Correio Braziliense
postado em 19/04/2020 04:11
10 dicas para extras para enfrentar a crise de Covid-19Por Erik Penna,
especialista em empreendedorismo, palestrante e autor de seis livros
especialista em empreendedorismo, palestrante e autor de seis livros
Uma crise sem precedentes assola o mundo e, no Brasil, não é diferente. Quarentena, lojas fechadas e comércios parados… Os resultados da economia e das empresas despencam e comprometem o fluxo de caixa de muitas organizações. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o cenário aponta para crescimento em poucos setores, como higiene, saúde, alimentação e vendas on-line. No entanto, a maioria dos empreendimentos apresenta um resultado pífio e que nunca na história desse país assustou tantos líderes e empresários. O caminho seria então baixar a guarda, jogar a toalha e desistir? Não, jamais! O empreendedor brasileiro é reconhecido pela resiliência e costuma crescer frente às crises e aos diversos desafios. Mas algo precisa ser feito, e rápido, para que a economia e as vendas baixas não decretem a falência das empresas. É hora para replanejar, repensar processos, produtos e maneiras de atuar. A seguir, 10 medidas válidas para o empreendedor que deseja minimizar os impactos da pandemia em seus negócios:
1) Atuar on-line
Nunca foi tão imprescindível implantar um sistema de venda on-line, seja com a construção de uma loja virtual ou vendendo produtos em lojas parceiras como os marketplaces (plataforma em que vários fornecedores vendem seus produtos). Se, por acaso, isso não for possível, é fundamental atender o cliente de forma digital, seja pelas redes sociais, seja pelo WhatsApp.
2) Comunicar
Apenas implementar o atendimento on-line não adianta. É preciso avisar toda a rede de contatos e impulsionar, multiplicar para que muitos outros clientes possam descobrir o comércio. Afinal, não adianta colocar um outdoor no porão.
3) Entregar
Se o cliente não vai até a loja, a loja deve ir até o cliente. Mas não resolve apenas vender, é preciso atender e entregar produtos e serviços com excelência. A experiência na entrega precisa ser positiva, o contato com sua marca precisa ser positivo.
4) Encantar
Em momentos de crise, muitas oportunidades surgem e, uma delas, é o cliente que pesquisa e descobre novos fornecedores. Portanto, é preciso não perder a chance de criar uma ótima primeira impressão. Uma das formas de surpreender é personalizar o produto ou a entrega dele. Para se ter uma ideia, um estudo publicado pela Accenture em 2019, o Global Financial Services Consumer Study, mostrou que 75% das pessoas são mais propensas a comprar de empresas que personalizam produtos. A prova disso é que a venda de tênis personalizados representa 25% do total das vendas deste produto e somou US$ 2 bilhões em 2019, segundo dado da Business Wire - Global Athletic Footwear Market. Entregue seu produto com uma mensagem positiva, que pode ser impressa ou até escrita à mão.
Mais do que vender, agora é hora de SERVIR.
5) Cortar custos
Mais do que nunca, é hora de cortar custos e gerar receita. Aliás, custos são como unhas, precisam ser cortados constantemente. O momento é ideal para montar e atualizar a planilha de custos, renegociar com fornecedores, levar em consideração o pacote de benefícios que o governo liberou, como adiamento de impostos, aproveitar a carência dos financiamentos ofertados pelos bancos.
6) Replanejar as metas e gerar receita
Nos casos em que o cliente deseja cancelar a compra, como hotéis, passagens aéreas, eventos, festas etc., vale a pena se antecipar e tentar reagendar ao invés de cancelar. Outro caminho poderoso é ofertar o que se tem de melhor por um preço convidativo, por exemplo, uma hospedagem no fim de ano pela metade do preço. Seria algo bom para quem compra, que paga menos, e bom para quem vende, pois ganha fôlego financeiro neste momento tão vital. O empreendedor também pode gerar receita nesta fase, vendendo algum bem, como moto, carro ou imóvel. Assim, poderá sanar o caixa da empresa e gerar tranquilidade pessoal e profissional.
7) Gestão de pessoas
É preciso pensar 1.000 vezes antes de sair correndo para demitir os colaboradores. Isso implicará em ainda mais capital de giro para quitar as demissões. Além disso, os que sempre estiveram ao lado da empresa não podem ser esquecidos. Pode ser uma boa alternativa avaliar a folha de pagamento e negociar com os funcionários, considerando o desempenho de cada um, os resultados que podem trazer e os que concordam em reduzir parte dos salários para continuar no time.
8) Motivar a equipe
É hora de fatiar as metas e comemorar até as pequenas conquistas. É hora de o líder inspirar e se engrandecer diante das dificuldades, como disse o escritor canadense Eric Walters: “As crises não mudam as pessoas, apenas as revelam”. É preciso envolver o pessoal, solicitando ideias para os integrantes. Isso também pode render novas práticas, além de motivar. Afinal, participação gera comprometimento e engajamento.
9) Aproveitar o tempo
Em tempos difíceis, é comum as pessoas olharem mais o “copo meio vazio” do que o “copo meio cheio” dos acontecimentos, mas é preciso considerar os dois lados da moeda. O copo meio vazio pode ser considerado como os malefícios do vírus, a economia em baixa e a escassez de recursos financeiros. Mas e o copo meio cheio? Agora, existe algo ultraprecioso: o tempo. Tempo para fortalecer laços familiares, ler, treinar... Inclusive, há vários cursos on-line de instituições consagradas e até internacionalmente reconhecidas. Deve-se aproveitar ao máximo o tempo para o aperfeiçoamento. É preciso lembrar que conhecimento é quando se importa informação, enquanto sabedoria é quando se exporta conhecimento. Ou seja: aprende, ensina e aplica.
10) Positividade
A contaminação negativa é nociva. É preciso tomar muito cuidado em época de crise, pois o excesso de notícias negativas e fake news tende a contagiar as pessoas e os ambientes de forma negativa. É crucial manter a calma, seguir um passo de cada vez e não confundir situação de vida com a vida, ou seja, mentalizar que trata-se apenas de um trajeto e não do percurso todo. Crie a notícia boa do dia para compartilhar no time. Adote conversas otimista e bem-humoradas para deixar o ambiente mais leve. Por fim, vale recordar os momentos difíceis já superados pela empresa e pelo país. E, a partir daí, tenha a convicção de que, mais uma vez, tudo vai passar e todos sairão ainda mais fortes desta fase tão conturbada.
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