Trabalho e Formacao

Startup do DF cria entrega solidária para quem não pode sair de casa

Durante a pandemia, voluntários fazem compras de supermercado e farmácia para integrantes do grupo de risco do Covid-19 e, assim, ajudam a salvar vidas. Qualquer pessoa pode participar

Correio Braziliense
postado em 08/04/2020 21:11
A pandemia de coronavírus forçou o distanciamento social a fim de prevenir a doença. Especialmente para quem faz par de grupo de risco, como idosos, sair de casa se tornou um risco. Até mesmo atividades cotidianas como fazer compras de supermercado  e farmácia viraram um desafio. Para facilitar a vida das pessoas, a startup brasiliense Oito disponibilizou em sua plataforma o canal Entrega Solidária. Com essa ferramenta, voluntários podem ajudar integrantes do grupo de risco do Covid-19 disponibilizando-se para fazer compras para eles.
 
Voluntários cadastrados na plataforma 
Por meio de um aplicativo, interessados podem solicitar alguém para ir à farmácia ou ao supermercado por eles. O serviço de entrega é completamente gratuito: quem solicita paga apenas pelos produtos requisitados. O contato da pessoa que pede o serviço é feito diretamente com quem está cadastrado na Entrega Solidária. A plataforma apenas oferece o meio, mas não interfere na comunicação entre os envolvidos. Quem solicita o serviço realiza o pagamento do produto diretamente para o entregador, que, na hora da entrega, apresenta a nota fiscal.

Para o pagamento também vale utilizar métodos digitais, como transferências bancárias ou aplicativos, como PicPay. Após a realização do serviço, o solicitante tem a opção de fazer uma avaliação do entregador. “O objetivo da Entrega Solidária é ajudar as pessoas, principalmente as que pertencem a um grupo de risco e que, por precaução, não devem em hipótese alguma sair de casa”, explica Karine Gonzaga, cofundadora da startup Oito. “Assim quem não faz parte do grupo de risco pode ajudar quem faz. É uma maneira de ajudar ao próximo, de olhar mais para o outro”, diz.

Um ato de amor

A aposentada Maria das Graças foi uma das beneficiadas pela iniciativaA professora aposentada Maria das Graças do Nascimento Ferreira, 58 anos, já se beneficiou do serviço. Ela enxerga a iniciativa como um ato de amor ao próximo e uma grande ajuda para quem está mais vulnerável à doença. “Ainda existem pessoas que estão dispostas a ajudar, é um ato de caridade, um trabalho solidário”, elogia. “Essa ferramenta colabora para que a pessoas no grupo de risco não precisem se arriscar saindo de casa, é uma forma de salvar vidas, inclusive”, reflete ela, que sempre evita deixar sua residência, em Planaltina.

“Esse aplicativo é uma forma de nos ajudar e evitar que pessoas mais velhas e com sistema imunológico comprometido sejam contaminadas”, comenta a aposentada. Entre os voluntários que ajudam pessoas como Maria das Graças, está a estudante de enfermagem do Iteb Carmen Silvana Pereira de Santana, 25 anos. Ela descobriu o aplicativo por meio de amigos que utilizam a plataforma. A jovem usa carro para fazer as entregas.

A estudante de enfermagem Carmem fez entregas voluntárias“Estamos vivendo uma situação bastante peculiar e difícil. Eu tenho avós que estão no grupo de risco, não podem sair e, mesmo assim, precisam fazer compras para sobreviver”, diz. “Por presenciar esse outro lado do isolamento social, eu uso a plataforma e me disponibilizo como entregadora. Eu comecei tem uma semana e já realizei algumas entregas”, relata. “É gratificante saber que estou ajudando quem precisa. Até mesmo posso estar salvando uma vida”, afirma a moradora de Sobradinho.

Ficou interessado?

Tanto para se tornar voluntário quanto para ter acesso ao serviço de Entrega Solidária, você pode acessar o site da Oito ou, então, usar o aplicativo da startup, disponível para iOS.

Sobre a startup

A Oito permite que profissionais anunciem suas habilidade e que outras pessoas possam contratá-los. No aplicativo, é possível encontrar serviços de trabalhadores como nutricionistas, psicólogos, designers de interiores, pedreiros, entre tantos outros. No momento, a plataforma conta com mais de 3 mil pessoas cadastradas e funciona em todo o país. “Temos categorias de serviços tradicionais, como pintor, gesseiro, manicure e outros”, informa Karine Gonzaga, cofundadora da Oito.

Karine Gonzaga, cofundadora da Oito"E criamos categorias que podemos chamar de mais atuais, como a Ajudinha, que conta com passeadores de cães, vovô e vovó de aluguel, entre outros. É justamente nessa categoria que se encontra a aba da Entrega Solidária”, explica. A ação social conta com 10 entregadores voluntários cadastrados e, até o momento, 25 deliveries foram feitos. Além da Entrega Solidária, a plataforma também oferece outra alternativa de serviço para os usuários, que é a opção Shopper. Diferentemente do primeiro, esse, sim, é pago. Nesse caso, o solicitante negocia com o entregador o preço da entrega e passa a lista de compras por meio do chat da Oito.

O pagamento pode ser feito diretamente pelo shopper, pessoalmente no momento da entrega ou por outras ferramentas digitais. O aplicativo também disponibiliza funções voltadas para o entretenimento dos usuários. Um exemplo é a categoria Esportes de Aluguel, que permite às pessoas que gostam de videogames entrarem em contato com outras para agendarem e jogarem juntas on-line.
 
O que pode ser uma boa alternativa para aqueles que não estão lidando bem com o isolamento social e querem mais chances de socializar, mesmo que a distância. Karine ainda acredita que a plataforma poderá continuar sendo importante, inclusive, após o fim desse período de quarentena. “Com essa crise, muita gente perdeu, e ainda está perdendo, o emprego. Com o nosso aplicativo, essas pessoas podem anunciar seus serviços na Oito de forma gratuita”, comenta a empreendedora.
 
Empresa oferece também opção de shopper (comprador) pago 

*Estagiário sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: Arquivo pessoal
  •  Karine Gonzaga usando preto e sorrindo para câmera
    Karine Gonzaga usando preto e sorrindo para câmera Foto: Arquivo Pessoal
  • Imagem de divulgação, predominantemente roxa com detalhes em branco. Está sendo ilustrado um rapaz entregando um pacote para uma mulher em casa
    Imagem de divulgação, predominantemente roxa com detalhes em branco. Está sendo ilustrado um rapaz entregando um pacote para uma mulher em casa Foto: Oito/Reprodução
  • Foto: Oito/Reprodução

Tags