Correio Braziliense
postado em 17/05/2020 04:24
Quando começou a estudar para concursos, o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), coach e professor do Gran Cursos Online Rodrigo Lima conta que teve dificuldades para se adaptar ao vocabulário dos editais e, principalmente, em entender a Constituição Federal. “A minha base jurídica legal era muito fraca”, relembra. Por isso, foi fundamental destrinchar os editais e compreender o perfil das bancas. “Tem edital que é mais enxuto, colocam as informações fundamentais na parte principal e o detalhamento nos anexos”, explica Rodrigo Lima.
Provavelmente você já deve ter se deparado com editais que apresentam apenas os informes básicos, como prazo das inscrições, número de vagas, cargos, valores das taxas e data das provas. As demais informações ficam nos anexos ou em uma espécie de edital geral, que serve para outros processos seletivos. Por isso, é fundamental que você fique de olho nos anexos para conseguir mais informações. É assim que se descobre o tipo de questão presente (discursiva, verdadeiro ou falso, de múltipla escolha…) e a duração do exame, algo importantíssimo para o planejamento do candidato. Mesmo que a primeira leitura do edital seja complicada, é extremamente necessário que você o leia todo.
“Não fazer isso é o mesmo que jogar um jogo sem ler as regras. Aí, não tem como ter sucesso nele. No mundo dos concursos, não é diferente”, compara Cynara Bastos, psicóloga e especialista em gestão estratégica de pessoas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), supervisora de carreiras do Ibmec (SP). Vamos imaginar o edital como o manual do certame. Logo de cara ele traz informações sobre quem está promovendo o concurso e quais leis o regem. Depois dessa apresentação, o texto apresenta os requisitos para concorrer aos cargos, as etapas, os critérios de avaliação.
Planejamento
“O primeiro passo a fim de estudar para um concurso é estudar o edital. Depois de olhar os detalhes, comece o planejamento”, aconselha Rodrigo Lima. Ele ressalta que é extremamente importante ficar de olho nas datas dos editais, isso evita o risco de perder prazos importantes. “Tem muita gente que vai fazer um concurso, não repara nas datas da prova física. Estuda tanto, passa entre as primeiras classificações, mas esquece a segunda parte e reprova porque não se preparou ou até mesmo perde o teste.”
Além disso, é preciso ler com bastante atenção os requisitos mínimos para evitar que, posteriormente, a pessoa não seja desclassificada. “Muitos candidatos vão fazer as provas sem saber quais são os requisitos mínimos. Por exemplo, para concursos da Polícia, há deficiências não aceitas. Tem edital que exige idade”, destaca.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.