Publicidade

Correio Braziliense

FILMES


postado em 07/07/2019 14:59 / atualizado em 07/07/2019 15:23

5 filmes para despertar interesse por programação e tecnologia
Inteligência artificial e robôs deixaram de fazer parte apenas dos grandes clássicos de ficção científica e passaram a integrar o dia a dia das pessoas e das empresas. Se em 1968 o lançamento do longa 2001: Uma Odisseia no Espaço parecia abordar temas completamente alheios à capacidade tecnológica da época, hoje a sociedade utiliza esses recursos de modo cada vez mais próximo e acessível. Buscar conhecimento nesse campo ajuda no aprimoramento de competências fundamentais para o mercado de trabalho, com criatividade, liderança, interação e gerenciamento de recursos, além de programação, elaboração de projetos e gamificação. A equipe da editora educacional Mind Makers, que desenvolve disciplinas como pensamento computacional para implementar em escolas, indica cinco longas-metragens que tratam a temática:
 
(foto: Warner Bros/Divulgação)
(foto: Warner Bros/Divulgação)
 
Jogador nº 1 (2018)
O longa dirigido por Steven Spielberg é baseado no livro de mesmo nome do escritor Ernest Cline. A história se passa no ano de 2044 e tem como protagonista Wade Watts (Tye Sheridan), jogador assíduo do jogo OASIS, game de realidade virtual. Temas como trabalho em equipe, estratégia e tecnologia norteiam a narrativa que pode ser um grande atrativo para quem se interessa por videogames e programação.
 
(foto: Disney/Divulgação)
(foto: Disney/Divulgação)
 
Estrelas além do tempo (2017)
O telespectador é transportado para as salas da Nasa durante a Guerra Fria. Na narrativa, a física, cientista espacial e matemática norte-americana Katherine Johnson (Taraji P. Henson) enfrenta os preconceitos e racismos presentes na empresa e na sociedade para se tornar uma das peças-chave na corrida espacial. Determinação é uma das questões centrais do longa-metragem.
 
(foto: Disney/Divulgação)
(foto: Disney/Divulgação)
 
Tomorrowland: um lugar onde nada é impossível (2015)
E se todos os inventores do mundo pudessem se unir em um único lugar para explorar suas ideias e criações? É com essa proposta que o filme conta a história de Casey Newton (Britt Robertson) e Frank Walker (George Clooney). O filme aborda a
 
(foto: Diamond Filmes/Divulgação)
(foto: Diamond Filmes/Divulgação)
 
O jogo da imitação (2015)
O filme vencedor do Oscar por Melhor Roteiro Adaptado reconta a história da equipe de matemáticos do governo britânico que se uniu para quebrar o código utilizado pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Assuntos como decodificação, matemática e estratégia direcionam o telespectador por um universo de contas, ideias e muito raciocínio.
 
(foto: Disney/Divulgação)
(foto: Disney/Divulgação)
 
Operação Big Hero (2014)
Um dos aspectos trazidos na animação da Disney é a tecnologia como aliada do homem. A história apresenta personagens como os irmãos Hiro e Tadashi Hamada, jovens empenhados em desenvolver criações que impactam a sociedade de forma positiva. O filme também aborda a importância do trabalho em equipe e desperta a imaginação de quem se interessa por soluções de problemas no mundo moderno.
 
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa  

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Monja Coen inspira calouros da UnB 19:30 - 14/08/2019 - Compartilhe

Monja Coen inspira calouros da UnB

MEC prorroga prazos do ProUni e do Fies 19:26 - 14/08/2019 - Compartilhe

MEC prorroga prazos do ProUni e do Fies

Irmãs pedem emprego na W3 Norte 17:14 - 14/08/2019 - Compartilhe

Irmãs pedem emprego na W3 Norte

publicidade