Trabalho e Formacao

Vestibular da UnB tem 8,10% de abstenção no primeiro dia

Mais de 15 mil estudantes estão inscritos. Curso de medicina registrou 212 candidatos por vaga; psicologia é o segundo mais disputado

Fernanda Bastos*
postado em 01/06/2019 12:52
A banca organizadora do vestibular da Universidade de Brasília (UnB), o Cebraspe, registrou 8,10% de abstenção no primeiro dia de prova. No ano passado, o índice de faltosos foi de 9,06%.
São 15.175 candidatos inscritos na seleção. Os candidatos têm cinco horas para fazer uma redação e responder questões de língua portuguesa, língua estrangeira, geografia, história, artes, filosofia e sociologia. No domingo (2/6), serão aplicadas as provas de biologia, física, química e matemática.

Concentração dos candidatos em frente ao Bloco de Salas de Aula Sul do câmpus Darcy Ribeiro, local de prova com maior número de estudantes

As provas estão sendo aplicadas nas cidades de Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Além dos estudantes que fazem a prova em horário tradicional, 56 sabatistas aguardarão o sol se por para começar o exame. Eles estão espalhados em diversos locais de prova e devem terminar o vestibular às 23h.
Inicialmente, o Cebraspe havia divulgado que o número de inscritos era de 14.699. Após uma revisão, a banca organizadora revelou o montante atualizado: 15.175. O tema da prova, segundo estudantes que deixaram o local de prova, abordou muros e barreiras, relacionando-se à questão de refugiados e imigrantes.

Atraso

O Bloco de Salas de Aula Sul (BSAS) do câmpus Darcy Ribeiro, um dos locais de prova, concentra o maior número de candidatos: são cerca de 1.985. Por lá, os portões foram fechados às 13h13. Apesar dos quase 15 minutos de tolerância, o estudante Flávio Silva Rocha, 18 anos, morador do Setor O de Ceilândia, não conseguiu fazer a prova. O jovem chegou 20 minutos atrasado e não pôde entrar. Ele disse que saiu de casa às 10h30 e dependeu de transporte público para chegar até a UnB. Flávio conta enfrentou atraso no metrô e no ônibus.

Eu vou tentar

Antes da prova, Claúdia Oliveira Xavier, 22 anos, revelou que não pretende chutar nenhuma questão da prova

Ana Claúdia Oliveira Xavier, 22 anos, veio de Valparaíso para fazer a prova e tentar uma vaga no curso de medicina. A candidata cursou biologia na instituição, mas resolveu abandonar o curso em 2017 para conquistar uma vaga em medicina. "Vou responder o que mais tenho certeza. Não vou chutar nenhuma resposta e pretendo deixar uma quantidade razoável de questões em branco", conta.


Este é quinto vestibular que Gustavo Rocha, 20 anos, presta para tentar a sonhada vaga em medicina
O estudante Gustavo Rocha, 20, contudo, considera a possibilidade de chutar algumas questões da prova. "Como eu faço o vestibular há três anos, sei que a prova deste sábado é difícil, especialmente em linguagem e redação", diz. Ele já fez quatro provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e prestou quatro vestibulares da UnB. Todo esse esforço é para conseguir uma vaga no curso de medicina.

Concorrência

[SAIBAMAIS]No câmpus Darcy Ribeiro, o curso com maior concorrência é medicina com 212,80 candidatos por vaga. Neste ano, o curso de psicologia (bacharelado/licenciatura) superou direito e ficou em segundo lugar como a graduação mais procurada, registrando 28,04 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, aparece o curso de direito, com 26,70 candidatos por vaga.

Nos demais câmpus da UnB, as maiores concorrências são para as graduações de fisioterapia (5,72) em Ceilândia, e gestão ambiental (0,90) em Planaltina. No câmpus Gama, a concorrência para o curso de engenharias é de 2,38 candidatos por vaga.

O Cebraspe também registrou 479 inscritos como treineiros ; esses fazem as provas com o propósito de avaliar conhecimentos e não podem utilizar a nota para ingressar na UnB.

*Estagiária sob supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação