Trabalho e Formacao

Match para conseguir uma vaga

Correio Braziliense
postado em 12/01/2020 04:08

Dizer que as redes sociais estão presentes diariamente na vida dos brasileiros não é novidade. Elas excederam a barreira do campo da diversão e são consideradas ferramentas de negócio e trabalho. Larissa Ruza, coordenadora de Marketing de Recrutamento da Connekt, consultoria de seleção digital, acredita que, nos dias atuais, muitos empregadores tendem a não mais fazer processo seletivo convencional. “São raríssimos os casos em que ainda aceitam currículos pessoalmente”, afirma.
Hoje, para além do CV digital, pede-se bastante também em vídeo. Também é comum pedir algum tipo de mídia durante as etapas de seleção. “As empresas, hoje, buscam mais do que pessoas com requisitos técnicos. Existe uma preocupação muito forte em saber se o candidato tem o perfil desejado. Elas estão muito focadas em propósitos e compreender se darão ‘match’ com aquela pessoa”, observa.


No mundo moderno, as redes sociais e outros canais digitais se tornaram ferramenta para conhecer os inscritos. “O candidato pode ter uma inteligência técnica incrível, mas não combinar com a instituição. E aí não vai servir”, esclarece. Segundo Larissa, um perfil apresentável é aquele que foge das polêmicas. No entanto, ela aconselha que o candidato não deve se privar de viver por causa disso.
“Existem redes sociais, como o Linkedln, que são focadas no trabalho. Aí, sim, você de fato tem que ter esse foco mais profissional”, aponta. Assim, é possível ter mais liberdade e ser mais descontraído em outras redes — no entanto, tomando cuidado. Em geral, as empresas não pedem as redes sociais na hora da inscrição, “mas todo cuidado é recomendado”, segundo Larissa. “Basta saber usar seus canais de forma positiva, não sendo preconceituoso nem discriminatório”, indica.

Caminhos tecnológicos
O efeito do avanço das tecnologias têm ocasionado o surgimento de novas formas de procurar emprego. Os aplicativos para smartphones estão entre as alternativas que surgiram para auxiliar nessa jornada. Existem diversas opções gratuitas para os interessados, como o Peoplenect, que faz uma ponte entre os profissionais com as habilidades certas às vagas abertas pelas empresas, cruzando instantaneamente o perfil, a disponibilidade e a localização do candidato com a demanda que se necessita. O Whatsapp também tem adquirido essa função. Há diversos grupos cuja finalidade é o compartilhamento de oportunidades disponíveis.

 

Currículo de ouro

O currículo, com certeza, ainda é o primeiro passo rumo à porta de entrada de uma empresa. Por isso, é um dos documentos mais importantes na hora de conquistar uma vaga. Porém, muitos são descartados logo no começo da avaliação. De acordo com um estudo realizado pela Catho, plataforma de recrutamento on-line, 30% dos recrutadores levam de seis a 10 segundos, em média, para descartar ou decidir manter um currículo na disputa por uma oportunidade.

Depois disso, cerca de 15 a cada 100 currículos são revistos com maior cuidado pelos profissionais. Fique atento às orientações de Acsa Vasconcellos, diretora da Insight, empresa de consultoria em gestão de pessoas, sobre como ter um currículo considerado impecável.

1) Personalize
O currículo tem que ser feito exclusivamente para cada vaga a que o candidato queira concorrer. Não pode ser um padrão que sirva para todas.

2) Corrija
Verifique o português antes de enviar, pois, se houver erros, certamente, ele será eliminado em poucos segundos.
3) Use uma foto de estilo profissional
Às vezes, em um processo seletivo, participam tantas pessoas que um currículo com foto facilita ao recrutador lembrar quem é determinada pessoa. No entanto, fique atento à imagem a se colocar, algumas queimam seu filme. “Eu já recebi um CV que tinha uma foto enorme, de meia página, de uma mulher com decote. O ideal é ser mais sério e mostrar só seu rosto”, afirma Acsa.

5) Dados de contato
É essencial que o documento apresente e-mail, telefone e endereço, pois alguns empregadores querem alguém que more próximo do local de trabalho.

6) Só escreva o necessário
Não insira filiação nem pensar, porque não faz sentido, não é uma informação relevante.

7) Escreva seu objetivo
As pessoas tendem a colocar algo piegas ou algum padrão encontrado na internet, o que não é bom. O autoconhecimento ajuda a elaborar uma boa descrição de objetivo profissional, pois quem se conhece sabe das características fortes e fracas.

8) Seja sucinto
O currículo decide se o candidato será eliminado ou chamado, porque quem está fazendo triagem de currículo não lê o currículo, apenas bate o olho. Por isso, é importante ter as atividades desenvolvidas de uma maneira resumida. O ideal para um currículo, se a pessoa tiver muita experiência mesmo, é ser de até uma página frente e verso. Não coloque cursos que não tenham nada a ver com a vaga desejada: você tem que focar no que interessa. Tem gente que acha que só deve colocar o que tem como provar, o que envolve certificado. Isso está errado. “Se algo que você fez agregou e você aprendeu coisas a partir dessas experiências e vai poder dar uma resposta diferente por ter vivido essa situação, coloque”, recomenda Acsa. Para aqueles que estão saindo da fase escolar e não têm muitas experiências para colocar no currículo, insira outras informações que não sejam de trabalho, mas sejam relevantes. Se você não tem nenhuma, procure. Um trabalho voluntário é uma boa opção. “Porque é muito difícil alguém dar oportunidade para quem não tem prática alguma”, explica.

9) Não minta!
Essa nunca é a saída e você ainda pode sair da entrevista com o recrutador te desmentindo.

10) Estética e organização

Preste atenção à formatação. O tamanho da letra tem que ser confortável para leitura: o tamanho 12 é ideal. Use um estilo simples: nada de letra decorada ou em itálico.

Sem salário, mas fazendo o bem onfira opções de trabalho voluntário com vagas abertas
Inglês na Estrutural

O projeto Inglês na Estrutural está com inscrições abertas para voluntários. Atualmente, cerca de 200 crianças e adolescentes da região são atendidos pela iniciativa, focada no ensino gratuito da língua inglesa para os jovens residentes na cidade. Para o primeiro semestre de 2020, há vagas para professores de inglês, profissionais de gestão de pessoas e gestão financeira, designers, fotógrafos e videomakers. Há também oportunidades para voluntários interessados em auxiliar na organização da escola antes e depois das aulas. Interessados devem ter disponibilidade para participar das atividades aos sábados pelo menos duas vezes por mês. Inscrições até quarta-feira (15) pelo link: forms.gle/FgThDfKEttVPdEna9

60 vagas em Brasília
A Aiesec está com processo seletivo aberto para jovens que têm interesse em fazer trabalho voluntário na instituição. São cerca de 60 vagas para trabalhar em Brasília, em diversas áreas, como finanças, recursos humanos, marketing, entre outras. As inscrições não têm data-limite para término, mas as primeiras dinâmicas começam em 22 de janeiro. Para concorrer, basta responder ao questionário disponível em: bit.ly/entrenaaiesec. O único pré-requisito é ter
de 18 a 30 anos.

 

Confira apps para procurar emprego

Empregos: Disponível para dispositivos Android e iOS. Aplicativo que permite buscas de oportunidade por meio do Indeed, site de empregos. Link: www.indeed.com.br

InfoJobs.com.br: disponível para dispositivos Android e Windows Phone. O aplicativo do InfoJobs.com.br oferece pesquisa de empregos, podendo filtrar de diversas formas sua pesquisa. Ao se cadastrar, é possível preencher um currículo que poderá ser posteriormente enviado às vagas desejadas. É possível ainda optar por receber notificações via e-mail avisando sobre determinadas vagas. Link: www.infojobs.com.br

Trovit: disponível para dispositivos Android e iOS. O app da Trovit permite realizar uma busca nos mais diversos sites de empregos disponíveis na web. Está disponível em 12 idiomas e também permite a ativação de notificações de vagas por e-mail. Link: www. imoveis.trovit.com.br

Catho: disponível para dispositivos Android e iOS. O aplicativo da Catho permite cadastrar o currículo, pesquisar por vagas de empregos de acordo com o perfil e desejos. Link: www.catho.com.br

Sine: Disponível para dispositivos Android e iOS. O aplicativo do Sine funciona como um classificado de empregos na internet, possibilitando que empregadores divulguem suas vagas e que empregados encontrem uma oportunidade. Segundo o desenvolvedor, mais de 4 mil novas vagas são anunciadas diariamente em todo o país. Link: www.indeed.com.br

 

Três perguntas para / Vicente Goulart, subsecretário de ação ao Trabalhador e ao Empregador do Distrito Federal 

 

O senhor está confiante om relação à geração de mpregos no Distrito Federal em 2020? Quais são as expectativas?
Sim, podemos dizer que sim. O país vem recuperando sua economia. Em um ritmo lento, é verdade, mas isso tem acontecido de forma gradual. Aqui no Distrito Federal, acontece algo similar, mas o crescimento deve ser maior que a média nacional. A Secretaria de Trabalho, junto ao governador Ibaneis (Rocha), tem buscado insistentemente parcerias para atrair empresas, como é o caso do Emprega-DF, programa por meio do qual empresas recebem incentivos fiscais. A oferta de trabalho deve melhorar nos próximos anos.

Quais dicas o senhor dá para quem está procurando emprego?
A principal e fundamental é que o trabalhador busque sempre estar atualizado. Tanto na profissão que esteja buscando quanto na qualificação daquela área. As empresas buscam sempre o trabalhador melhor capacitado e que se encaixe no perfil da empresa. Hoje, a atualização profissional é de fundamental importância. Outra dica importante é estar sempre bem-arrumado, com trajes adequados para a entrevista. A primeira impressão no mercado de trabalho é sempre a que fica. Não vá com roupas curtas ou chinelo!

Há anos, a Secretaria de trabalho oferece serviços que ajudam o trabalhador, como a Fábrica Social e a Agência do Trabalhador. Existe alguma novidade feita ela nova gestão?

A Fábrica Social talvez seja a principal referência para a qualificação social e profissional, mas ela, por força de lei, só pode atender a uma pequena faixa das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estamos em fase de planejamento para a expansão da fábrica, levando suas atividades a outras cidades, como é o caso de Samambaia. Expandimos também a Agência do Trabalhador para que a mesma faixa de quem procura emprego possa ser atendida em outros pontos do DF, mais perto de suas possibilidades. Temos, além disso, outros módulos de qualificação, como é o caso das parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio das quais oferecemos cursos dessas instituições gratuitamente tanto nas instalações do Senac e do Senai quanto nas Agências do Trabalhador. Temos também as ações para micro e pequenos empresários, expandimos as linhas de crédito para eles. Nossa secretaria espera que possamos aumentar o volume de microcrédito para o ano que vem, assim como aumentar o número de vagas para qualificação com as demandas do próprio mercado. Esperamos, em 2020, trazer mais ações, cada vez mais dirigidas às necessidades dos trabalhadores que buscam emprego, o retorno imediato aos postos de trabalho, diminuindo cada vez mais o desemprego no Distrito Federal. 

 

Como se sair bem na entrevista
Um dos momentos mais esperados para quem está procurando emprego é a hora da entrevista. E, sem dúvida, esta é uma das etapas do processo de seleção mais importantes que, em muitos casos, define a escolha do profissional. É nesse momento que o recrutador conhece melhor o candidato, seus objetivos, trajetória profissional e as competências que tem.

Vale lembrar que a ocasião também serve para o concorrente avaliar se a vaga é adequada para ele, se a proposta da empresa está dentro das expectativas e se encaixa nos seus objetivos. Para se sair bem e causar uma boa impressão, Luciana Carreteiro, coach em desenvolvimento de alta performance para liderança e fundadora da Kyma Coaching, dá cinco dicas de como se preparar para esta ocasião.

1) Pesquisa sobre o contratante
O candidato precisa estar apto para saber responder a perguntas sobre a empresa, bem como esclarecer questionamentos sobre a sua área de atuação.

2) Esteja pronto para se definir
Seja hábil em responder ao pedido: “fale sobre você”. Nesse caso, explicando quem você é em até três ou quatro minutos. Esta resposta é a introdução, guia e dará a deixa para as próximas perguntas do entrevistador.

3) Experiências na ponta da língua
Quando perguntarem sobre os locais onde você trabalhou, conte, de forma resumida, as experiências que teve em ordem cronológica. Fale, também, das atividades que exercita fora do ambiente de trabalho.

4) Autenticidade é tudo
Seja honesto, não diga o que você acha que o recrutador quer ouvir porque, se você vende algo que não é capaz de fazer, isso pode ocasionar problemas lá na frente.

5) Objetividade e concisão
Para cada pergunta que o entrevistador fizer, estruture uma resposta organizada na sua cabeça. Isso é para evitar ser prolixo e acabar não dizendo nada com nada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags