Dezembro chegou e, com ele, as tão aguardadas comemorações: Natal, ano-novo e festa da firma. A celebração varia de acordo com a cultura de cada empresa, mas, em geral, é um momento para reconhecer os funcionários pela dedicação ao longo do ano e de estreitar laços entre os membros da equipe. ;O colaborador vestiu a camisa durante 12 meses e deu o máximo para o crescimento da empresa. Por isso, nada melhor do que fazer uma festa de fim de ano para comemorar;, afirma Leandro Moreira, palestrante, escritor, sócio e CEO da empresa de consultoria ZION.
O importante, nessas ocasiões, não é a dimensão do festejo, mas a integração entre os trabalhadores. ;Mesmo em tempos de dificuldade financeira, é importante comemorar junto, nem que seja para sentar e comer um pão com presunto e tomar um refrigerante;, diz o empresário. Além da tradicional confraternização, existem outras maneiras de celebrar o fim do ano na firma. Algumas empresas optam por presentear os funcionários com cestas natalinas, lembrancinhas, cartões vale-compra, ingressos para eventos, entre outros.
Os presentes, entretanto, não substituem a importância de um momento de confraternização. Moreira explica que a comemoração entre a equipe, seja em uma festa,seja em um churrasco ou lanche, é uma oportunidade para o patrão parabenizar, por meio de premiação, os funcionários que se destacaram e comunicar as metas para o ano seguinte.
;Esse momento é importante para o líder mostrar que valoriza os funcionários que fizeram por onde. Além disso, aqueles que não ganharam (o prêmio), no ano seguinte, tentarão obter resultados maiores para que possam ser reconhecidos na festa de confraternização;, afirma. ;Nessa comemoração, o chefe também declara como será o ano seguinte, qual direcionamento a empresa deverá seguir. Isso traz segurança e motivação;, completa.
Ainda de acordo com o empresário, a festa é uma oportunidade de celebração e integração entre todos os membros da equipe. ;O ambiente de trabalho precisa, muitas vezes, ser formal, e a confraternização de fim de ano é um momento de maior intimidade. Além disso, a celebração produz criatividade para que, no ano seguinte, a equipe tenha conquistas ainda maiores.;
Prudência
O coach e consultor de carreira Emerson Weslei Dias alerta para a utilização das redes sociais durante a festa de confraternização. ;Evite fazer uma live na pista de dança, por exemplo. Lembre-se de que ali estão colegas, inclusive executivos, que podem não querer aparecer na transmissão;, aconselha. De acordo com Weslei, é preciso tomar cuidado com fotos e vídeos que possam constranger os colegas posteriormente.
Ainda segundo o consultor de carreira, é importante ficar atento ao visual ; nada de roupas muito informais ; e se divertir sem passar da medida. ;Excessos são ruins para a imagem profissional e podem, inclusive, afetar a reputação;, explica. Ele recomenda, por fim, que os funcionários tirem proveito do momento. ;A empresa deve usar esse clima de descontração para aproximar as diversas áreas e os colaboradores devem usar esse momento para interagir com os colegas.;
Sem excessos
Confraternizações, normalmente, são momentos descontraídos, mas isso não significa que o trabalhador pode fazer o que bem entender. É importante tomar alguns cuidados para não sujar a imagem diante do chefe e de colegas de trabalho. Tudo depende, é claro, da política da empresa. Algumas têm regras para a confraternização, outras permitem que os trabalhadores se comportem de maneira mais informal. Em ambos os casos, no entanto, a professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV) Joana Story aconselha que os trabalhadores fiquem atentos ao comportamento.
;Mesmo que seja um evento descontraído, você ainda está com seus colegas de trabalho;, diz. ;Principalmente quando tem bebida, as pessoas podem confundir as coisas, mas é muito importante lembrar que o comportamento nessas ocasiões pode ter efeito negativo;, completa. A professora ressalta que o conselho não vale somente para os empregados. ;Já ouvi histórias terríveis de gestores que ficaram bêbados, e as pessoas da equipe perderam todo o respeito por eles;, conta.
Com relação a flertes na festa, ela afirma que o melhor é ser discreto. ;Não que seja errado, mas que seja feito de uma forma pelo menos consciente;, opina. A doutora em estudos de liderança pela Universidade de Nebraska-Lincoln explica que cada organização tem uma política específica em relação a relacionamentos amorosos no ambiente de trabalho e em eventos da firma.
*Estagiária sob supervisão e Ana Sá