Trabalho e Formacao

O estresse da pandemia e o rendimento

Correio Braziliense
postado em 17/05/2020 04:24
“Momentos de crise como o que estamos vivendo, em que há riscos relacionados à saúde e à vida, geram medo e insegurança. Essas são emoções que podem impactar negativamente o engajamento nos estudos e nas atividades em geral. Algumas pessoas, diante do medo e da insegurança, paralisam-se e têm dificuldade em seguir adiante. Uma boa dica para ajudar quem se vê paralisado é procurar aplacar a preocupação, diminuindo assim a insegurança. Mas como? Em primeiro lugar, pergunte-se: o que eu preciso saber sobre esse problema? O que é real e o que é coisa da minha imaginação? Eu tenho feito tudo o que está a meu alcance para proteger a mim e a minha família dos riscos? Responder a essas questões significa racionalizar sobre a preocupação e a ansiedade. Essa é uma das chaves da inteligência emocional, competência imprescindível para quem está estudando para concursos e para qualquer pessoa que queira viver com equilíbrio. Lembrando que inteligência emocional não quer dizer não ser impactado pelas emoções, mas, sim, fazer a gestão dos sentimentos gerados por essas emoções. Assim, o estudante pode ficar mais atento e focado nas atividades.”

Cynara Bastos, 
psicóloga, coach, especializada em orientação de carreira  
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags