Fernanda Bastos*
postado em 01/06/2019 12:52
A banca organizadora do vestibular da Universidade de Brasília (UnB), o Cebraspe, registrou 8,10% de abstenção no primeiro dia de prova. No ano passado, o índice de faltosos foi de 9,06%.
São 15.175 candidatos inscritos na seleção. Os candidatos têm cinco horas para fazer uma redação e responder questões de língua portuguesa, língua estrangeira, geografia, história, artes, filosofia e sociologia. No domingo (2/6), serão aplicadas as provas de biologia, física, química e matemática.
As provas estão sendo aplicadas nas cidades de Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Além dos estudantes que fazem a prova em horário tradicional, 56 sabatistas aguardarão o sol se por para começar o exame. Eles estão espalhados em diversos locais de prova e devem terminar o vestibular às 23h.
Inicialmente, o Cebraspe havia divulgado que o número de inscritos era de 14.699. Após uma revisão, a banca organizadora revelou o montante atualizado: 15.175. O tema da prova, segundo estudantes que deixaram o local de prova, abordou muros e barreiras, relacionando-se à questão de refugiados e imigrantes.
Atraso
O Bloco de Salas de Aula Sul (BSAS) do câmpus Darcy Ribeiro, um dos locais de prova, concentra o maior número de candidatos: são cerca de 1.985. Por lá, os portões foram fechados às 13h13. Apesar dos quase 15 minutos de tolerância, o estudante Flávio Silva Rocha, 18 anos, morador do Setor O de Ceilândia, não conseguiu fazer a prova. O jovem chegou 20 minutos atrasado e não pôde entrar. Ele disse que saiu de casa às 10h30 e dependeu de transporte público para chegar até a UnB. Flávio conta enfrentou atraso no metrô e no ônibus.
Eu vou tentar
Ana Claúdia Oliveira Xavier, 22 anos, veio de Valparaíso para fazer a prova e tentar uma vaga no curso de medicina. A candidata cursou biologia na instituição, mas resolveu abandonar o curso em 2017 para conquistar uma vaga em medicina. "Vou responder o que mais tenho certeza. Não vou chutar nenhuma resposta e pretendo deixar uma quantidade razoável de questões em branco", conta.
O estudante Gustavo Rocha, 20, contudo, considera a possibilidade de chutar algumas questões da prova. "Como eu faço o vestibular há três anos, sei que a prova deste sábado é difícil, especialmente em linguagem e redação", diz. Ele já fez quatro provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e prestou quatro vestibulares da UnB. Todo esse esforço é para conseguir uma vaga no curso de medicina.
Concorrência
[SAIBAMAIS]No câmpus Darcy Ribeiro, o curso com maior concorrência é medicina com 212,80 candidatos por vaga. Neste ano, o curso de psicologia (bacharelado/licenciatura) superou direito e ficou em segundo lugar como a graduação mais procurada, registrando 28,04 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, aparece o curso de direito, com 26,70 candidatos por vaga.
Nos demais câmpus da UnB, as maiores concorrências são para as graduações de fisioterapia (5,72) em Ceilândia, e gestão ambiental (0,90) em Planaltina. No câmpus Gama, a concorrência para o curso de engenharias é de 2,38 candidatos por vaga.
O Cebraspe também registrou 479 inscritos como treineiros ; esses fazem as provas com o propósito de avaliar conhecimentos e não podem utilizar a nota para ingressar na UnB.
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá