Trabalho e Formacao

A pressão psicológica durante a preparação para concursos

Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas

Correio Braziliense
postado em 23/02/2020 21:42

O equilíbrio emocional dos concurseiros

Estudar para concurso não é tarefa fácil. Muitos  desistem no meio do caminho por causa das dificuldades envolvidas. Inclui-se no rol de desafios cuidar da saúde mental, visto que esses candidatos sofrem muitas pressões de si mesmo e dos outros. Confira orientações de como levantar o astral e se manter saudável 
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas 

Planeje-se! 

Confira lista de certames com chances de saírem em 2020 
A aprovação em um concurso público é o sonho de vários brasileiros que buscam estabilidade financeira e qualidade de vida. No entanto, a jornada até alcançar essa meta requer muito esforço, dedicação e persistência. Muitos, no entanto, não estão preparados para lidar com as adversidades durante o processo de preparação para uma seleção desse tipo. Os desafios são diversos, incluindo grande volume de matérias para estudar e preocupação com a concorrência.

A ansiedade pela espera por um edital que ainda não foi lançado e que, por vezes, demora mais que o planejado para sair, também pode ser grande. No meio de tudo isso, há uma grande pressão sobre os ombros dos concurseiros. Eles cobram de si mesmos, além de receberem cobranças de familiares e amigos pela aprovação. Assim, lidar com a parte psicológica do período pré-seleção não é fácil.

Há 20 anos, a psicóloga Juliana Gebrim atende pacientes que a procuram por enfrentarem dificuldades para manter o equilíbrio mental antes de um concurso público. Assim, Juliana se tornou referência nessa área. Atualmente, trabalha no Gran Cursos Online oferecendo esse suporte. Juliana explica a importância do equilíbrio emocional para não desanimar nas vezes em que a aprovação não vier: em geral, um concurseiro não é aprovado em diversas seleções e precisa persistir até passar.

“O aluno tem que perceber que isso faz parte do processo,  entender que é natural. Por isso, quem não enxerga a questão das emoções de uma forma séria está destinado à reprovação”, alerta. Ela identifica ansiedade, depressão e procrastinação como alguns dos sintomas mais comuns entre candidatos que estão se preparando para fazer provas. Para conseguir resolver esses problemas, Juliana recomenda que a melhor saída é buscar ajuda de um profissional habilitado.

“Se o estudante identificar que tem algo o prejudicando, deve procurar um psicólogo imediatamente para não deixar isso se ampliar”, indica. Para Juliana, uma rotina de estudos considerada saudável parte do princípio de que o candidato não se deixa abater por problemas externos. “Falo muito para os estudantes entrarem em uma bolha e focarem apenas no que é necessário, de acordo sempre com o ritmo deles”, observa.

As estratégias


Juliana Gebrim:
 
 
 
 
A psicóloga Juliana Gebrim desaconselha excessos. “Tem gente que diz para as pessoas estudarem tanto a ponto de não dormirem o suficiente. Mas o sono é fundamental, porque é, justamente nesse momento que você memoriza o que aprendeu”, pondera. Contar com uma rede de apoio de amigos e familiares pode ajudar alunos a lidarem melhor com os sofrimentos e com a pressão inerentes aos estudos para concursos.
 
 
 
João Gabriel Diniz:  
 
 
 
 
É o que defende João Gabriel Diniz, tutor de estudos no curso preparatório Reciclagem Educacional. O trabalho dele se baseia em criar estratégias para os alunos que desejam a aprovação. Por ter adquirido vários resultados positivos, ele classifica o apoio de pessoas importantes para os candidatos como primordial para ajudar os concorrentes durante o andamento dos estudos. “Porque, em muito dos casos, os estudantes se sentem pressionados por pessoas próximas, e isso atrapalha”, diz.

João indica que uma boa estratégia para se seguir com relação aos estudos é “a prática de fazer revisões de provas, pois, assim, a pessoa vai adquirir mais segurança para a hora de fazer o exame”, o que diminui o sofrimento emocional. O professor Rodrigo Silva é coordenador do programa de coaching do Gran Cursos Online há mais de um ano. Ele faz uma analogia com a preparação de atletas para exemplificar como manter a calma e a concentração durante a prova.

“Como alguém que treinou por quatro anos para correr por apenas 10 segundos mantém o equilíbrio? Confiando na preparação que fez antes. Então, a grande dica é: se você cumpriu bem essa, já chega para o concurso mais calmo. Geralmente quem está nervoso é por que não estudou o suficiente”, afirma. A preparação deve ser de longo prazo, mas pode, inclusive, chegar até a véspera da prova.

Dedicação integral

Daniela Adamek: Daniela Adamek, 25 anos, abdicou-se de tudo e de todos durante um período de 10 meses antes de fazer a prova para o cargo de consultora legislativa da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A dedicação integral surtiu efeito e ela passou em primeiro lugar na prova. Formada em direito pela Universidade de Brasília (UnB), Daniela trilhou esse caminho com ajuda psicológica porque compreendeu que seria essencial para conseguir obter o resultado que desejava.

“Sempre tive alguns problemas de cunho familiar, e eu sabia que, em algum momento, isso atrapalharia os meus estudos. Procurei a psicóloga como uma forma de ajudar a me equilibrar para estar bem e saudável”, relata. Ela compartilha da visão de que a preparação para um concurso público não deve ser apenas estudar mais de 12 horas por dia, afinal, os concurseiros não são máquinas.

“Uma hora, a pessoa surta e, se você não tem esse amparo, está suscetível a não saber como resolver. Aí, no desespero, vai atrás de um profissional, mas talvez já seja tarde demais”, alerta. “A psicóloga foi um suporte que me ajudou a pensar em como resolver os problemas da melhor forma possível e de modo que não prejudicasse os meus estudos, mantendo o foco”, descreve Daniela sobre a experiência.

Atrás do sonho

José Carlos Varias: é necessário ter uma válvula de escape, que pode ser a família, os amigos e os parceiros. Esse apoio o apoio ajuda o candidato a não se abaterO sonho de José Carlos Varias, 26 anos, sempre foi ser delegado de Polícia do Estado de Alagoas. Morador da cidade de Caxias, no interior do Maranhão, ele foi aprovado em diversos concursos, porém acabou não sendo efetivado em nenhum deles. “Ao longo do tempo, com as reprovações, a gente vai aprendendo a manter o psicológico no lugar, fazendo sempre algo diferente quando se estagna, porque o importante é não parar”, conta.

Para José, a vida de concurseiro é solitária, portanto a parte psicológica sempre terá peso. Por isso, ele ressalta que “é necessário ter uma válvula de escape, que pode ser a família, os amigos ou os parceiros”. Segundo ele, o apoio dos entes queridos “ajuda o candidato a não se abater”. Afinal, pensar em desistir acaba passando pela cabeça de muitos candidatos.  “O importante é ter fé de que a hora certa vai chegar”, diz.
 
 
 

Ainda vai ter concurso?

Veja que editais esperar até o fim do ano
Se a pressão sobre quem estuda para concursos já é grande, esse peso aumenta ainda mais diante de notícias de que o governo pretende restringir seleções do tipo. Desde o governo de Dilma Rousseff, passando pelo de Michel Temer e, agora, na gestão de Jair Bolsonaro, novidades sobre suspensão de certames e congelamento de vagas enchem o noticiário e a cabeça dos concurseiros. Na última segunda-feira (17), o presidente da República anunciou que, até o fim da reforma administrativa, só serão feitas seleções públicas consideradas essenciais.
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas 
Também afirmou que o governo não pode ser irresponsável abrindo certames que não sejam necessários. Diante de discursos como esses, é natural a pergunta: ainda vai ter concurso público? A resposta é sim, segundo representantes de cursinhos e associação de concurseiros. Afinal, aposentadorias continuam ocorrendo, e os órgãos precisam de pessoal. Além disso, mesmo que as seleções da esfera federal estejam mais reduzidas, ainda há muitas oportunidades municipais, estaduais e no DF.

Muito esperados, os editais do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ), por exemplo, foram lançados. Além disso, mesmo na esfera federal, a Lei Orçamentária Anual (LOA), sancionada por Bolsonaro em janeiro, traz previsão de provimento e criação de mais de 51,3 mil cargos. Confira as vagas previstas na LOA:

Poder Executivo

Área     Vagas para criação      Vagas para Provimento 
Civil     3.140     39.783
Militares     0     1.801
Fundo Constitucional do DF (FCDF)     0     1.984

Poder Judiciário
Área     Vagas para criação      Vagas para Provimento 
Supremo Tribunal Federal     0     62
Superior Tribunal de Justiça     0     50
Justiça Federal     625     450
Justiça Militar da União     740     89
Justiça Eleitoral     0     1.002
Justiça do Trabalho     52     90
Justiça do Distrito Federal e Territórios     0     128
MPU e Conselho Nacional do MP     0     25
Ministério Público Militar     0     6
Ministério Público do Trabalho     0     5
Escola Superior do MPU     0     14
Defensoria Pública da União     1.001     205

Poder Legislativo   
Área     Vagas para criação      Vagas para Provimento 
Câmara dos Deputados     7     77
Senado Federal     0     40
Tribunal de Contas da União     0     30

Certames a aguardar 

Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas

Levantamento do Estratégia Concursos reúne concursos com chances de sair até o fim do ano. Confira:

Poder Executivo Federal
Pedidos protocolados no Ministério da Economia:

Banco do Brasil (BB)
No próximo mês, o Banco do Brasil deve abrir edital para o cargo de escriturário tradicional, com salários iniciais de R$ 4.036,56, segundo mapeamento do Gran Cursos Online. A seleção será realizada em diversos estado do país, entretanto a oferta ainda não foi divulgada. Porém, nos anos de 2015 e 2018, o Banco do Brasil abriu vagas para a mesma função. O escriturário do Banco do Brasil, em média, tem uma jornada de 30 horas de trabalho e contrato com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Polícia Rodoviária Federal (PRF) - 4.435 vagas
A assessoria de imprensa da PRF informou que foi realizado o pedido de um novo concurso público para o provimento de 4.360 vagas de níveis médio e superior de policial rodoviário federal e 75 vagas de agente administrativo. Remuneração: R$ 9.899,88 a R$ 16.552,34. Edital do último concurso: 2018

Polícia Federal (PF) - 3.600 vagas
Foi solicitada autorização para realização de novo concurso para preenchimento de 3.000 vagas. Lembrando também que já havia sido solicitada autorização para realização de concurso para o cargo de agente de polícia federal, com 600 oportunidades, e agente administrativo do plano especial de cargos da Polícia Federal (níveis médio e superior).  Remuneração: R$ 5.204,16 a R$11.983,26. Edital do último concurso: 2018.

Controladoria-Geral da União (CGU) 
Comissão de Valores Mobiliários (CVM) 128: confirmou que protocolou no Ministério da Economia um pedido de concurso de níveis médio e superior. Um pedido que já tramitava na pasta conta com 128 vagas para os cargos de analista (30 vagas), inspetor (16 vagas) e agente executivo (82 vagas). Remuneração: 
R$ 19.197,06 a R$ 27.369,67. Edital do último concurso: 2010.

Banco Central do Brasil (Bacen) - 260 vagas
Após apresentar movimentações em 2019, com solicitação ao Ministério da Economia por um novo concurso de níveis médio e superior, o Bacen deve readmitir servidores aposentados. Com cerca de 40% de cargos vagos, a recomposição da mão de obra na instituição é cada vez mais necessária. Remuneração: R$ 6.851,13 a R$ 26.127,94. Edital do último concurso: 2013.

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) - 394 vagas 
Efetuou um pedido de concurso para o preenchimento de 394 vagas de níveis médio e superior. Sendo 87 cargos para técnico administrativo, 208 pra técnico em regulação, 36 para analista administrativo e 63 para especialista em regulação. Remuneração: R$ 7.016,67 a R$ 15.058,12. Edital do último concurso: 2013.

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) - 169 vagas
Pediu concurso de níveis médio e superior para 42 cargos de analista administrativo, 45 de especialista em regulação e 82 de técnico administrativo. Remuneração: R$ 6.147,52 a R$ 12.432,49. Edital do último concurso: 2010.

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) – 102 vagas
Requereu concurso para o preenchimento de 102 vagas de níveis médio e superior para técnico, analista e especialista. Remuneração: R$ 7.388.34 a R$ 21.036,46. Edital do último concurso: 2014.

Agência Nacional de Águas (ANA) – 93 vagas 
Solicitou a realização de concurso público com 44 chances de níveis médio e superior para especialista em recursos hídricos, 37 para analista administrativo e nove para técnico administrativo. Remuneração: R$ 7 mil a R$ 15 mil. Edital do último concurso: 2012.

Agência Nacional do Cinema (Ancine) – 15 vagas
Enviou ao Ministério da Economia pedido de concurso para o provimento de 15 vagas de níveis médio e superior para cargos de especialista, analista e técnico. Remuneração: R$ 7.019,67 a R$ 21.036,46. Edital do último concurso: 2013.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – 192 vagas
Solicitou seleção para os cargos de nível superior de analista em ciência e tecnologia em cinco áreas diferentes. Remuneração: a definir. Edital do último concurso: 2010.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Confirmou a solicitação da abertura de concurso público para auditor fiscal federal agropecuário em diferentes especialidades: engenheiro agrônomo, zootecnista, químico e farmacêutico; agente de atividade agropecuária e agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal. Vagas: em análise. Remuneração: R$ 14.548,71 a R$ 20.376,24. Edital do último concurso: 2017.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – 7.888 vagas
Com mais de 19 mil cargos vagos, tem uma solicitação de concurso de níveis médio e superior em tramitação no Ministério da Economia desde 2018. Já houve manifestação de que não será autorizado devido à situação fiscal do país. Porém, o Ministério Público Federal ajuizou Ação Civil Pública para garantir a realização de um novo concurso do INSS. Cargos: analista, técnico e perito médico. Remuneração: R$ 5.344,87 a R$ 10.616,14. Edital do último concurso: 2015.

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – 1.228 vagas
Respondeu que solicita semestralmente ao Ministério da Economia a autorização de concurso de níveis médio e superior. O pedido sempre é baseado no número total de cargos vagos da instituição. Cargos: analista e técnico. Remuneração: R$ 2.222,94 a R$ 7.482,30. Edital do último concurso: 2014.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – 2.054 vagas
Protocolou solicitação para abertura de concurso público para os cargos de analista ambiental, analista administrativo e técnico administrativo. Remuneração: R$ 2.222,94 a R$ 7.482,30. Editais dos últimos concursos: 2012 (técnico) e 2013 (analista).

Fundação Nacional do Índio (Funai) - 1.818 vagas
Foram pedidas vagas para nível médio e superior, para diferentes cargos: agente em indigenismo (1.560), indigenista especializado (156), assistente social (19), economista (18), administrador (15), antropólogo (14), engenheiro (13), sociólogo (11), contador (8) e psicólogo (4). Remuneração: R$ 4.891,07 a R$ 5962,87. Edital do último concurso: 2016.

Certames aguardados por áreas ou órgãos

Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas

Tribunais do Poder Judiciário 
» TRT 4 (Rio Grande do Sul)
» TRT 6 (Pernambuco)

Tribunais de Justiça (TJs)
» TJDFT: a comissão de concursos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios concluiu o estudo de viabilidade de um novo certame, solicitado pela presidência da corte no fim de 2019. O órgão anunciou que não há previsão de concurso por agora. O tribunal terá um novo presidente a partir de abril de 2020, que ficará responsável pela análise do pedido de autorização do certame.
» TJRJ
» TJRS
» TJSP
» TJSP Cartórios
» TJTO
» TJSC
» TJPE
» TJGO

Tribunais Regionais Eleitorais (TREs)
» TRE-MG
» TRE-SC
» TRE-MA
» TRE-MT
» TRE-PI
» TRE-RS
» TRE-RR
» TRE-RO
» TRE-SE
» TRE-MS

Área fiscal
» Receita Federal: está passando por um momento de reestruturação, após o qual será possível a realização de um novo concurso. O órgão solicitou 3.314 vagas ao Ministério da Economia. São boas as chances de concurso.

Secretarias de Fazenda (Sefaz):
» Sefaz-PR
» Sefaz-BA
» Sefaz-SP
» Sefaz-RJ
» Sefaz-CE
» Sefaz-ES
» Sefaz-SE
» Sefaz-AM

Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) municipais:
» ISS-RJ
» ISS-SP
» ISS-Fortaleza
» ISS-Belém
» ISS-Aracaju
» ISS-Belo Horizonte

Área de controle e gestão
» Controladoria-Geral da União (CGU): protocolou pedido de concurso de níveis médio e técnico no Ministério da Economia, para os cargos de auditor e técnico federal de finanças e controle. Com relação à quantidade de vagas, a CGU disse que somente poderá disponibilizar essa informação após autorização do Ministério 
da Economia. Remuneração: R$ 15.003,70 a R$ 21.391. Edital do último concurso: 2015.

» Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF): está formada comissão para organizar novo concurso com 234 vagas (87 imediatas %2b cadastro de reserva). Certame está em fase de elaboração do termo de referência.

» Tribunal de Contas da União (TCU): com previsão na PLOA, um novo concurso do Tribunal de Contas da União está previsto para 2020. Segundo o presidente do órgão, José Múcio Monteiro, em sessão do Plenário do TCU, estão previstas 30 vagas para preencher o déficit atual do tribunal.

Tribunais de Contas estaduais
» TCE-PI
» TCE-SC
» TCE-BA
» TCE-AL
» TCE-SE
» TCE-GO
» TCE-AM

Tribunais de Contas municipais
» TCM-RJ
» TCM-SP
» Secretarias
» Secont-ES
» Seplag-MG

Área policial
» Policial legislativo do Senado: o novo concurso Senado Federal já tem comissão formada para 40 vagas. É prevista oferta de vagas para cargos de nível médio e superior, além de oportunidades para técnico legislativo (policial legislativo), advogado e analista legislativo.
» PF
» PRF
» Departamento Penitenciário Nacional (Depen): foi autorizado o provimento de 309 vagas para o concurso com previsão de 294 vagas para agente federal de execução penal (nível médio) e 15 vagas para especialista federal em assistência à execução penal (nível superior).

Bombeiro Militar
» Bombeiros Tocantins
» Bombeiros Sergipe
» Bombeiros Paraná
» Bombeiros Minas Gerais
» Bombeiros Espírito Santo
» Bombeiros Alagoas

Polícia Militar
» PM-TO
» PM-PI
» PM-SE
» PM-PA
» PM-GO
» PM-ES
» PM-PR
» PM-AM
» PMERJ e PMERJ Saúde

Polícia Civil
» PC-DF: definindo banca para 1.800 vagas para agente de polícia. Dessas, 600 são imediatas e as outras 1.200 para cadastro de reserva.
» PC-GO
» PC-SE
» PC-RN
» PC-ES
» PC-PA
» PC-RJ
» PC-PR
» PC-AL
» PC-CE

Guarda Municipal
» Guarda Municipal de Betim (MG)
» Guarda Municipal de Nova Iguaçu

Sistema Penitenciário
» Agente Penitenciário (Agepen)-MG
» Agepen-AL
» Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen-ACE)
» Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe-PA)

Área legislativa
» Câmara dos Deputados
» Senado Federal
» Câmara de Florianópolis
» Câmara de Itaperuna (RJ)
» Câmara de Olinda (PE)
» Câmara de Vila Velha (ES)
» Câmara de Teófilo Otoni (MG)
» Câmara de Buritis (RO)
» Câmara de Teresina (PI)
» Câmara de Cruz Alta (RS)
» Câmara de Uberlândia (MG)
» Assembleia Legislativa RN

Ministério Público
» MPF
» MPU
» MP-MG
» MP-ES
» MP-PA
» MP-SP
» MPCM-PA
» MPC-SC

Defensorias
» DPDF: foi publicada portaria de nomeação da comissão organizadora do novo concurso da Defensoria Pública do DF. São previstas 60 vagas para analista de apoio à assistência judiciária. O cargo exige nível superior em direito e tem remuneração inicial de R$ 4.641,22 R$ 600 de gratificação judiciária.
» DPE-MT
» DPE-MG
» DPE-RO
» DPE-PR
» DPE-RR
» DPE-ES
» DPE-TO

Outros concursos de áreas jurídicas
» AGU
» TRF1
» Cartório MG
» Cartório RO
» Cartório BA
» Cartório GO
» Concurso Cartório SC
» PGE-PB
» PGE-RJ
» PGM Canoas (RS)
» PGM Goiânia (GO)

Outras oportunidades
» Secult-DF: foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal uma portaria que constitui a comissão organizadora do próximo concurso público da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

» Procon-DF: o grupo de trabalho foi constituído para elaborar estudos para o certame. Prazo final já foi prorrogado quatro vezes.

» Adasa-DF: com banca contratada, o edital do certame será publicado até março. Serão ofertadas 25 vagas imediadas mais 50 em cadastro reserva para os cargos de regulador de serviços públicos e técnico de regulação de serviços públicos.

» PPGG-DF: este será o primeiro concurso da Secretaria de Planejamento e Gestão do Distrito Federal, que terá o Cebraspe como banca organizadora. A previsão é de que o edital oferte 750 vagas, sendo 250 imediatas e 500 oportunidades em cadastro reserva, para os cargos de gestor de políticas públicas e analista em políticas públicas e gestão governamental.

» IFB: comissão organizadora do concurso do Instituto Federal de Brasília foi divulgada. A mesma terá a função de auxiliar na organização do certame que visa ofertar vagas para professor.

» IBGE: (há mais de 200 mil vagas previstas com foco no censo, 
leia na página 6)

» Banco do Brasil: presidente confirmou estudo para realização de novo certame na área de tecnologia e inovação para 2020.

Conselhos
» Crefito-11: O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11.ª Região (DF/GO) determinou a retificação do edital com vistas à realização de nova licitação para escolha da banca organizadora de seu próximo concurso. A última licitação foi cancelada por erros materiais.
» Crefito 4
» Crefito-10
» Crea-SC
» CRQ-BA
» CRP-SP
» Core-TO
» Core-MG
» CAU-AP
» CRN
» CRN 8
» Coren-MG
» Coren-SE
» CRF-AP
» CRT-PR
» Cress-PB
» Cress-SE
» CRA-BA
» CRBM 4
» CRT-SP
» Conter
» CRMV-AP
» CRMV-RO

Prefeituras
» Prefeitura de Goiânia (GO)
» Prefeitura de Goiás (GO)
» Prefeitura de Petrópolis (RJ)
» Prefeitura de Leopoldina (MG)
» Prefeitura de Jacareí (SP)
» Prefeitura de Porto Seguro (BA)
» Prefeitura de Arcos (MG)
» Prefeitura de Ipatinga (MG)
» Prefeitura Rolim de Moura (RO)
» Prefeitura de Tefé (AM)
» Prefeitura de Redenção (PA)
» Prefeitura de Paulo Afonso (BA)
» Prefeitura de Maragogipe (BA)
» Prefeitura de Porto Alegre (RS)
» Prefeitura de Jales (SP)
» Prefeitura de Rondonópolis (MT)
» Prefeitura de Sorocaba (SP)
» Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal (SP)
» Prefeitura de Simões Filho (BA)
» Prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ)
» Prefeitura de Nilópolis (RJ)
» Prefeitura de Cabo Frio (RJ)
» Prefeitura de Macaíba (RN)
» Prefeitura de Cascavel (PR)
» Prefeitura de Eusébio (CE)
» Prefeitura de João Pessoa (PB)
» Prefeitura de Santiago (RS)
» Prefeitura de Senhor do Bonfim (BA)
» Prefeitura de Guarapari (ES)
» Prefeitura de Teresópolis (RJ)
» Prefeitura de Trairi (CE)
» Prefeitura de Bragança (PA)
» Prefeitura de Sapucaia do Sul (RS)
» Prefeitura de Iguatu (CE)
» Prefeitura de Ceará Mirim (RN)

Leia!

Inspirações para virar o jogo

Confira sugestões de leitura que servem como auxílio na jornada em busca de manter o equilíbrio mental durante a preparação para concursos públicos ou apenas buscam mais equilíbrio para a vida de concurseiro ou não
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas 

 
A mecânica do medo: aceitação de si
Autor: Mário Salomão
Editora: Tagore
176 páginas
R$ 32,80
Neste livro, o escritor, terapeuta e leader coach Mário Salomão desmistifica os processos de insegurança, ansiedade, timidez, pânico e fobias, utilizando-se de uma linguagem clara, conduzindo o leitor a uma compreensão simples e esclarecedora. 
 
 
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas 
Mulher: desperte o poder que há em você
Autoras: Andreia Gomes, Carla Falcão, Celia Rizzante, Fabiana Couto, Helda Elaine, Janaina Paes, Katiane Vieira, Rita Mamede, Roberta Pauli, Viviane Ferreira
Editora: Novo século
258 páginas
R$ 38,90
Com a força que existe dentro de cada mulher, 10 brasileiras se uniram por uma única e nobre missão: abrir caminho para a libertação e a felicidade de milhares de pessoas por meio do autoconhecimento. Neste livro, elas contam suas histórias e refletem sobre as escolhas importantes que já fizeram na vida. Cada uma das autoras tem experiências em áreas profissionais distintas, cada qual com seu estilo próprio, mas carregam em comum o orgulho de terem vencido grandes desafios.
 
 
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas 
Stop ansiedade
Autora: Amanda Dreher
Editora: Luz da Serra
200 páginas
R$ 71
Você quer saber qual o melhor caminho para controlar a sua ansiedade? Não aguenta mais explodir por qualquer motivo, falar sem pensar e depois se arrepender? Ou você está no extremo oposto, completamente paralisado? Até sabe que precisa agir e mudar, mas simplesmente não consegue fazer o que precisa ser feito? Saiba que este livro será um mapa do caminho da serenidade.
 
 
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas 
História da psicologia sem as partes chatas
Autor: Joel Levy
Narração: Jorge Henrique Piccolli
Editora: Cultrix
Duração: três horas e 46 minutos (disponível em www.ubook.com)
R$ 24,90
Disponível em formato de audiolivro, a obra tem o objetivo de apresentar e explicar teorias da psicologia (criadas por Freud e Carl Jung) por meio perguntas provocativas e respostas que descomplicam conceitos, problemas e argumentos conhecidos. O jornalista especializado em história e psicologia Joel Levy intercala a história da humanidade com a da psicologia por meio de contexto histórico. A narração é feita pelo jornalista Jorge Henrique Piccolli.
 
 
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas 
A jornada da liberdade
Autor: Fagner Borges
Editora: Gente
208 páginas
R$ 29,90
Em algum momento, a vida nos cobra por tudo aquilo que deixamos passar... Fagner Borges, criador do Movimento Freesider, apresenta a você o caminho para ressignificar a maneira de ver o mundo e encarar o trabalho, conquistando uma vida alinhada aos seus valores e com liberdade de tempo, mobilidade e dinheiro. Para isso, o autor mostra como desenvolver as quatro competências fundamentais para quem sonha em ser dono da própria vida: 1. Competência pessoal: desenvolva a autoconfiança e vença os inimigos internos que o têm impedido de avançar em seus sonhos. 2. Competência interpessoal: aprenda a arte de influenciar pessoas e delegar tarefas de maneira eficiente. 3. Competência financeira: descubra o que você tem feito de errado em relação às suas finanças e como lidar com novos tipos de renda. 4. Competência produtiva: como tornar a produtividade a sua maior aliada na busca por liberdade, fazendo você ganhar mais, trabalhando menos. Esteja presente para quem você ama em todas as horas da sua vida, e não apenas no fim de semana. Chegou a hora de assumir o controle da sua vida e conquistar tudo o que é seu por direito.
 
 
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas 
 
 
 
 
Coaching numa visão multidimensional
Autor: João Saraiva
Editora: Eleal
325 páginas
R$ 30
O livro apresenta estudos sobre o coaching e aborda temas como: gestão de estresse, planejamento estratégico para organizações, mudança de crenças, coaching comportamental, inteligência espiritual, coaching no trabalho, gestão de transição de mudança, entre outros.
 
 
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas  
Cicatrizes: os desafios de amadurecer no século 21
Autor: Sidnei Oliveira
Editora: Integrare
168 páginas
R$ 25,90
“Minha experiência mostra que devemos aprender a lidar com as cicatrizes decorrentes das nossas falhas, sem criar cenários que excluam a percepção das consequências. E isso pode ser muito facilitado se olharmos para os nossos mentores e suas próprias cicatrizes”, afirma o autor. Nesta obra, você encontrará muitos elementos que o ajudarão a compreender as suas cicatrizes e a transformá-las em fonte de aprendizados, inspirações e referências para outras pessoas. O universo é regido pela causa e consequência, por isso devemos entender que toda escolha traz algum tipo de perda, ou renúncia, e sempre teremos que lidar com isso. Lembre-se: as pessoas também crescem na direção das cicatrizes que assumem.
 
 
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas
 
 
 
 
Esboço de psicanálise 
Autor: Sigmund Freud
Editora: Cienbook
96 páginas
R$ 29
Um panorama completo das principais teorias do psicanalista Sigmund Freud, a obra é dividida em três ensaios: A mente e o seu funcionamento; Trabalho prático e ensaio; e O rendimento teórico. O livro traz abordagens sobre as estruturas id, ego e superego.
 
 
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas
Cinco lições de psicanálise
Autor: Sigmund Freud
Editora: Cienbook
96 páginas
R$ 29
Na obra, dividida em cinco partes, o psicanalista Sigmund Feud relata alguns casos e fundamentos de uma nova disciplina médica dedicada ao tratamento mental. O autor propõe a divisão psíquica (consciente e inconsciente) junto a alguns tratamentos como a hipnose. Mostra como cada lado da mente age e, ainda, a forma como as pessoas com esses problemas “tapam buracos”, postergam e não atingem a cura.
 
 
 

Leia também!

Confira sugestões para estudo de concursos e outras seleções, especialmente na área jurídica
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas 
 
Consolidação das Leis do Trabalho: Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943
Supervisor: Jair Lot Vieira
Editora: Edipro
352 páginas
R$ 49
O livro inclui Medida Provisória nº 808, de 14 de novembro de 2017; Nova Lei da Terceirização, Lei nº 13.429, de 31 de março de 2017; Normas Complementares e Instruções Normativas do TST; Notas remissivas; Índice remissivo.
 
 
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas
 
 
Código Civil: Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002
Supervisor: Jair Lot Vieira
Editora: Edipro
416 páginas
R$ 49
O livro inclui notas remissivas; ADIN nº 4.815; Enunciados do Conselho da Justiça Federal; temas representativos da Corregedoria da Justiça Federal; súmulas e súmulas vinculantes do STF; temas de repercussão geral do STF; súmula do STJ; temas repetitivos do STJ; e índice remissivo.
 
 
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas
 
 
 
Português esquematizado: gramática, interpretação de texto, redação oficial e redação discursiva
Autores: Pedro Lanza e Agnaldo Martino
Editora: Saraiva
686 páginas
R$ 156
A obra discorre sobre os quatro grandes temas presentes nos concursos de vários níveis: gramática, interpretação de texto, redação oficial e redação discursiva. A divisão da obra foi pensada para facilitar a pesquisa e a leitura do candidato, que tem diante de si todo o arsenal para treinar a língua portuguesa.
 
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas 
 
 
 
Código Tributário Nacional: Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966
Supervisor: Jair Lot Vieira
Editora: Edipro
128 páginas
R$ 33
O livro inclui notas remissivas; legislação complementar; resoluções do Senado Federal; súmulas e súmulas Vinculantes do STF; súmulas do STJ; temas repetitivos do STJ; e índice remissivo.
 
 
Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas
 
 

Código de Processo Penal: Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941
Supervisor: Jair Lot Vieira
Editora: Edipro
336 páginas
R$ 49
O livro inclui notas remissivas; Lei de Execução Penal; legislação complementar; ADPF nº 130; Adin nº 2.787 e Adin nº 2.860; resoluções do Conselho Nacional de Justiça; súmulas e súmulas vinculantes do STF; teses com repercussão geral do STF; súmulas do STJ; temas repetitivos do STJ; e índice remissivo.

Estudar para uma seleção pública não é fácil. O candidato cobra de si mesmo a aprovação e, em geral, é também cobrado por familiares e amigos. No meio disso tudo, precisa aprender muitas matérias, lidar com a concorrência e com a espera pelo edital. Afinal, como se equilibrar? Confira dicas
 
 
 
Código Penal: Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940
Supervisor: Jair Lot Vieira
Editora: Edipro
192 páginas
R$ 43
O livro inclui Notas remissivas; Lei das Contravenções Penais; Resoluções do Conselho Nacional de Justiça; ADPF nº 54 e ADPF nº 187; Súmulas e Súmulas vinculantes do STF; Teses de Repercussão Geral do STF; Súmulas do STJ; Temas Repetitivos do STJ; índice remissivo.


 
 
 
 

*Estagiário sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: Arquivo Pessoal
  • Foto: Pedro Filhusi/Divulgação
  • Foto: Arquivo Pessoal
  • Foto: Luane Mattoss/Divulgação
  • Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Foto: Fernando Bizerra/Agência Senado
  • Foto: PCDF/Divulgação
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:
  • Foto:

Tags