Isadora Martins*
postado em 29/05/2019 19:07
As refeições que você faz na véspera e no dia do vestibular podem interferir no seu desempenho. A nutricionista Shila Minari aconselha os candidatos a almoçarem em casa nos dias do exame e levarem lanches leves para a prova. ;O ideal, na hora do almoço, é evitar alimentos que sejam muito gordurosos, como feijoada e churrasco. Essas refeições fazem com que o corpo desvie muita energia para a digestão, o que pode atrapalhar o estudante;, explica.
;Os candidatos também devem evitar alimentos que tenham grande quantidade de carboidratos simples, como um prato grande de macarrão. Isso porque as refeições ricas nesse nutriente podem gerar um pico de insulina logo após serem ingeridas, resultando na queda da glicemia uma ou duas horas depois. Assim, o estudante fica sonolento;, afirma a mestre em nutrição humana pela Universidade de Brasília (UnB).
Na noite anterior à prova, também é importante tomar cuidado com a alimentação. Shila explica que os candidatos devem evitar consumir alimentos densamente energéticos, porque eles atrapalham a qualidade do sono. ;Existem alguns alimentos que podem ajudar os estudantes a dormirem melhor, como banana com aveia e alguns chás;, afirma. ;Os chás também são uma boa opção para acalmar os candidatos, que, na véspera na prova, costumam ficar muito ansiosos;, completa.
[SAIBAMAIS]
No momento do exame, nada de balinhas ou biscoitos. De acordo com a nutricionista, esses alimentos fornecem energia, mas ela é consumida muito rapidamente. ;Considerando que a prova demora de quatro a cinco horas, pode ser que a pessoa precise parar para comer novamente, ou fique sonolenta;, explica. A dica é levar alimentos leves, como frutas e castanhas. Chocolates também são bem-vindos, porque são nutritivos e proporcionam uma sensação de bem-estar. No entanto, devem ser consumidos em quantidades moderadas e, de preferência, na versão amarga.
*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá