Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Devo mudar minha escolha de carreira por uma profissão em alta?

A resposta de especialistas é não! Para quem está decidindo uma profissão a seguir ou deseja mudar de área, atividades promissoras podem parecer tentadoras. No entanto, não adianta apostar num setor só porque ele está em alta ou "dá dinheiro". É importante combinar isso com talentos e aptidões. Confira dicas e saiba quais cargos se tornam mais valorizados

Para quem está decidindo uma profissão a seguir ou deseja mudar de área, atividades promissoras podem parecer tentadoras. No entanto, não adianta apostar num setor só porque ele está em alta ou ;dá dinheiro;. É importante conciliar talento e aptidões. Confira dicas e saiba quais são os cargos em ascenção no mercado
[VIDEO1]
Conseguir um emprego é visto como um desafio crescente à medida que aumentam os índices de desemprego. No entanto, mesmo num cenário de crise, há setores que estão em amplo crescimento, serão tendência nos próximos anos e necessitam de pessoas qualificadas para assumir as vagas. Para quem está no momento de escolher a profissão ou cogita trocar de carreira, a dúvida que fica é se o melhor caminho é investir numa dessas áreas que estão em alta no momento ou seguir os próprios gostos e aptidões. É o velho dilema entre se decidir pela orientação vocacional ou pelo ramo promissor ou que ;dará dinheiro;. Para especialistas, o que está crescendo deve ser, sim, considerado. No entanto, não se pode deixar de lado fatores como talento e amor pela função, pois fazem toda a diferença.

De acordo com o diretor executivo da Bazz Estratégia e Operação de RH, Celso Bazzola, a maior parte das carreiras que estão em alta e devem crescer nos próximos anos são ligadas à tecnologia. É o caso dos cargos de analista de mídias sociais ; responsável por administrar as redes de uma pessoa ou empresa ;, desenvolvedor mobile ; pessoa que cria softwares e aplicativos para celulares ; e designer de games ; profissional que desenvolve jogos eletrônicos. Celso, que é graduado em administração, explica que, devido à tendência de envelhecimento da população, também há maior oferta de empregos relacionados à saúde da terceira idade. Ele cita como exemplo os cargos de gerontólogo ; profissionais que estudam o envelhecimento da sociedade e podem ocupar diversos cargos na área ; e cuidadores de idosos. Confira todas as áreas promissoras no gráfico Em alta, na página 4.

Hora de fazer a escolha

Quem está planejando a carreira deve ficar atento às profissões que estarão em destaque nos próximos anos. No entanto, esse não pode ser o único critério. ;É muito importante que os jovens acompanhem as tendências do mercado, mas não aconselho que eles escolham a profissão levando só isso em conta;, alerta Bazzola. ;É fundamental considerar a aptidão e o gosto pelo cargo. A vocação deve ser a prioridade. Se o jovem conseguir unir vocação e tendência de mercado, melhor ainda;, afirma Daniel Leandro, gerente de TI do grupo Brasal, concorda que é importante checar quais são as áreas em ascensão. ;É preciso pensar, daqui a 10 anos, como a profissão estará, porque todas estão sofrendo transformações;, diz. Para aqueles que já têm graduação, mas estão sem emprego e se interessaram por alguma função do momento, o conselho é se atualizar ou migrar para alguma das áreas que estarão em alta. ;Uma pessoa com experiência no setor administrativo, por exemplo, pode investir no cargo de conselheiro (profissional que auxilia na gestão de uma empresa);, sugere o diretor da Bazz Estratégia e Operação de RH. Essa é outra profissão que provavelmente estará em destaque nos próximos anos.

Decida com o pé no chão

Apesar de as perspectivas apontarem o crescimento dessas carreiras, Betina Limone, gerente de Desenvolvimento Humano no Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), ressalta que as profissões de destaque podem ser bem diferentes daqui a algum tempo. ;Em função dessas transformações, esses cargos vão mudar muito. A gente não sabe como será daqui para a frente;, alerta. Por isso mesmo, ela afirma que a escolha deve ser calcada no perfil profissional. Por causa de tudo isso, segundo Betina Limone, mais importante do que a escolha da carreira são as competências.

;Tem que ter atenção às soft skills. Toda profissão é importante, mas é preciso desenvolver características comportamentais;, afirma. ;É fundamental ter flexibilidade, capacidade de se adaptar, criatividade, habilidade de tomar decisões rápidas. Assim, o profissional tem chance de ir muito longe, independentemente da área;, completa. Apesar disso, ela ressalta a necessidade de se ter conhecimentos em tecnologia. ;Devido à transformação digital, é preciso ter uma formação complementar. A tecnologia será importante para todas as áreas;, diz.

Apoio à terceira idade

Ao precisar achar uma nova profissão, Márcia Cristina Rodrigues, 34 anos, optou por uma carreira considerada em alta: a de cuidadora de idosos. Ela escolheu a atividade há dois anos por identificação e vocação. ;Por onde passo, eu percebo que os idosos têm necessidade de atenção e cuidado. Muitas vezes, eles são abandonados pela família, e nós (cuidadores) nos tornamos o suporte deles;, conta. Para exercer a profissão, Márcia fez curso técnico de enfermagem no Centro Técnico de Educação Profissional (Cetep). No momento, ela cuida de dona Emília Lobo de Almeida, 88 anos, de segunda a sexta-feira. ;Minha rotina é toda por conta dela. Controlo a medicação, levo para passear, levo ao médico. Estou sempre com ela;, diz.

;A dona Emília é um amor, muito brincalhona;, completa. Márcia afirma que está muito feliz e realizada com a profissão. Antes de ser cuidadora, Márcia atuava como operadora de caixa em um supermercado, mas sofreu um acidente de trabalho e precisou deixar o emprego. ;Eu lesionei o tendão da mão e fiquei três anos parada. Tive de fazer reabilitação no hospital para voltar a trabalhar. Lá, eu comecei a observar a situação de pessoas doentes e me identifiquei com a área da saúde. Decidi, então, fazer um curso técnico de enfermagem;, conta. Na mesma época, ela percebeu que era preciso ter mais profissionais para prestar serviços a idosos.

Atividade mobile

Instrutora de cursos de informática do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Joseneuza de Aguiar aposta que a carreira de desenvolvedor mobile vai crescer muito em um futuro próximo. ;Esse cargo é tendência porque, hoje em dia, todo mundo carrega a vida no celular. Agenda, contatos, e-mails, aplicativos, entre vários outros recursos;, explica a professora de desenvolvimento mobile no Centro Universitário e Faculdade Projeção. Para seguir a carreira, é preciso ter formação ou curso técnico na área de programação e informática. Além disso, Joseneuza chama a atenção para o perfil de um desenvolvedor mobile. ;Deve ser uma pessoa que não tenha resistência nenhuma à tecnologia e esteja disposta a estudar muito porque é preciso se atualizar constantemente. Tudo muda muito rápido nesse ramo; diz.
Um dos alunos dela, Allisson Batista, 23, trabalhou como desenvolvedor de softwares e aplicativos para celulares no ano passado. A empresa em que atuava o alocou em uma equipe de desenvolvedores mobile, e ele gostou muito da experiência. ;Eu trabalho na área de TI, mas meu foco é a web. Sempre quis atuar em mobile, então foi bom ter essa oportunidade;, comenta. ;Acredito que esse ramo vai crescer muito nos próximos anos;, completa. Allison é formado em análise e desenvolvimento de sistemas. Durante os meses em que trabalhou como desenvolvedor mobile, ele fez manutenções no aplicativo da empresa de cartões-alimentação Green Card. ;Era uma demanda de acessibilidade para pessoas que têm dificuldade para ler de perto. Tivemos de adaptar o aplicativo e aumentar a fonte das palavras;, conta. Além disso, ele desenvolveu um aplicativo para o Banco do Brasil.

Tecnologia estratégica

Cientista de dados no Banco do Brasil, Rogério Lopes, 42 anos, está num ramo que cresce a todo vapor. Ele sabe bem como o uso de ferramentas digitais é importante. Formado em computação pela Universidade de Brasília (UnB), Rogério nem imaginava que trabalharia nessa função. ;Em 2015, surgiu um problema para a gente estudar. A inadimplência tinha aumentado muito. Eu tive que prever a recuperação dessas pessoas;, lembra. A reflexão sobre isso acabou levando-o a cursar um mestrado na área. Para quem quer investir no setor, ele deixa a dica: ;Apesar de ser uma formação densa, há uma disponibilidade muito grande de material gratuito na internet. Tem aulas de Stanford disponíveis, por exemplo.;

É preciso estudar

Por mais que áreas novas e em ascensão precisem de mão de obra, os empregadores não estão atrás de qualquer profissional, mas, sim, de gente capacitada. E é justamente disso que recrutadores como Daniel Leandro, um dos líderes do processo de transformação digital da Brasal, sente falta. ;Na maioria dos casos, temos que pegar as pessoas e formá-las. Temos vagas em aberto que não conseguimos preencher. Não estamos falando de futuro, isso já é realidade;, afirma.
Por isso, quem faz cursos e se capacita já sai à frente em seleções. Daniel acredita que o brasileiro, em geral, também precisa se interessar mais por tecnologia, pois ela também é um caminho para o conhecimento. ;Existem várias plataformas de ensino, o próprio Youtube. São cursos de curta duração e on-line. Falta essa cultura de ser autodidata. Mas também é preciso que a iniciativa privada promova eventos para mostrar aos jovens essas novas possibilidades;, opina.

Aposta em drones

Outra área nova que deve crescer nos próximos anos é a de operador de drone. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) já começou a preparação desses profissionais para lidar com produções agrícolas. De acordo com Rafael Diego Nascimento da Costa, assessor técnico do Senar, a grande vantagem da tecnologia é a redução de custos. ;Antigamente, dizia-se que quem não estudava ia para a roça, mas, hoje, quem está na roça tem que estudar;, brinca. ;Há cinco anos, essa era uma tecnologia muito cara que, agora, se tornou mais acessível. O drone pode ser usado para levantamento de área e de gado, para fornecer informações estratégicas e para segurança. Em um dia, faz-se o trabalho que duas pessoas fariam em duas semanas;, compara.

Para utilizar o drone, existe toda uma legislação específica, mas ainda não há formalmente a função de operador dessas pequenas aeronaves. ;Precisamos de segurança. Esse ;brinquedo; é uma ferramenta;, diz. Na parte de segurança, o soldado Ronie Sousa, 36 anos, sabe bem que essa é uma tecnologia importante. Ele atua no Batalhão Rural da Polícia Militar do DF. Ele e mais dois policiais fizeram o curso do Senar e agora tentam conseguir um drone próprio para fazer as operações. ;Essa é uma ferramenta importante no combate à criminalidade. Tem lugares que são de difícil acesso para a viatura. O batalhão de Goiás já usa o drone;, explica. ;O drone vem para permitir maior visibilidade na área rural. Também dá para usar em mata fechada, lugares de difícil acesso;, explica o sargento Jader Melo.

E fora do Brasil?

De acordo com Rosa Maria Troes, CEO da Canada Intercambio, no exterior as profissões que mostram crescimento são as ligadas a energia renovável, saúde e TI. Isso devido ao envelhecimento da população, ao crescimento das startups e a um maior olhar para a sustentabilidade. E essas tendências devem se refletir por aqui. ;O número de pessoas acima dos 65 anos no Brasil também tem aumentado muito. A energia sustentável é algo que está começando agora no país e tem um potencial enorme;, observa. Já com relação ao setor de tecnologia, mesmo sabendo que ainda temos muito para avançar, o país sempre segue as tendências mundiais. Agora com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, deve haver um grande investimento das empresas nessa área para se adaptar à legislação;, explica.

Leia!

Quem é você? ; 100 perguntas para aprimorar o autoconhecimento e planejar o futuro

Autores: Wellington Santos e Marcelo Costa
Editora: Matrix
100 páginas
R$ 37
Este livro em forma de caixinha foi feito para quem deseja projetar o futuro de forma estratégica. Pesquisas comprovam que quem faz planejamento estratégico pessoal realiza muito mais. Para isso, você vai mergulhar no universo de 100 perguntas, a fim de maximizar o seu nível de consciência e de autorresponsabilidade para que entenda quem realmente é. Identifique seus propósitos, veja o que o move você e o que lhe dá inspiração. Descubra-se e vá
mais longe.
Encontre seu porquê ; Um guia prático para descobrir o seu propósito e o de sua equipe
Autores: Simon Sinek, David Mead e Peter Docker
Editora: Sextante
184 páginas
R$ 24,99
Com a ajuda de David Mead e Peter Docker ; dois colaboradores que já conduziram o processo de Descoberta do Porquê em importantes empresas ;, Sinek mostra como você pode descobrir o seu propósito e o da sua empresa seguindo etapas simples e diretas.
Trabalhar para quê?
Autor: Barry Schwartz
Editora: Alaúde
120 páginas
R$ 29,90
Para a esmagadora maioria das pessoas, o trabalho não traz motivação. Neste livro, o professor de psicologia Barry Schwartz traz uma visão inovadora e reveladora sobre o propósito do trabalho, mostrando como ele influencia nossa cultura e nosso cotidiano e como você pode encontrar seu caminho para a felicidade no emprego.
Viva o ano dos seus sonhos ; como largar o trabalho que você odeia e conquistar a vida que sempre quis
Autor: Ben Arment
Editora: Benvirá
272 páginas
R$ 17,90
No mundo todo, inúmeras pesquisas mostram que grande parte das pessoas odeia o próprio emprego. As principais reclamações são chefes ruins, péssimas condições de trabalho e o fato de não acreditarem que estão contribuindo para fazer a diferença no mundo. Você se identificou com alguma das situações descritas acima? Então está com o livro ideal em mãos. A obra foi escrita para ajudá-lo a largar o emprego que você odeia e correr atrás do sonho que você achava impossível concretizar ; tudo isso no período de
um ano.


*Estagiárias sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa