Trabalho e Formacao

Distrito Federal registra 133.453 inscritos no Enem 2019

Prazo para pagamento de taxa de inscrição vai até esta quinta (23)

Eu, Estudante
postado em 21/05/2019 15:55
O Distrito Federal teve 133.453 inscritos no Enem 2019. Desse total, 75.865 participantes precisam efetuar o pagamento do boleto da inscrição. No país, a maioria dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não pagou a taxa de inscrição, que custa R$ 85. O pagamento pode ser feito até quinta-feira (23), em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. No Brasil, foram 6.384.957 de inscritos para a edição de 2019. O número final de participantes confirmados será divulgado no próximo dia 28.

Apenas 24,1% tinham o pagamento confirmado no último balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no final da tarde desta segunda-feira (20). O participante deve ficar atento às regras de pagamento do seu banco para não perder o prazo de quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), emitida com seu CPF. Novas regras da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) exigem que boletos de cobrança sejam registrados. Este é o primeiro ano em que os boletos do Enem são atrelados ao CPF do participante. A medida evita pagamentos duplicados, ou com valores incorretos.

Quem teve direito à gratuidade está com a participação confirmada desde o término da inscrição, automaticamente. Já os participantes pagantes só terão a inscrição confirmada após a compensação bancária que pode demorar até três dias úteis. Portanto, não basta pagar o boleto, é preciso aguardar que o banco comunique o Inep oficialmente.

No caso de pagamentos agendados, a confirmação da inscrição também não será imediata. Além de aguardar a data programada, é preciso considerar também o prazo de compensação. O Inep alerta sobre a importância de os participantes conferirem e garantirem que a conta bancária tenha saldo para quitação do pagamento na data do agendamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação