Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

LIVROS

Reflexão sobre zumbis
Ensaios sobre mortos-vivos ; The Walking Dead e outras metáforas
Autores: Diego Penha e Rodrigo Gonsalves
Editora: Aller Editora
240 páginas
R$ 60
Os zumbis que povoam a série The walking dead e diversas outras produções audiovisuais são macabros e estão em estado de putrefação, mas podem ter muito a ver com a vida real. Várias características dos mortos-vivos cabem na descrição da labuta repetitiva do operário, no semblante da executiva durante a reunião de uma multinacional diante da pressão por resultados. Os textos, elaborados por um seleto grupo de pensadores analisam o que há de comportamento zumbi nas relações humanas (ou desumanas) e nos alertam: cuidado, pois eles estão em todo lugar!
O que os CEOs leem?
Executivos listam livros que marcaram a trajetória deles:
Isabela Ventura, CEO da Squid, indica Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos, de Marshall B Rosemberg (editora: Agora, 288 páginas, R$ 94,50)
Marina Proença, COO da ClickBus, recomenda O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas, de Ben Horowitz (editora: WWF Martins Fontes, 312 páginas, R$ 49,90)

Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers, sugere As crônicas de um fim de século, do jornalista Zuenir Ventura (editora: Objetiva, 224 páginas, R$ 49,90)
João Pedro Resende, CEO e cofundador da Hotmart, aprova Adams Óbvio, de Robert Updegraff. São dois exemplares: Adams Óbvio: Como obter sucesso incomum na vida profissional e Adams Óbvio: A incrível história de um profissional bem-sucedido (editora: Faro Editorial, 80 páginas cada, R$ 14,90 cada)
Vinícius Picollo, CEO da Clooset, gosta de Calma, da The School of Life (editora: Sextante, 144 páginas, R$ 39,90 ou R$ 24,90 em e-book)
Lucas Mendes, cofundador da plataforma de recrutamento digital Revelo, aconselha a ler Scale: the universal laws of life, growth, and death in organisms, cities, and companies, de Geoffrey West (editora: Penguin Books USA, 320 páginas,
R$ 80,80)
Ricardo Rodrigues, CEO da Social Miner, apresenta Predictably irrational, de Dan Ariely (editora: HarperCollins, 304 páginas, R$ 65,18)
Fernando Cirne, CEO da Locaweb, propõe Empresas feitas para vencer: por que algumas empresas alcançam a excelência... e outras não, de Jim Collins (editora: HSM, 368 páginas, R$ 79,90)
Miguel Fernandes, CPO da Witseed, indica o livro LEan Ux, de Jeff Gothelf e Josh Seiden (Editora: O;Reilly Media, 152 páginas, R$ 28.86)
Hendel Favarin, cofundador da Escola Conquer, sugere De zero a um: o que aprender sobre empreendedorismo no Vale do Silício, de Peter Thiel e Blake Masteres (editora: Objetiva, 216 páginas, R$ 44,99)
Camilo Stefanelli, CEO da Compaq Brasil, recomenda A arte da possibilidade, de Rosamund Stone Zander e Benjamin Zander (editora: Campus, 205 páginas, R$ 42)
Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions Brasil, curtiu Freakonomics: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta, de Stephen J. Dubner e Steven Levitt (editora: Elsevier Harper, 247 páginas, R$ 19,90)
Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil, aprova Sapiens ; uma breve história da humanidade (editora: L, 464 páginas, R$ 59,90) e Homo Deus (editora: Companhia das letras, 448 páginas, R$ 64,90 ou R$ 37,90 em e-book), de Yuval Noah Harari
Marco Hintz, business development director da SoftExpert, aconselha a leitura de Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Coven (editora: Best Seller, 462 páginas, R$ 59,90)
Alexandre Graff, vice-presidente e diretor-geral para América Latina e Caribe da FICO, é fã da trilogia O século, de Ken Follett. (editora: Arqueiro, 2.732 páginas nos três livros, R$ 64,90 cada livro ou
R$ 194,70 pelos três)
Pedro Al Shara, CEO da TS Shara, recomenda Marketing 4.0 ; do tradicional ao digital, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan e Ivo Korytowski (editora: Sextante, 207 páginas, R$ 49,90 ou R$ 29,99 em e-book)
Robinson Klein, CEO da Cigam S.A., indica Sociedade com custo marginal zero, de Jeremy Rifkin (editora: M.Books, 400 páginas, R$ 99)
Mais sugestões de leitura
Como sair do labirinto ; sequência do fenômeno global Quem mexeu no meu queijo?
Autor: Spencer Johnson
Editora: Record
112 páginas
R$ 29,90
Segredos do Sucesso ; da teoria ao topo: histórias de executivos de alta gestão
Autores: Cristiano Lagôas e Andréia Roma
Editora: Leader
378 páginas
R$ 84,90
O instinto do sucesso ; Transforme seus impulsos primitivos em poderosos aliados na sua carreira e nos negócios
Autor: Renato Grinberg
Editora: Gente
160 páginas
R$ 34,90
O líder Alfa ; Desenvolva o instinto da liderança e forme equipes de alta performance
Autor: Renato Grinberg
Editora: Gente
192 páginas
R$ 34,90
O que as escolas de negócios não ensinam: insights sobre o mundo real de gladiadores de gestão
Autor: José Salibi Neto e Sandro Magaldi
Editora: Alta Books
288 páginas
R$ 64,90
Como um Rolling Stone ; Entenda a liderança eficaz de Mick Jagger
Autores: Jamil Albuquerque e Joilson Albuquerque
Editora: Citadel
208 páginas
R$ 42,90


ClassCentral: www.classcentral.com

Learncafé: www.learncafe.com
Escola Virtual: www.escolavirtual.gov.br
MIT OpenCourseWare: ocw.mit.edu
Class Central: www.classcentral.com
Kutztown University of Pennsylvania: www.kutztown.edu
Descola: descola.org
Escola Design Thinking: escoladesignthinking.echos.cc
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa