Trabalho e Formacao

Jovens são os que têm mais dificuldade de conseguir emprego

Eles também são os que têm mais facilidade de serem mandados embora. As pessoas de 17 a 24 anos são 41% dos sem trabalho no DF. Nacionalmente, a taxa de desemprego entre eles está em 26%

Thays Martins
postado em 03/04/2019 14:00

Jovem e desempregado

Que o desemprego ainda é um problema latente não restam dúvidas. O número das pessoas sem trabalho voltou a aumentar e passa de 13,1 milhões. Sair dessa situação é um desafio ainda mais difícil se você tem entre 18 e 24 anos. Esse é o cenário revelado por Carta de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo, feito com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), mostra que, enquanto a taxa de desemprego de forma geral está em 11%, entre os jovens, a estatística sobe para 26% ; mais do que o dobro. Eles também são os que têm mais chance de serem despedidos.


No Distrito Federal, a realidade também é grave para os mais novos. Segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), os jovens correspondem a 41% dos 314 mil desempregados. Desse total, 76,9% são negros; e 54% são mulheres. Paulo Adriano de Brito, 24 anos, sente na pele a dificuldade de encontrar trabalho. Formando em relações internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) há dois anos e meio, ele só teve ocupações de curta duração e nunca na área de formação. Há três meses, está sem emprego. ;Acho que quem se formou nos últimos dois anos pegou um vácuo de poucas oportunidades; então, ainda não tem experiência, o que dificulta a contratação;, diz.
Durante a graduação, ele fez estágios, o que acredita ser algo positivo. ;Eu me arrependo de não ter me formado estagiando porque muitos dos meus colegas que estão trabalhando foram efetivados nos próprios estágios. Acaba sendo até mais importante para a formação profissional;, afirma. Para conseguir se destacar e conseguir uma vaga, Paulo agora faz uma segunda graduação em administração, também na UnB. ;É um diferencial para o mercado de trabalho;, explica.
A estudante de pedagogia Mariana Albuquerque, 22 anos, sabe da importância dos estágios para conseguir trabalho após a formatura. No entanto, ela queria trabalhar desde já. No último semestre do curso e fazendo estágio, ela procura emprego desde 2018, mas ainda não conseguiu. ;Eu acho que é pela falta de experiência. Por mais que eu tenha feito estágios, não é a mesma coisa. Depois de tanto tempo procurando, acho que vou apostar no concurso público, mesmo sendo difícil passar;, afirma.

Cenário crítico

Historicamente, o jovem tem mais dificuldade de ingressar no mercado de trabalho. É o que afirma Maria Andréia Lameiras, pesquisadora do Grupo de Conjuntura do Ipea. No entanto, ela observa que, nos últimos tempos, a situação tem se agravado. ;Com a crise, esse distanciamento ficou maior. Piorou para todo mundo, mas piorou mais para os mais novos;, explica. ;A gente estava tendo alguns indicativos de que a situação estava melhor. Mas esse último dado da Pnad mostra que não. A taxa até caiu, mas porque o jovem parou de procurar emprego, não porque houve aumento na empregabilidade;, ressalta. De acordo com Maria Andréia, isso acontece devido à percepção de que não adianta procurar vaga.

O quadro ainda é mais drástico. Os jovens, além de serem os que têm a maior dificuldade para conseguir uma oportunidade, têm a maior probabilidade de serem mandados embora. Esse problema não é nenhuma novidade, já que são eles que têm menos experiência. Países da Europa têm desenvolvido políticas públicas para facilitar o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho e, assim, resolver a questão. De acordo com Luciano Maia, diretor da consultoria Lee Hecht Harrison (LHH) na Região Centro-Oeste, o grande problema é que o nosso país ainda não se recuperou da crise. ;Nossa situação é muito sensível no que diz respeito à empregabilidade. Esse crescimento de 1% na economia é insignificante e irrisório, além de incapaz de absorver os novos ingressantes no mercado de trabalho;, diz.

Além disso, ele explica que a diminuição do desemprego não necessariamente quer dizer que a empregabilidade aumentou, já que muitas pessoas deixam de constar nas estatísticas por terem parado de procurar emprego. Essa avaliação também é feita por João Cosenza, consultor e fundador do Instituto Gestão Consciente. ;A economia ainda não está dando sinais de um crescimento sustentável porque há várias inseguranças;, avalia. Em uma situação de poucas vagas, de acordo com Luciano, a concorrência fica ainda maior. É só observar as recentes filas gigantescas para entregas de currículo. Devido a isso, o empregador acaba por ter mais opções de escolha e pode optar por alguém mais qualificado que, por estar há bastante tempo na busca por uma oportunidade, aceita receber menos do que deveria.

Expectativas rebaixadas

Uma pesquisa feita pela plataforma de recrutamento digital Revelo mostrou que a frequência de recusas de ofertas de emprego por causa de salário é 30% menor entre os millennials (geração Y) em relação às outras gerações. No fim de 2014, 38% das pessoas com ensino superior e idade entre 24 a 35 anos tinham empregos abaixo do seu nível de qualificação. No último trimestre, esse percentual chegou a 44,2%. ;O contratante tem a possibilidade de fazer uma superseleção. Isso faz com que pessoas com muita qualificação aceitem remunerações baixas. E em uma disputa com alguém inexperiente, o veterano ganha na hora;, explica o administrador pela Universidade Católica de Brasília (UCB) Luciano Maia.

Para João, o grande problema está exatamente na falta de qualificação do jovem. ;A questão da educação no Brasil é muito séria. Eu não sinto que as universidades estão formando pessoas atualizadas com o que está acontecendo no mundo. Tem várias profissões para as quais não há pessoas preparadas. Não sei se é a questão da falta de emprego ou a falta de qualificação. Estou achando que são as duas coisas;, aponta o gestor de negócios pelo Ibmec. Dessa forma, há uma barreira para que jovens entrem no mercado de trabalho. E os que conseguem uma vaga ainda têm de lidar com uma maior probabilidade de serem desligados. ;É mais fácil demitir um jovem do que um funcionário que tem tempo de casa, pelo valor da rescisão. Outro ponto: será mantido no quadro o que tiver mais competências e nisso o jovem quase sempre vai perder;, explica Luciano.

;O jovem acaba sendo um dos últimos a entrar na empresa. Então, quando você toma a decisão de demitir é muito mais fácil que seja ele a sair;, acrescenta Maria Andréia Lameiras, do Ipea. Há temor de que o quadro se agrave ainda mais caso a reforma da Previdência seja aprovada. O texto, da forma que está, estimula a contratação de aposentados, com incentivos fiscais. Para João, isso pode até acontecer, mas se o país estiver melhor economicamente, não. ;Você tem um ambiente propício, mas, com o ambiente econômico melhor, gera mais oportunidades, inclusive para os mais novos.; Nessa história, perde o jovem e perde a empresa, já que ter pessoas novas em seu quadro pode trazer inovação e outras vantagens. ;É possível investir na formação dos novatos, o que é muito bom. Tem todo o gás, a vontade de aprender. Mas nem todo gestor tem esse pensamento;, lamenta João.

Como mudar esse cenário?
Em países da Europa, há um diagnóstico de que o jovem está fora do mercado de trabalho por não ter as qualificações exigidas. Assim, muitos têm adotado uma postura de incentivar a formação dessa população. Na Dinamarca, o Sistema Público de Emprego recebe uma notificação quando o jovem está há três meses sem emprego. Após seis meses, ele é encaminhado para algum programa de qualificação. A Alemanha, por sua vez, oferece uma educação profissional paralela à educação básica. No Brasil, as políticas públicas para garantir a empregabilidade dos jovens incluem o Programa Jovem Aprendiz, que beneficia aqueles com idade entre 14 e 24 anos; a Lei de Estágio, que tem como intuito preparar o estudante para a vida profissional com acompanhamento pedagógico; e os programas de trainee. que são regidos pela Consolidação da Leis do Trabalho (CLT), tendo como público-alvo jovens recém-formados.

Chances disputadas
Após o Sindicato dos Comerciários e Prefeitura de São Paulo anunciar a oferta de 6 mil vagas em um mutirão de emprego, milhares de pessoas formaram, por dois dias consecutivos, uma fila enorme no Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo, na última semana. Em Brasília, 2.500 pessoas amanhecem em fila por emprego em restaurante, em Planaltina, depois do anúncio de 100 vagas, também na última semana.

Em busca de uma vaga

Para João Cosenza, o jovem precisa assumir o protagonismo para conseguir uma oportunidade. ;Tem muitos que estão perdidos. Não adianta optar por uma área só porque ela está contratando muito porque ela pode não ser o seu desejo. É preciso conversar com pessoas, investigar as carreiras;, diz. ;Na hora da entrevista, muitas vezes, esses jovens nem pesquisaram sobre a empresa. A mentalidade tem que mudar. Muitos poderiam estar empregados se tivessem vontade de aprender;, enfatiza. Luciano Maia recomenda que, na hora de buscar uma colocação, a pessoa seja mais ativa. ;Os classificados e sites de busca de vaga não são os melhores métodos no cenário em que estamos. O caminho mais recomendado é aquele que antigamente era malvisto: o QI, ou quem indica. A recomendação ainda é a melhor porta;, afirma.

;Não só o mercado deixou de ter preconceito por indicações como passou a valorizá-la, porque é como se ele tivesse um fiador;, compara. ;Para conseguir isso, a busca por bons relacionamentos é importante;, diz. ;Faça um belíssimo currículo, monte sua marca pessoal e vá atrás daquele tio que é empresário, o cunhado que é advogado, o amigo do pai que é diretor de escola, e peça mesmo, na cara de pau;, sugere. ;Tome coragem, diga que está procurando emprego, entregue o currículo e se ofereça como um profissional disponível;, aconselha. Além do cenário complicado, João afirma que essa nova geração tem uma visão diferente de emprego. ;Tem muita informalidade. Muitos jovens querem ser empreendedores;, explica, Por isso, não necessariamente entrarão no mercado formal.
Eles também são os que têm mais facilidade de serem mandados embora. As pessoas de 17 a 24 anos são 41% dos sem trabalho no DF. Nacionalmente, a taxa de desemprego entre eles está em 26%

De qualquer forma, de acordo com ele, é necessário o autodesenvolvimento. E uma forma de alcançá-lo são experiências como trainee, estágio e jovem aprendiz. ;Eu acredito muito nesses programas. É um excelente caminho para procurar o primeiro emprego. Você tem que buscar se desenvolver;, afirma. De acordo com a pesquisadora Maria Andréia Lameiras, o cenário só mudará com a melhora da economia e, quando isso acontecer, os que buscaram se qualificar, terão vantagem. ;A gente precisa começar a gerar emprego e isso só acontece quando a economia voltar a crescer. Temos muita gente boa desempregada, com escolaridade e com experiência, esses vão ser os primeiros abarcados. Depois que esse contingente for absolvido, aí eu consigo empregar os jovens;, afirma.

Leia!

Eles também são os que têm mais facilidade de serem mandados embora. As pessoas de 17 a 24 anos são 41% dos sem trabalho no DF. Nacionalmente, a taxa de desemprego entre eles está em 26%Encontre seu porquê ; Um guia prático para descobrir o seu propósito e o de sua equipe

Autores: Simon Sinek, David Mead e Peter Docker
Editora: Sextante
192 páginas
R$ 39,90
Os autores mostram como você pode descobrir o seu propósito e o da sua empresa seguindo etapas simples e diretas. Eles acreditam que todas as pessoas merecem acordar de manhã animadas para ir ao trabalho ; o que só é possível entendendo o porquê do que se faz. Depois de descobrir o seu objetivo, o objetivo da organização que você integra, é hora de alinhar os alvos, conectando suas ações a seu propósito mais profundo. Com exercícios detalhados e ilustrações, dicas mostram um caminho para uma vida profissional gratificante e bem-sucedida, tanto para quem está em início de carreira quanto para aqueles que já alcançaram posições de liderança.
Eles também são os que têm mais facilidade de serem mandados embora. As pessoas de 17 a 24 anos são 41% dos sem trabalho no DF. Nacionalmente, a taxa de desemprego entre eles está em 26%O poder da autorresponsabilidade ; A ferramenta comprovada que gera alta performance e resultados em pouco tempo
Autor: Paulo Vieira
Editora: Gente
160 páginas
R$ 19,90
Encontrar em si a força necessária para assumir responsabilidades pelos seus resultados e, a partir deste ponto, as rédeas de sua vida: essa é a proposta do livro do master coach Paulo Vieira, fundador da Febracis, referência em coaching, e desenvolvedor do Coaching Integral Sistêmico (CIS). A obra tem como objetivo gerar alta performance e mudança de vida em pouco tempo por meio da autorresponsabilidade, princípio que nada mais é do que a conscientização de que somos responsáveis por todos os nossos resultados, sejam eles positivos sejam negativos. Essa premissa, aliada a exercícios de coaching e a reprogramação de crenças, gera mudanças de comportamentos e ganhos no campo da inteligência emocional.
Eles também são os que têm mais facilidade de serem mandados embora. As pessoas de 17 a 24 anos são 41% dos sem trabalho no DF. Nacionalmente, a taxa de desemprego entre eles está em 26%Quem é você? ; 100 perguntas para aprimorar o autoconhecimento e planejar o futuro
Autores: Wellington Santos e Marcelo Costa
Editora: Matrix
100 páginas
R$ 47
Este livro em forma de caixinha foi feito para quem deseja projetar o futuro de forma estratégica. Pesquisas comprovam que quem faz planejamento estratégico pessoal realiza muito mais. Para isso, você vai mergulhar no universo de 100 perguntas, a fim de maximizar o seu nível de consciência e de autorresponsabilidade para que entenda quem realmente é. Identifique seus propósitos, veja o que move você e o que lhe dá inspiração. Descubra-se e vá mais longe.

Eles também são os que têm mais facilidade de serem mandados embora. As pessoas de 17 a 24 anos são 41% dos sem trabalho no DF. Nacionalmente, a taxa de desemprego entre eles está em 26%
A estratégia do olho do tigre ; atitudes poderosas para o sucesso na carreira e nos negócios
Autor: Renato Grinberg
Editora: Gente
176 páginas
R$ 29,90
O mundo profissional está cada vez mais competitivo. Vivemos em uma verdadeira selva corporativa; então, todos os dias você precisa lutar muito para crescer na carreira e na profissão. Hoje, não basta ter as informações certas e as competências desejadas. É preciso ter as atitudes e as posturas que o façam realmente vencer. Esse livro ensina aos profissionais, que querem evoluir na carreira, os segredos para vencer no mundo competitivo do mercado de trabalho.

Eles também são os que têm mais facilidade de serem mandados embora. As pessoas de 17 a 24 anos são 41% dos sem trabalho no DF. Nacionalmente, a taxa de desemprego entre eles está em 26%O instinto do sucesso ; transforme seus impulsos primitivos em poderosos aliados na sua carreira e nos negócios
Autor: Renato Grinberg
Editora: Gente
160 páginas
R$ 24,90
O livro apresenta os principais instintos que nos influenciam no mundo corporativo e como usá-los a nosso favor. A consciência desses instintos lhe proporcionará agir de maneira mais apropriada de acordo com cada situação, ora deixando o instinto fluir, ora buscando ser frio e racional o suficiente para dominar um instinto que em determinadas situações corporativas pode lhe prejudicar consideravelmente.
Eles também são os que têm mais facilidade de serem mandados embora. As pessoas de 17 a 24 anos são 41% dos sem trabalho no DF. Nacionalmente, a taxa de desemprego entre eles está em 26%Penso e acontece ; O poder de transformar as suas ideias em realidade
Autores: Bob Proctor e Greg S. Reid
Editora: Citadel
208 páginas
R$ 44,90
Como a mentalidade determina o êxito de alguém? Pessoas bem-sucedidas pensam de forma diferente? No livro, os palestrantes e autores mostram como ideias, desenvolvidas com entusiasmo, podem levar qualquer um longe. Para Bob e Greg, seus pensamentos podem se transformar em realidade, eles são o ponto inicial para se dar bem na vida. Porém é preciso ter consciência de que mesmo ideias revolucionárias precisam de ações, elas são como a faixa de largada em uma maratona, mas sem esforço, não é possível chegar a lugar nenhum.
Eles também são os que têm mais facilidade de serem mandados embora. As pessoas de 17 a 24 anos são 41% dos sem trabalho no DF. Nacionalmente, a taxa de desemprego entre eles está em 26%Mais esperto que o diabo ; O mistério revelado da liberdade e do sucesso
Autor: Napoleon Hill
Editora: Citadel
200 páginas
R$ 28
Napoleon Hill teria quebrado o ;código mental; do diabo e o forçado a confessar seus segredos. O manuscrito que resultou deste feito mostrou-se tão controverso que acabou escondido por mais de 70 anos. Usando sua habilidade lendária para chegar à raiz do potencial humano, Hill cava profundamente para identificar os maiores obstáculos que enfrentamos na busca de nossas metas pessoais (incluindo medo, procrastinação, raiva e inveja) como ferramentas orquestradas pelo próprio diabo. Esses métodos ocultos de controle podem levar-nos à ruína, e Hill revela os sete princípios que eficazmente poderão combater a alienação e levar-nos finalmente ao triunfo e ao sucesso. O livro mostra como criar a sua própria senha para o sucesso, harmonia e realização em um momento de tantas incertezas e medos.
Eles também são os que têm mais facilidade de serem mandados embora. As pessoas de 17 a 24 anos são 41% dos sem trabalho no DF. Nacionalmente, a taxa de desemprego entre eles está em 26%Crença inabalável
Autor: Sandro Rodrigues
Editora: Buzz Editora
208 páginas
R$ 49,90
Resiliência é uma palavra que significa a capacidade de lidar com situações adversas e reagir positivamente a elas com serenidade, especialmente no mundo corporativo. É exatamente isso que Sandro Rodrigues reata no livro, em que compartilha sua trajetória, dedicando-se exclusivamente a rememorar sua história com o Grupo Hinode, multinacional brasileira de produtos de beleza e bem-estar. Fundada pelos pais de Sandro, a costureira Adelaide e o torneiro mecânico Francisco, em 1988, o grupo começou como um empreendimento de venda direta quando Sandro ainda era adolescente. Com muito trabalho, rigorosa definição dos valores e rara força moral, a empresa familiar conseguiu crescer.
Eles também são os que têm mais facilidade de serem mandados embora. As pessoas de 17 a 24 anos são 41% dos sem trabalho no DF. Nacionalmente, a taxa de desemprego entre eles está em 26%Realize seus sonhos ; Como se tornar um líder de sucesso ao cumprir sua missão
Autor: Rinaldo Luiz de Seixas
Editora: Mundo Cristão
144 páginas
R$ 26,90
O livro tem por objetivo despertar o potencial dos leitores na busca pelos mais elevados patamares, além de alertar as pessoas na descoberta do propósito na vida, para que possam, a partir disso, aplicar as atitudes corretas e atingir objetivos, seja na esfera pessoal, seja na profissional, seja na espiritual.
Eles também são os que têm mais facilidade de serem mandados embora. As pessoas de 17 a 24 anos são 41% dos sem trabalho no DF. Nacionalmente, a taxa de desemprego entre eles está em 26%A ciência do sucesso ; uma série de artigos inéditos do homem que mais influenciou líderes e empreendedores no mundo
Autor: Napoleon Hill
Editora: Citadel
240 páginas
R$ 44,90
O livro reúne textos previamente não compilados publicados durante a vida de Napoleon Hill em jornais e edições especiais de revistas, mostrando que vencer não é impossível para quem tem determinação. Além disso, a obra também mostra a história de vida do autor, contando mais sobre sua infância humilde, a época da escola, o primeiro emprego e as grandes conquistas da carreira.
Eles também são os que têm mais facilidade de serem mandados embora. As pessoas de 17 a 24 anos são 41% dos sem trabalho no DF. Nacionalmente, a taxa de desemprego entre eles está em 26%25 verbos para construir sua vida ; Os ensinamentos de um dos maiores empreendedores do Brasil e fundador do Habib;s
Autor: Alberto Saraiva
Editora: Planeta
368 páginas
R$ 44,90
O fundador do Habib;s, Alberto Saraiva, dá dicas e conselhos profissionais, emocionais, espirituais e físicos na obra, além de relembrar a trajetória dele para incentivar leitores. As páginas relembram desde o sonho de ser médico, até o assassinato do pai, o que fez com que ele assumisse o negócio para ajudar a família. Os verbos que representam a vida de Alberto Saraiva e podem estimular o leitor são: acreditar, confiar, persistir, crer, sonhar, criar, desejar, democratizar, compartilhar, crescer, cuidar, diversificar, motivar, conhecer, amar, comunicar, encantar, conquistar, vencer, sorrir, superar, multiplicar, evoluir, surpreender e comemorar.
*Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação