profissão de jornalista, você pode encontrar um jeito novo de fazer perguntas e ter ideias inovadoras de pautas.

Todo mundo nasce criativo ou é uma habilidade que se aprende?
A criatividade é inata. Se você pensar bem, as crianças têm essa capacidade. Quando se deparam com uma caixa de papelão, vão transformá-la em uma casa, vão se enfiar dentro, enfim, inventarão alguma coisa. Isso é uma mostra de que, ao longo do tempo, essa característica acaba sendo bloqueada por uma variedade de motivos. Vamos perdendo-a no decorrer da vida. Se a pessoa disser que não tem criatividade nenhuma, eu perguntaria a ela: ;Quando você era pequena, o que faria com uma caixa de papelão?; Hoje, as empresas buscam pessoas multitalentosas e com multifunções. Nesse contexto, precisamos ser mais abertos e criativos para o mercado de trabalho. A abertura e a criatividade são características que interessam muito aos empregadores. Profissionais que inventam estão conquistando cada vez mais espaço.

Essa capacidade é apenas para quem trabalha com artes?
A reinvenção não é uma habilidade inerente a atividades artísticas, mas, de forma geral, a todas as áreas. A criatividade é cobrada em qualquer setor. Mesmo na área de propaganda, existem pessoas que acham que não necessitam dessa habilidade, mas um engenheiro precisa ser criativo, um médico precisa ser criativo, todos precisam ser criativos. Por exemplo, para ser um empreendedor, você precisa inventar algum produto. Em função dos desafios e da concorrência com outras empresas, é preciso se reinventar todos os dias.

Quais dicas o senhor daria para quem não se diz criativo?
Pessoas criativas são irrequietas e inconformadas. É isso que faz você buscar o novo, o diferente. Sair da zona de conforto é mexer com as emoções. No entanto, algumas pessoas resistem a mudanças, são teimosas, preguiçosas, acomodadas ou talvez tenham medo. Sugiro tentar sair do comum nas pequenas coisas para treinar o cérebro e ampliar os conhecimentos: faça um caminho diferenciado todos os dias para ir ao trabalho ou a uma instituição de ensino, leia muito, até o que não gosta, converse com estranhos e veja muitos filmes.

Palavra de especialista


Dicas para desenvolver a criatividade
Quando éramos crianças, sempre estávamos criando algo. Não perdemos esse potencial depois de adultos, mas precisamos quebrar nosso bloqueio criativo. Albert Einstein dizia que ;criatividade é a inteligência se divertindo;. O mercado valoriza a criatividade em qualquer área. Para se manter ativo profissionalmente, é preciso estimular seu potencial criativo, com referências! Elas são o alimento para a criatividade. Por isso, é importante criar hábitos, o que auxilia a aliviar o cansaço da mente. Você já pensou que a rotina pode diminuir a criatividade? Está comprovado que ela é um dos maiores inimigos dos criativos. Nunca esqueça: é necessário variar as atividades diárias, mesmo que sejam rápidas. Se fizermos tudo igual, vamos conviver com as mesmas pessoas, que tendem a falar das mesmas coisas. A mesma música nos leva às mesmas emoções e assim por diante. É muito fácil viver na rotina, por isso sair dela pode ser dolorido. Buscar novidade produz novas ;sinapses; no nosso cérebro e o contato com o novo nos torna mais inovadores. Alguns pequenos hábitos podem ser experimentados e virar uma experiência agradável. Além de ajudar a melhorar a nossa criatividade. Confira 12 passos para melhorar nesse sentido:

1) FUJA DA ROTINA. Nem que seja em rápidos momentos. Escolha uma mudança por dia. Faça novos caminhos quando for trabalhar ou estudar, tome banho de olhos fechados, fale com um amigo que não vê há muito tempo.

2) DESCANSE A MENTE. Que tal usar o intervalo no trabalho para fazer algo prazeroso? A cada vez que tomar café, faça algo a mais. Escute uma música, ande descalço na grama, escreva algo, desenhe. No ócio, é comum surgirem soluções que não encontramos quando precisamos e ainda de forma muito mais tranquila.

3) SAIBA: NÃO EXISTE CERTO E ERRADO. Tente diversas possibilidades antes de decidir algo definitivo. Nosso cérebro tende a buscar uma resposta rápida e que já conhecemos.

4) LEIA 10 MINUTOS POR DIA. Criatividade e conhecimento andam juntos. Melhor ainda, leia aquilo que não está acostumado a ler. Além de ampliar o conhecimento, você aumenta as possibilidades de fazer algo diferente.

5) CARREGUE BLOCOS DE ANOTAÇÕES. São úteis até no meio da noite. Uma palavra nova ou ideia diferente poderá ser o início de um novo projeto ou solução de algum problema. Mesmo que as anotações sejam desconexas, uma palavra poderá virar um título, tema ou algo que você procurava há muito tempo.

6) EXERCITE A MENTE. Aprender outro idioma, fazer exercícios de raciocínio lógico, como palavras-cruzadas, ativam a mente.

7) TRABALHE EM LUGARES VARIADOS. Está comprovado que os cafés são ótimos ambientes, deixam a pessoa mais conectada, pois estará vendo outras pessoas. Até o simples fato de mudar de sala ou de mesa pode ajudar. Harry Potter nasceu de uma anotação em um guardanapo em uma viagem de trem. Pense nisso!

8) OUÇA SONS PARA CRIAR. Nem sempre uma música conhecida é a melhor opção. Segundos de distração podem atrapalhar seu momento criativo. Sons de ambientes, como os de cafés ou música com idioma desconhecido, são ótimos aliados.

9) CRIE HISTÓRIAS. Muitos filmes e livros começaram a partir de histórias imaginadas para contar para os filhos. Por exemplo J.R.R.Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, criou a história para contá-la aos seus filhos. Mais tarde, o livro se tornaria um sucesso conhecido no mundo inteiro.

10) UTILIZE IDEIAS ANTIGAS. Não pense que só novas ideias funcionam. Anotações feitas no passado, hoje poderão ser usadas com outro olhar e com novas funções.

11) DIVIRTA-SE. Faça atividades a que não esteja acostumado, isso poderá despertar novas ideias. Vá jogar ou assistir a um jogo de futebol, visite feiras, bairros novos... Enfim, descubra sua cidade com olhos de turista.

12) VALORIZE SUAS IDEIAS. Quando precisar criar algo, encare como um novo desafio e, no decorrer do processo, não peça opiniões. Qualquer comentário negativo vai tirá-lo do foco e poderá bloquear sua criatividade.


Tania Buchmann, supervisora do curso de fotografia do Centro Europeu, escola focada em economia criativ

Saiba mais

Confira entrevista com Paulo Tadeu, que defende que todos podem pensar fora da caixa


Exercícios de criatividade:
50 desafios para a mente sair do lugar-comum
Autor: Paulo Tadeu
Editora: Matrix
50 cartas
R$ 34


* Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação