Trabalho e Formacao

Concurso para procurador do trabalho. Confira dicas para se garantir

Luiz Oliveira*
postado em 24/11/2019 19:35
O Ministério Público do Trabalho (MPT) abre nesta quarta-feira (27) inscrições para o cargo de Procurador do Trabalho. São quatro vagas nas Procuradorias Regionais do Trabalho da 3; Região ; Belo Horizonte/MG, da 9; Região ; Curitiba/PR, da 10; Região ; Brasília/DF e da 18; Região ; Goiânia/GO e as oportunidades que surgirem no prazo de validade de dois anos. Os interessados precisam ser formados em direito e terem, até a data da inscrição definitiva, experiência de três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do diploma.

[FOTO1]As inscrições preliminares ocorrem até 26 de dezembro no site www.mpt.mp.br. A taxa de pagamento deverá ser efetuada até o dia seguinte (27). O salário oferecido é de R$ 33 mil. O concurso envolve prova objetiva, discursiva, prática, oral e avaliação de títulos. Todas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira avaliação ocorre em 8 de março.

As provas serão aplicadas nas cidades que sediam procuradorias regionais do trabalho, considerando o local de confirmação feito preliminarmente pelo candidato. No entanto, a prova oral será, exclusivamente, no Distrito Federal; e os exames de higidez física e mental, onde for determinado de acordo com o edital.

O diferencial desse concurso, em relação aos antigos, é que, em vez de se ter uma banca examinadora para todas as etapas, agora, cada fase terá a própria comissão. Os conteúdos programáticos, que serão cobrados, foram divididos em três grupos. Vão cair disciplinas que englobam direito constitucional, humanos, administrativo, penal, internacional, entre outros.

Trajetória de sucesso

Carolina Marzolla Hirata Zedes, 36 anos, é professora de direito processual do trabalho, e há quase 11 anos ocupa o cargo de procuradora do trabalho da 15; Região, em Campinas ; SP. Ela começou a trilhar o caminho de sucesso no mundo dos concursos muito cedo. ;A minha trajetória é um pouco sem graça, pois me formei aos 21 anos, e, logo após ter concluído, passei no concurso da Procuradoria-Geral de Goiás, fui procuradora do Estado por três anos;, conta.
Após a passagem pelo estado de Goiás, Carolina dedicou os esforços para o concurso do Ministério Público do Trabalho (MPT), para o cargo de procuradora em Campinas. Ela compartilha como foi a rotina de estudos que durou um ano e que teve como resultado a aprovação. ;O método que eu adotei foi de utilizar, integralmente, todo o tempo que tinha quando não estava no trabalho para estudar;, revela. ;Quando eu falo isso não estou brincando, porque era mais ou menos assim. Eu tomava banho mais rápido para otimizar o tempo. Não tinha vida social, ir ao cinema, assistir à tevê, eram atividades que não fazia;, ressalta.

No entanto, Carolina é direta ao falar que esta foi a escolha dela: ;Cada um faz de um jeito, pois depende do que funciona para você. Para mim, foi assim porque eu prefiro pegar um curto período da minha vida e me dedicar do que demorar muito tempo fazendo a mesma coisa;.

Carolina Marzolla, procuradora do trabalho em Campinas (SP)Ela compartilha as dicas que acredita serem importantes para os candidatos. A primeira delas é avaliar o perfil dos examinadores. ;É extremamente recomendado saber o que já eles já escreveram e estudaram, principalmente, em relação às provas objetivas, prática e oral, porque a tendência é que cobrem temas spbre os quais já se debruçaram;, alerta.
Em relação às disciplinas que mais podem cair, ela aponta o direcionamento como principal artifício para o candidato. ;O concurso é dividido por grupos, o mais importante que os estudantes devem focar é o primeiro, porque contém os conteúdos de direito constitucional, humanos, trabalho, individual, coletivo, processo do trabalho e regime jurídico do MPU, essas são as matérias que considero serem mais importantes;, diz.

Por último, ela indica que os aspirantes ao cargo foquem a atenção ;a tudo que há de novo na parte de legislação, porque a tendência é de que seja cobrada, porque esse é o primeiro concurso que vai cair a lei da reforma trabalhista já na primeira fase.

Atenção!

Assim como Carolina, a professora Alice Rocha, 37 anos, de direito internacional e humanos do Gran Cursos Online, também alerta para que os concorrentes prestem atenção para os acontecimentos atuais. ;Como é um concurso de longo tempo de preparo, acredito que as maiores dificuldades que aparecerão serão em relação com a atualização das reformas trabalhista e previdenciária;, afirma.

Ela indica para os candidatos quais os conteúdos que mais caem nas disciplinas que ministra: ;Em direito internacional, é imprescindível que o concurseiro vá para prova sabendo tudo sobre a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Já em direitos humanos, recomendo saber a respeito do sistema interamericano e da Organização das Nações Unidas (ONU);, finaliza.

Foco em passar

Jheifon Bruno Araújo, 30 anos, é natural do Ceará, mas hoje mora em São Paulo. Advogado autônomo, conta que o foco após concluir a graduação é passar em um concurso. ;Acabei pegando paixão por esta área quando estava na faculdade. E assistindo a alguns vídeos de promotores falando como é o processo de direito do trabalho, resolvi unir dois objetivos em um único, que é passar em concurso público na área que acredito ser a que quero seguir profissionalmente;.
Ele conta como está se preparando para a prova. ;Estou seguindo a estratégia de dar prioridade às disciplinas do grupo um, porque, de acordo com a estatística das últimas avaliações, são as que mais caem;.

Jheifon diz que agora o momento é de aumentar o ritmo. ;Geralmente, estudo de duas a três horas por dia. Agora, vou dar uma intensificada, porque eu estou em casa. Assisto a vídeos, anoto e faço revisão do conteúdo;.

Estagiário sob a supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação