Trabalho e Formacao

Vestibular da UnB não é mais interdisciplinar

Chamou atenção, no teste de exatas, o fato de a seleção ter perdido o caráter interdisciplinar. Para professores, isso demonstra falta de qualidade. Cerca de 15 mil candidatos concorrem a vagas na instituição

Alexandre de Paula, Renata Rusky, Ana Paula Lisboa
postado em 03/06/2019 11:38
No segundo e último dia do vestibular da Universidade de Brasília (UnB), candidatos enfrentaram o desafio de responder a 150 questões de biologia, física, química e matemática em cinco horas de prova. Eles concorrem a 2.105 vagas em 98 cursos nos quatro câmpus da instituição. No sábado, o teste foi de língua portuguesa, língua estrangeira, geografia, história, artes, filosofia e sociologia ; além de uma redação, sobre o tema Muros: um símbolo do medo. Dos 15.175 inscritos, 1.391 faltaram à prova ontem; e 1.229 não compareceram no sábado. A abstenção foi de 9,17% e de 8,10%, respectivamente. Em ambos os casos, o índice de faltosos foi inferior ao registrado em 2018 pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), de 9,06% no primeiro dia e de 9,7%, no segundo dia.

No sábado, estudantes classificaram tanto a prova quanto a redação como ;tranquilas;. A mesma sensação não apareceu no domingo. Até porque, tradicionalmente, os alunos costumam ter mais dificuldade com a área de exatas. Para o professor de matemática do curso Exatas Bruno Leonardo Lüke, isso não acontece porque os testes de cálculos sejam especialmente desafiadores, mas por falta de pré-requisitos, ou seja, por ausência de uma boa base que permita aprender bem os conteúdos no ensino médio. ;O padrão do vestibular da UnB vem caindo a cada ano. A cada ano, está mais fácil. Mas os alunos relatam dificuldade porque, se não tiverem um bom domínio de conteúdos-chave no ensino fundamental, é muito difícil recuperar depois;, afirma.
Chamou atenção, no teste de exatas, o fato de a seleção ter perdido o caráter interdisciplinar. Para professores, isso demonstra falta de qualidade. Cerca de 15 mil candidatos concorrem a vagas na instituição

Ana Letícia Matos, 17 anos, cursa o 3; ano do ensino médio no Centro Educacional Sigma e deseja cursar administração na UnB. Ela admite que o desempenho não foi o esperado ontem. ;Eu fui muito bem no primeiro dia, mas depois não consegui fazer o mesmo em exatas;, lamenta. Ela reparou que havia muitas questões relacionadas ao espaço e algumas coisas sobre doenças, como malária, na prova.
Para Augusto Rocha Fernandes, 21, e Bárbara Bronco Tavares, 17, a parte de química estava especialmente difícil. Ela deseja cursar nutrição. Ele quer estudar engenharia mecânica e já passou duas vezes no vestibular da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), mas o objetivo dele, na realidade, são concursos militares. ;Fazer o vestibular da UnB, para mim, é uma forma de medir como eu estou;, afirma Augusto.

;Algumas questões demandavam tempo para resolver porque exatas é justamente no que eu tenho dificuldade;, avalia Vitor Magalhães, 20. A trajetória dele em busca da vaga na UnB não terminou no fim de semana. A primeira opção de curso dele é música, e ele precisará fazer a prova específica. O jovem toca violão, guitarra, contrabaixo e bateria. Em outra ocasião, chegou a ser aprovado no vestibular, mas não no teste de habilidades, que é pré-requisito. Eduardo Souza, 17, já tem certeza de que, no próximo semestre, será um estudante de arquitetura e urbanismo da UnB. ;Na prova de humanas, acho que fui bem. Na de exatas, que é minha área, fui melhor. É a prova em que eu deito e rolo;, brinca. O gabarito oficial do vestibular sai amanhã e é só quando ele vai conferir as respostas, mas sem estresse. ;Estou bem esperançoso;, alegra-se.
[SAIBAMAIS]

Participantes

Bárbara Melo, 20 anos, chegou cedo ontem, por volta das 11h, para garantir que estaria a tempo na sala de aula. No sábado, um erro na lista de alunos dos pavilhões fez com que ela se deslocasse para um lugar errado e quase perdesse a prova. Precisou pedir carona para conseguir entrar nos últimos minutos. A jovem foi acompanhada do pai, o militar Tarcísio Melo, 47. ;Vim trazê-la de carro para evitar esse tipo de problema. Como houve esse erro, estou aqui para levá-la ao lugar correto, se for necessário. Uma falha dessas pode custar toda a preparação;, disse o militar.

Allan Delmar, 21, optou por chegar mais perto do horário de fechamento dos portões, por volta das 12h40. ;Já conheço bem o caminho e não gosto de chegar muito cedo, porque a espera gera muito mais ansiedade;, pondera.
Chamou atenção, no teste de exatas, o fato de a seleção ter perdido o caráter interdisciplinar. Para professores, isso demonstra falta de qualidade. Cerca de 15 mil candidatos concorrem a vagas na instituição
A estudante Beatriz Alvino, 19, mora em Recanto das Emas e também preferiu chegar mais perto do horário do fechamento do portão. Ela fez o caminho inverso da maioria dos outros candidatos. ;Nos últimos dias, estudei mais, dei uma acelerada. Assisti a muitas videoaulas no YouTube.; Pedro Brugnerotto, 20, veio de Pouso Alegre (MG) fazer a prova no DF. ;Sempre tento os bons cursos. A UnB tem ótima avaliação em medicina e forma profissionais muito bons;, diz.
Chamou atenção, no teste de exatas, o fato de a seleção ter perdido o caráter interdisciplinar. Para professores, isso demonstra falta de qualidade. Cerca de 15 mil candidatos concorrem a vagas na instituição

Depois de algumas tentativas frustradas, ele mudou um pouco a rotina de estudos e incluiu a prática de esportes na preparação. ;Estudo de oito a 10 horas diárias, mas optei por fazer também uma arte marcial para manter o equilíbrio.; O candidato Silvio Pereira dos Santos, 22, é outro que deixou Minas Gerais para fazer a prova aqui. Ele saiu de Januária para fazer o vestibular e levou cerca de 12 horas de ônibus para chegar à capital federal. ;Tenho parentes aqui em Brasília e sempre quis fazer universidade federal;, afirma. O jovem destaca que, em todo o país, a UnB é referência de qualidade.
Chamou atenção, no teste de exatas, o fato de a seleção ter perdido o caráter interdisciplinar. Para professores, isso demonstra falta de qualidade. Cerca de 15 mil candidatos concorrem a vagas na instituição

Confira seu desempenho


Os gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B e C das provas de conhecimentos serão divulgados no link www.cebraspe.org.br/vestibulares/vestunb_19 a partir das 19h de terça-feira (4). O prazo para interpor recurso vai das 9h de quarta-feira (5) até as 18h de quinta-feira (6), no mesmo site.

Prova perdeu caráter interdisciplinar


Chamou a atenção de professores o fato de o segundo dia do vestibular ter sido dividido por matérias, sendo que, tradicionalmente, as seleções da UnB têm caráter interdisciplinar e costumam apresentar itens de diversas disciplinas, de modo bem misturado. Para Cesar Augusto Severo, diretor pedagógico do cursinho Exatas, isso demonstra queda da qualidade. ;Isso facilita para o aluno, mas demonstra perda de padrão. A qualidade principal do Cebraspe (antigo Cespe) era essa. Era ter um mesmo texto com itens de química, biologia etc. Desta vez, a prova foi bem setorizada;, aponta. ;Isso é característica de uma banca mais fraca;, avalia. ;Desde 2004 até hoje, isso nunca tinha acontecido. Foi uma surpresa ver as questões separadas. E as de química foram as últimas da prova, então os alunos já resolveram cansados;, acrescenta o professor de química Sami Afanah.

Confira análise de professores do curso Exatas sobre cada disciplina:


Física
;O conteúdo não estava difícil. Vários conteúdos ficaram de fora, como dinâmica, eletrostática e física moderna. E um conteúdo que nem sempre aparece, gravitação, apareceu bem. Não teve um tema central na prova. Cada questão era sobre um tema.;

Cesar Augusto Severo


Matemática
;Tinham questões que demandavam muito tempo, extensas, e outras bem mais fáceis. Tudo que caiu era esperado, era conteúdo de sala de aula. A parte de progressão foi a que teve mais peso. Teve pouca contextualização ou interdisciplinaridade. Era mais no estilo ;simplesmente resolva;, mais objetivo mesmo.;

Bruno Leonardo Lüke


Biologia
;A prova estava mediana. Nem difícil, nem fácil. Tudo que estava lá se vê no ensino médio. Conteúdos importantes ficaram de fora ou foram abordados superficialmente, como fisiologia humana e genética. Os itens priorizaram ecologia. Os assuntos estavam dispersos, porque teve menção de aquecimento global, doenças virais, botânica... Não tinha um eixo.;

Alisson Pedrosa


Química
;A prova estava média e acessível para os alunos. Ao mesmo tempo, tiveram alguns erros conceituais e falta de informações importantes para resolver questões. Deve ter pelo menos uma questão anulada, do tipo C. Este ano, os itens foram muito focados em energia e questões climáticas.;

Sami Afanah

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