Trabalho e Formacao

SÉRIES

Renato Grinberg, especialista em liderança e gestão de empresas, trabalhou em multinacionais como a Sony Pictures e Warner Bros e elenca lições que séries do momento podem trazer para a carreira:

Tayanne Silva*
postado em 07/07/2019 15:08
La Casa de Papel
O que a série espanhola que se tornou febre mundial ensina sobre liderança? Para muitos, o seriado é apenas um entretenimento que prende a atenção do início ao fim. Mas, para outros, pode ser uma aula preciosa do que é e como ser um bom líder. Confira as lições:
Homem barbudo, de óculos aviador de grau, camisa azul social, gravata e casaco cinza. Fundo desfocado
1- Planeje tudo nos mínimos detalhes: um bom líder planeja a execução das estratégias da empresa com bastante detalhes. Isso pode ser observado durante todo o processo do plano de assalto à Casa da Moeda, em que o Professor pensa nos mínimos detalhes e em todas as possibilidades que o assalto pode gerar.

2- Trace objetivos claros: um bom líder cria uma visão clara de onde quer chegar e qual o benefício que todos de sua equipe terão se alcançarem aquele objetivo. Durante os capítulos, todos podem ver que o Professor traça a meta de realizar o assalto mais audacioso da história da Espanha, bem como a fortuna que vão atingir e como cada um será beneficiado com ela.

3- Apoie sua equipe: o bom líder não pode deixar sua equipe caminhar sozinha. É preciso estar sempre por perto , seja para auxiliar, motivar, seja para comemorar. O Professor está sempre atento às necessidades de sua equipe, estando on-line e auxiliando por meio de ligações.

4- Coloque-se à frente e assuma os riscos: arriscar-se para ajudar a equipe a atingir as metas é característica essencial de um líder. E isso é evidente durante o seriado, quando o personagem principal se coloca em situações de risco para obter mais informações e ter uma visão geral das ações que os policiais e detetives estão planejando para enfrentar os sequestradores.

5- Saiba se adaptar aos imprevistos: um líder sabe perfeitamente se adaptar a situações não previstas e administrar conflitos em sua equipe quando as coisas saem do planejado. Desentendimentos são muito comuns entre membros da equipe, além de divergência de opiniões. Este fato também é perceptível em La Casa de Papel e no modo como o personagem principal precisa traçar novos planos e estratégias para seguir caminhando em direção ao seu grande objetivo.

Game of Thrones

Duas mulheres loiras com vestidos longos. Uma à esquerda com vestido azul e outra sentada em um trono no meio com vestido cinza.  Ao lado dois homens com roupas e armaduras pretas.

Em oito temporadas e 70 episódios, a série ensinou muitas lições que podem ser aproveitadas inclusive por empreendedores e líderes. Renato Grinberg analisa atitudes e frases icônicas da produção e apresenta ensinamentos de GoT que podem ser aplicados na vida real.
1- Não tenha medo de expressar as próprias ideias: apesar de ser pequeno e às vezes não ser levado a sério por muitos, exatamente como um empreendedor que está começando se sente, Tyrion Lannister fala alto e com convicção. A eloquência e a sabedoria do personagem faz com que a maioria dos outros que brigam pelo trono de ferro se esqueçam do tamanho dele. A dica é ter ideias convictas e conteúdos relevantes, assim o ;tamanho; se tornará irrelevante para aqueles que te escutam.
2- Nunca diga que está no comando. Esteja no comando: ;Qualquer homem que precisa dizer que é rei não é o verdadeiro rei;. Essa frase foi dita por Twyin Lannister no último episódio da terceira temporada da série e diz muito sobre o perfil de um líder nato. Um verdadeiro líder não precisa dizer para as pessoas que ele está no comando. Em Game of Thrones, os Lannisters agem como verdadeiros comandantes e, portanto, são respeitados como tal. Aja como um empreendedor de sucesso e um verdadeiro líder para a equipe e as pessoas poderem enxergá-lo desta maneira.
3- Não tenha medo dos obstáculos: ;O caos não é um abismo, o caos é uma escada;. Dita por Petyr Baelish, conhecido como Littlefinger, no sexto episódio da terceira temporada, essa frase é uma ótima lição para quem está começando a empreender. Um empreendedor somente desenvolve a ;musculatura; necessária, ou seja, se torna resiliente o suficiente para levar sua empresa para outros níveis, quando passa por tempos difíceis. Os obstáculos no meio do caminho ajudam a desenvolver a criatividade e capacidade de adaptação.
4- Sempre pague as dívidas: ;Um Lannister sempre paga suas dívidas;. Essa frase é repetida inúmeras vezes na série e reflete a importância de se ter credibilidade. No mundo dos negócios, a capacidade de uma empresa conseguir financiamentos ou empréstimos pode literalmente representar a vida ou morte da firma. Se um empreendedor contrai um empréstimo e paga no tempo correto, deixa uma porta aberta para sempre receber capital, principalmente em momentos difíceis e, invariavelmente, esses momentos aparecem mais cedo ou mais tarde.
5- Não se acomode com as conquistas: ;O inverno está chegando; é, com certeza, a frase mais icônica da série e reflete a importância de se lembrar de que é preciso se preparar para os desafios do futuro. O sucesso que eventualmente é atingido não será o suficiente para protegê-lo de um ;inverno; que chega. Novas tecnologias, novos modelos de negócios, novas crises econômicas e políticas podem destruir o que foi construído se o empreendedor/líder não estiver alerta e preparado para eventos como esses. A dica é seguir o conselho de Ned Stark e se preparar para o inverno.

Mais lições de GoT

Cai Igel, CEO da Alstra, plataforma que utiliza inteligência artificial para conectar especialistas a empresas em projetos sob demanda, observa que um dos maiores ensinamentos da série é sobre a coragem que se tem que ter em uma guerra e no dia a dia profissional. É preciso dedicação e garra para alcançar os objetivos. Está cada vez mais difícil alcançar a arte de vencer batalhas para as empresas. A economia anda a passos lentos e a concorrência está cada vez maior. Todos os dias as empresas enfrentam lutas para conquistar o verdadeiro rei que está no trono de ferro: o consumidor. Para isso, é preciso saber se destacar. E o segredo está nos soldados que lutam lado a lado. Encontrar os melhores soldados é uma outra guerra que as empresas têm enfrentado. É preciso ter, na organização, os melhores talentos, que mais estejam de acordo com o reino da sua empresa e, tudo isso, de forma ágil. Confira alguns dos perfis que qualquer RH adoraria ter em seu exército de guerreiros:
Dois homens barbudos. À esquerda homem mais velho, cabelo grisalho e com roupa cinza e o à direita mais jovem, cabelo preto e roupa cinza.
; John Snow, o líder carismático, guerreiro do bem, adorado e protegido por todos. Um líder excelente para a empresa e para guiar os profissionais na busca de vencer os concorrentes com
talento e garra.
Rosto de perfil mulher branca, loira e cabelos trançados
; A rainha dos dragões, Daenerys. Podemos descrevê-la como uma mulher empoderada, excelente líder e gestora para as empresas, responsável por organizar e conduzir processos.
Homem anão, branco e barbudo veste bata azul
; Tyrion, o anão mais incrível e criativo. Sabedoria e bom humor definem sua personalidade. Seus conselhos poderiam fazer muita diferença no dia a dia empresarial. Capaz de sugerir saídas de situações complicadas de forma sempre brilhante.
Homem branco, grisalho, veste roupa de frio
; O cavaleiro Jaime Lannister tem como forte característica a fidelidade. O gestor disposto a abraçar a causa, sem se importar com o esforço que precisará dedicar para fazer toda a empresa andar.
Homem com espada atacando homem mais à frente, loiro, barbudo e com cara assustada
; Ned Stark é o sênior que toda equipe gostaria de ter, responsável por oferecer nobreza e seriedade a todos os projetos, além de transmitir segurança e confiança para todos do time.

; A guerreira Arya Stark traduz a nova geração de talentos da tecnologia. Os tão procurados gênios que podem transformar qualquer problema em solução.

Perfis valorizados

Os diferentes tipos encontrados em GoT são realmente valorizados no mercado de trabalho. É o que afirma a equipe do site de empregos Catho. O time listou perfis imprescindíveis que poderiam sentar no trono de ferro:
; Proatividade: Jon Snow
; Criatividade e flexibilidade: Arya Stark
; Dinamismo e visão de negócio: Daenerys Targaryen
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação