Correio Braziliense
postado em 09/02/2020 04:08
No Distrito Federal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) completou 52 anos oferecendo cursos técnicos. Em 2007 foi criada a Faculdade de Tecnologia Senac-DF. A instituição faz parte do Sistema S, mantido por receitas compulsórias da folha de pagamento do comércio. Cada entidade integrante recebe uma porcentagem desse valor, arrecadado de acordo com o setor de que faz parte.O Senac recebe 1% do que é arrecadado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). Esse valor é investido na infraestrutura, no funcionamento dos cursos e na contratação de professores. No entanto, não é suficiente para arcar com todos os custos. Dessa maneira, são cobradas taxas dos alunos para cobrir as demais despesas da faculdade.
“A legislação diz que temos que arrecadar também de forma privada. Por isso, cobramos mensalidade”, explica Bermúdez. Ele esclarece que o Senac não é do governo, mas, em alguns aspectos, assemelha-se a uma instituição pública. “Não é do Estado, é administrado e gerenciado pela iniciativa privada, mas presta contas ao Tribunal de Contas.”
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.