Correio Braziliense
postado em 26/04/2020 04:14
No mercado desde 1977, a Catho, plataforma de recrutamento, foi se atualizando de acordo com o avanço das tecnologias. Em 2000, nasceu a versão on-line da companhia. A empresa conta, atualmente, com mais de 800 colaboradores trabalhando 100% em home office. Antes da pandemia da Covid-19, apenas parte da equipe atuava remotamente. Pensando na segurança e na continuidade das atividades, a empresa expandiu toda a infraestrutura para que as 500 pessoas que trabalham no call center pudessem ficar em home office.
“Assim que começaram a surgir recomendações dos órgãos de saúde, nós nos mobilizamos para colocar todos os colaboradores em trabalho remoto”, afirma Patricia Suzuki, diretora de Recursos Humanos da Catho. Uma força tarefa que mobilizou todas as áreas da empresa, principalmente a de tecnologia, disponibilizou para os colaboradores mais de 300 computadores e 100 modens que foram entregues nas residências dos funcionários.
“Tivemos que investir em softwares que facilitam o acesso ao sistema para que eles possam trabalhar”, conta Patricia. “Para quem não tinha uma internet adequada, a gente disponibilizou modem”, relata. Em uma semana, todos estavam trabalhando de casa. A própria Patricia chegou ao time da Catho em meio à crise de coronavírus. Ela foi admitida na companhia em meados de março e todo o contato com a empresa foi feito virtualmente.
“Eu recebi o equipamento em casa. Toda a documentação para a contratação foi feita de forma virtual, utilizando os aplicativos do governo e os nossos processos de forma absolutamente remota”, revela. “Está tudo formalizado e eu ainda não estive no escritório físico.” A diretora conta que o treinamento oferecido pela Officeless ajudou toda a companhia a entender melhor o trabalho remoto e a utilizar de forma mais proveitosa as ferramentas.
A consultoria foi importante para descobrir outras formas de fazer a gestão remota. Segundo Patricia, o índice de aprovação aumentou. “A gente tinha um nível de satisfação da liderança com a gestão de equipes remotas de 73%. Depois do treinamento, o indicador subiu para 93%”, comemora. Pesquisa da Catho com 800 recrutadores mapeou as perspectivas de contratação na quarentena. Segundo o levantamento, 50% acreditam na efetividade do processo seletivo virtual durante a pandemia.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.