Trabalho e Formacao

CNI abre 800 mil vagas de capacitação para jovens do cadastro único

Medida é um acordo entre o Ministério da Cidadania e o SESI

Thaís Moura*
postado em 30/07/2019 16:59
O ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o presidente da CNI, Robson Braga de AndradeO ministro da Cidadania Osmar Terra e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, assinaram, nesta terça-feira (30/7), acordo entre o Ministério da Cidadania e o Serviço Social da Indústria (SESI) para promover o atendimento gratuito em educação profissional a jovens de 18 a 29 anos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Com um investimento de R$ 2,3 bilhões, serão oferecidas 800 mil vagas no total, ao longo de quatro anos.

O acordo tem como finalidade "proporcionar a capacitação de jovens para o trabalho por meio de formação cidadã, da educação e da qualificação profissional e empreendedora". "Nós podemos dar uma oportunidade nova e robusta de emprego e renda para os jovens entre 18 e 29 anos que nem trabalham, nem estudam e que vivem nas famílias mais pobres do Brasil. O que a CNI promove agora é poder capacitar esses jovens de acordo com a realidade da região em que eles vivem;, disse o Ministro Osmar Terra, em coletiva de imprensa. "Hoje, são 4,6 milhões de jovens que vivem em famílias perto da extrema pobreza, e que estão em um impasse de vida por não estarem trabalhando, nem estudando".

A prioridade das novas vagas será para os beneficiários do Bolsa Família que não estejam matriculados em instituições de ensino regulamentadas, nem estejam inseridos no mercado de trabalho formal. O Ministério informou também que trabalhará para estimular o engajamento de estados e municípios no acolhimento e acompanhamento do público a ser atendido.

Segundo o acordo, os 800 mil jovens serão atendidos progressivamente, ao longo de quatro anos, com reforços de português e matemática em módulos de 100 horas, com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais integrados a cursos de qualificação profissional de 200 horas, em média.

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, o acordo entre o Ministério e o SESI deve aumentar as chances para os jovens "nem-nem" obterem empregos. "O SESI tem um trabalho de reconhecida qualidade na oferta de educação básica e na educação de jovens e adultos, tendo como principal público os jovens das classes C, D e E. Esta parceria contribuirá para fortalecer este trabalho e para levar qualificação para muitos jovens, dotando-os das competências e habilidades exigidas pela indústria, o que deve trazer ganhos para a empregabilidade", avalia Robson.

* Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação