Trabalho e Formacao

Manual para não enlouquecer

Correio Braziliense
postado em 26/04/2020 04:13
 A psicóloga Gabriela Costa reconhece a sobrecarga de atividades sobre as mulheres, originada sobretudo de um aspecto cultural. Um peso que aumenta com a maternidade. “Quando uma mulher se torna mãe, quando recebe o resultado ou no momento de parir, ela já vem com a sobrecarga da responsabilidade de cuidar de alguém, de fazer tudo perfeito, de não errar e junto disso vem a culpa. Só que ninguém dá conta de fazer tudo perfeito”, observa.

Sócia da clínica Permita-se e voluntária no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), ambos em Águas Lindas (GO), ela diz que o primeiro passo para manter a saúde mental em meio à tanta cobrança é abandonar o perfeccionismo. “A sociedade cobra da mulher que ela tem que dar conta de ser mãe, filha, esposa, profissional… Só que, às vezes, por estar cuidando de todo mundo, ela se esquece dela mesma”, reflete.

“Este momento da pandemia está trazendo à tona que somos seres humanos e que não damos conta de tudo”, diz. Também hipnoterapeuta, Gabriela reforça que a mulher precisa ter mais compaixão para consigo mesma. “Olhe-se com gratidão, respeito, carinho, sem tanta cobrança, porque isso a sociedade já faz”, ensina. O excesso de atividades desempenhadas por mulheres é percebido também por jovens.
 
Saiba dosar

“Por incrível que pareça, eu escuto muito no meu consultório relatos de filhos que percebem as mães sobrecarregadas e estressadas. Muitas estão dentro de casa e não sabem muito bem dividir e organizar o tempo do trabalho e o tempo do cuidado doméstico”, afirma. É preciso, alerta Gabriela, entender a delicadeza do momento. “As pessoas precisam compreender que esta é uma fase muito difícil, mas que vai passar”, avisa.

 “Ninguém estava esperando que as coisas mudassem tão rápido, e é preciso respeitar os próprios limites”, reflete. A sobrecarga neste momento vem tanto do cuidado com os familiares e com a casa quanto do próprio trabalho. O home office pode favorecer o excesso de serviço se limites não forem impostos. “Às vezes, o chefe pensa que, pela ausência da presença física da pessoa na empresa, ela está trabalhando menos, por isso, passa mais demanda”, afirma.

As trabalhadoras podem mostrar para seus gestores que não é bem assim e pedir compreensão. “É preciso conversar. Se possível, pedir para flexibilizar. Se o superior não entender, é necessário encontrar outro modo de barrar a sobrecarga e respeitar seus limites.” Apesar de a carreira ser importante, Gabriela ressalta que as relações familiares são preciosas. “Para a empresa, você é substituível. Para a família, você é única.” Por isso, é fundamental estabelecer limites para os gestores, explicando a situação e pedindo compreensão.
 
Procure ajuda

Estresse e ansiedade são comuns neste momento, tanto pela sobrecarga, quanto pelo medo. Durante uma pandemia, você não tem controle sobre o que pode acontecer. E nem todo mundo lida bem com isso. Para esses casos, Gabriela recomenda procurar terapia, que pode ser virtual. “As pessoas acham que é distante da realidade, que é estranho ou que não vai ter o mesmo efeito. Mas a psicoterapia on-line já vem de muito tempo, não começou agora”, esclarece.
Gabriela reforça que, assim como no atendimento presencial, as informações da consulta on-line são sigilosas, e o profissional toma os mesmos cuidados para manter a confidencialidade da consulta. Para que a consulta seja efetiva, basta tomar cuidados. Por exemplo, ficar num local reservado em que você se sinta confortável quando for falar com o psicólogo e garantir uma boa conexão de internet.


Tire um tempo para você fazer algo que lhe faz bem, como ioga ou um projeto criativo





Dicas para aliviar o peso
A psicóloga Gabriela Costa dá três dicas que podem ajudar a organizar a rotina sem se sobrecarregar tanto


1 - Converse com a família, construa uma rede de apoio para ajudar nas atividades domésticas.

2 - Estabeleça um tempo para cuidar de si mesma. Procura atividades de que goste.

3 -
Passe atividades para as crianças fazerem como jogos, filmes, séries. Combine que, no momento que você estiver numa videoconferência, por exemplo, os filhos não podem entrar no escritório.
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags