Trabalho e Formacao

Formatura antes do previsto

Correio Braziliense
postado em 10/05/2020 04:20
Erick é um dos 87 médicos que receberam diploma por drive-thru

Em caráter excepcional para auxiliar nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a antecipação da formatura de alunos de cursos da área da saúde. A medida engloba todo o sistema federal, instituições mantidas pela União e instituições particulares de ensino superior. De acordo com a pasta, 1.058 médicos, 150 enfermeiros, 23 farmacêuticos e 10 fisioterapeutas foram graduados mais cedo por isso, totalizando, até agora, 1.241 novos profissionais da saúde. No DF, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac) possibilitou a colação de grau de 87 estudantes de medicina no fim de abril em esquema de drive-thru.

Os estudantes receberam o certificado de conclusão dentro do carro.    Erick Neres, 26, é um dos recém-graduados pelo Uniceplac. A formatura do médico estava prevista para somente daqui dois meses, em 24 de junho. O jovem planejava descansar por pelo dois meses antes de investir na carreira. A antecipação do diploma mudou os planos. “Além desse período sabático, eu queria continuar estudando para a prova de residência. Quero fazer isso ainda, mas vou aproveitar este tempo para fazer plantões e adquirir experiência”, conta. Antes mesmo de efetivar a inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM), oportunidades de emprego começam a surgir para Erick.

São ofertas em hospitais de diversas cidades, em especial de Manaus (AM), que recentemente entrou em colapso devido ao número de casos e mortes por covid-19. “A priori, estou querendo ir para alguns lugares a fim de ajudar na batalha contra o coronavírus. Recebi ofertas de várias regiões, mas ainda estou tomando uma decisão.” A reflexão é muito importante para definir os próximos passos. “Meu pais ficam muito aflitos com a possibilidade de eu ir para a linha de frente, mas, se posso ajudar, acho que é quase que uma obrigação moral minha”, afirma. A tão sonhada formação, ainda que motivada pelo cenário extraordinário, traz no fundo esperança de dias melhores.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags