Trabalho e Formacao

Mantendo-se produtivo

Correio Braziliense
postado em 05/04/2020 04:25
Algumas pessoas terão mais dificuldade, outras terão mais facilidade,mas o home office é possível para todas, basta virar hábito

Para além do que chefes e empregadores podem fazer para ajudar colaboradores a se adaptarem ao home office, os próprios trabalhadores têm potencial de colaborar com esse processo disciplinando-se e esforçando-se para se ajustar ao modelo. Leila Arruda é coach de alta performance e avalia que, para conseguir trabalhar bem de casa, é preciso ter um ambiente específico para desempenhar as atividades. Além disso, uma dica valiosa é estabelecer as prioridades das demandas do trabalho.

A graduada em administração de empresas também avalia como importante deixar claro os intervalos de trabalho. “Um dos erros mais frequentes é não alinhar os horários com a família”, diz. “As pessoas começam a trabalhar, daqui a pouco param porque se deparam com louça para lavar ou porque têm filhos para cuidar e, quando percebem, já se passaram duas horas”, exemplifica. Para a coach, essa organização é fundamental para a produtividade do trabalho remoto.
 
Modelo democrático
Leila Arruda enfatiza que alguns trabalhadores têm a necessidade de manter a rotina para ter a percepção de que estão, de fato, trabalhando. “Procure acordar em um horário próximo ao que acorda normalmente, mantenha os hábitos de higiene e troque de roupa, pois passar o dia de pijama pode trazer a sensação de que está em casa para descansar e não para trabalhar”, orienta. “Evite também ficar perto de televisores, camas e sofás, pois eles podem acabar atraindo a sua atenção”, recomenda.

Outra dica é passar um tempo sem mexer no celular e fugir de outras distrações a fim de manter o foco por mais tempo. Para quem está trabalhando pela primeira vez em regime de home office, ela recomenda cronometrar o expediente, deixando o contador de tempo parado quando fizer alguma pausa. Isso pode ser útil para lhe dar uma real noção de quanto trabalho, a fim de não render a menos, mas também não extrapolar: para quem tem facilidade de concentração, sem colegas conversando ao lado ou telefone tocando, existe a chance de esquecer quando é o momento de parar.

Pausas durante o serviço são importantes. “Após uma hora de foco no trabalho, faça um intervalo para tomar um café, dar uma olhada nas crianças e depois volte para o trabalho novamente”, sugere Leila. Segundo ela, o home office não é indicado apenas para um perfil específico de pessoas. Trabalhar em casa é uma questão de adaptação. “É claro que quem mora sozinho tem mais facilidade de se adaptar, mas é questão de costume. Algumas pessoas terão mais dificuldade, outras terão mais facilidade, mas é possível para todas, basta virar hábito”, assegura.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags