Trabalho e Formacao

Confira dicas para o vestibular da UnB

Na reta final para o exame, professores dão orientações para os candidatos se prepararem

Isadora Martins*
postado em 29/05/2019 07:00
As provas do vestibular da Universidade de Brasília (UnB) serão aplicadas neste sábado (1;) e domingo (2). Nos dois dias, o exame começa às 13h, e os candidatos terão cinco horas para concluir a prova. São oferecidas 2.105 vagas na UnB, distribuídas entre 98 graduações, diurnas e noturnas, nos câmpus Darcy Ribeiro, de Ceilândia, do Gama e de Planaltina. Ao todo, 14.696 pessoas se inscreveram.
Candidatos se preparam para as provas do vestibular da UnB, que serão aplicadas neste fim de semana

A menos de uma semana para o vestibular, a orientação dos professores é para diminuir o ritmo de estudos e revisar os conteúdos mais importantes. ;Até a quarta-feira (28), estudo normal. Na quinta-feira, sugiro que os candidatos façam uma revisão mais leve e, na sexta-feira, que se distraiam e façam coisas de que gostem;, afirma Daniel Wanzeller, professor de matemática do Colégio Galois. ;Na sexta-feira, não indico que os alunos peguem livros. Acho que eles devem descansar porque, tão importante quanto o conteúdo, é a forma como eles vão chegar para fazer a prova. Chegar bem, descansado e atento é fundamental;, completa.
[SAIBAMAIS]

O professor de história e coordenador do Único Educacional, Robson Arrais, sugere que os estudantes utilizem esta semana para refazer provas de vestibulares passados. ;O ideal é que resolvam um exame por dia;, diz. Dessa forma, os candidatos podem revisar os conteúdos em que tiveram maior dificuldade na hora de refazer as provas. O professor de história também aconselha os estudantes a dormirem e se alimentarem bem na véspera e no dia do vestibular.
Álvaro Luiz quer fazer medicina na UnB. Ele fez cursinho preparatório para a prova, além dos estudos em casa
Álvaro Luiz Sena, 19 anos, tenta uma vaga em medicina. Ele conta que, até agora, está tranquilo para o exame, mas tem certeza de que ficará bastante ansioso na véspera. O candidato pretende fazer exercícios e revisar as matérias mais importantes esta semana. ;Já estudei bastante, mas, sinceramente, sinto que preciso estudar mais.
Ana Clara Araújo, 19 anos, tenta uma vaga em psicologia. Ela gosta de estudar por meio de resumos, vídeoaulas e resolução de exercícios
Não me sinto preparado ainda;, conta. Ana Clara Araújo, 19, também pretende revisar o conteúdo nesta reta final. ;Estou um pouco ansiosa para a prova, porque ainda preciso estudar alguns temas;, afirma. Na véspera do exame, no entanto, a candidata, que tenta uma vaga em psicologia, pretende descansar.
Mariana Alcantara, 16 anos, está no 3º ano do ensino médio e vai fazer o vestibular da UnB pela primeira vez
Para Mariana Alcantara, 16, a rotina de preparação para a prova foi pesada. A estudante, que está no 3; ano do ensino médio, pretende fazer biologia na UnB. ;Eu comecei a fazer o cursinho da minha escola, mas, no começo, tive muita dificuldade para conciliar tantas matérias;, conta. ;Então, a orientadora do meu colégio montou uma grade de estudos excelente para me ajudar;, completa. Essa é a primeira vez que Mariana faz o vestibular da UnB, e ela afirma que não têm muitas expectativas. ;Eu vou fazer a prova para ver no que dá. Vou ficar feliz se passar, mas, se não der, tudo bem também;, diz.

Estratégias para resolver a prova

Cada candidato tem sua própria estratégia para resolver os itens do vestibular. Os professores aconselham, no entanto, que, no dia de exatas ; quando o tempo é um obstáculo ;, os estudantes comecem pelas questões mais fáceis. ;Eu costumo falar que há três tipos de questões: As que o candidato consegue resolver com uma conta simples, logo depois de ler o enunciado; as que ele sabe resolver, mas são trabalhosas e exigem muitos cálculos; e as que ele não sabe responder;, explica Eduardo Borges, professor de física do Pódion. ;Sugiro que os estudantes resolvam os itens por ordem de facilidade e deixem as questões que eles não sabem para o final, caso haja tempo;, completa.

Mariana Alcantara, Caian Pelles, Isadora Nunes e Felipe Leal vão prestar o vestibular da UnB

;A prova do vestibular é longa e cansativa. Além disso, ela tem fator de correção. Por isso, o aluno precisa ter estratégia para resolver os itens;, afirma Victor Tibúrcio, professor de biologia do Pódion. ;Existem questões que demoram muito para serem respondidas. Nesse tempo, o candidato poderia resolver outros dois ou três itens mais fáceis;, diz. De acordo com o professor, os candidatos devem avaliar quais questões devem ; ou não ; responder. ;Em uma prova com fator de correção, marcar um item sem muita certeza pode lhe fazer perder outra questão importante;, afirma.

No dia da prova de humanas, sábado (1;), o professor de história Robson Arrais sugere que os candidatos resolvam as questões na sequência. ;Eu começaria pela língua estrangeira e faria os itens em ordem;, afirma. ;O tempo no primeiro dia não é um problema. Ele só é um obstáculo na prova de exatas;, completa.

Em relação à redação, a professora de gramática do pré-vestibular Exatas, Sílvia Tominaga, sugere que os alunos escrevam o texto no meio do processo de resolução da prova. ;Começar com a redação é muito perigoso, porque há um nível de euforia e adrenalina muito grande;, explica. ;Também aconselho os candidatos a não deixarem para o fim, porque existe a pressão do tempo. Acredito que o ideal é fazer no meio da prova;, completa. De acordo com a professora, é interessante ler a proposta da redação no início, porque o candidato pode selecionar ideias durante o exame.

Fique atento!

; As provas serão aplicadas em 1; e 2 de junho;
; O horário de fechamento dos portões será às 13h;
; O candidato deve chegar ao local com uma hora de antecedência;
; O estudante terá 5h para resolver as provas;
; O candidato deverá levar, nos dois dias: documento de identidade original; comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição; caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente;
; No sábado, a prova será de língua portuguesa, literatura, redação, geografia, história, artes, filosofia, sociologia e língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês);
; No domingo, será de física, química e matemática;

Confira os Conteúdos

Na reta final para o exame, professores dão orientações para os candidatos se prepararem

; Os locais de prova podem ser consultados pela página do Cebraspe.

*Estagiária sob supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação